Transbordem na esperança: uma atitude de fé

“Voltem à sua fortaleza, ó prisioneiros da esperança; pois hoje mesmo anuncio que restaurarei tudo em dobro para vocês.” (Zacarias 9.12)

INTRODUÇÃO: No contexto do livro Zacarias, mais de cinquenta mil judeus retornaram para Jerusalém, sua terra natal, sob o decreto do rei Ciro, que estava sob a liderança de Zorobabel e Josué. Rapidamente, iniciaram a construção do templo. Todavia, nações vizinhas foram capazes de conseguir uma ordem do governo persa para interromper a construção. Durante cerca de doze anos a construção foi obstruída. O povo já tinha sofrido as amargas consequências do exílio na Babilônia, agora, após voltar para sua terra, sofrem com oposição de nações inimigas. Por consequência, o povo sente-se desencorajado sobre o futuro.  Zacarias, assim como Ageu se preocupa em animar o povo a reconstrução do Templo de Jerusalém, mas dá maior destaque à restauração da nação e manter a pureza

A.      Assim, Zacarias os chama o povo de “prisioneiros da esperança”. Um povo que estão amarrados e mantidos firmes pela esperança, por assim dizer, em meio a opressão dos inimigos ou cansaço da expectativa, não deixarão em acreditar por dias melhores. São um povo que se recusam a desistir, independentemente das circunstâncias.

B.      Quando o profeta Zacarias convida o povo a “retornar a fortaleza” o povo é orientado a voltar os olhos para o Messias, posto diante deles na promessa. (O livro de Zacarias é referido como o mais messiânico de todos os livros do Antigo Testamento). Através dessa “fortaleza” que encontrarão força e abrigo. Neste tempo de angústia, quando as coisas parecem estar piorando, e você acha que seu caso é deplorável, saiba que há esperança, basta voltar para a fortaleza.

C.      Esse “retorno” deve ser um retorno voluntário. Uma decisão do coração. Um convite a voltar à Deus, que é a sua fortaleza. O próprio Deus afirma que se voltar para a fortaleza, o recompensará em dobro:  “O SENHOR, fortaleza minha. O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, em quem confio; o meu escudo, e o meu alto refúgio.” (Salmos 18:1,2)

D.     Quem sabe você está sendo escravo da tristeza ou das circunstâncias, mas saiba que Deus te chama “escravo da esperança” porque ele sabe que você não vai desistir.  Apenas volte para fortaleza, é lá que você receberá força para continuar, abrigo para se proteger e animo para prosseguir!

 

O poder da esperança

” Que Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, pelo poder do Espírito Santo…” (Romanos 15.13)

Muitas vezes olhamos para o horizonte e não vemos nada. Bate uma tristeza e uma angústia, produzindo uma perca da perspectiva. A ciência comprova que a esperança tem um poder incrível, através de uma experiência feita com dois ratos:  O primeiro rato foi posto dentro de uma vasilha com água, sem iluminação. Por falta de iluminação, o rato morreu afogado poucas horas depois. Na segunda tentativa, foi colocado o segundo rato em uma vasilha de água com apenas um feixe de luz, o rato morreu depois de 72 horas. Por causa do seu instinto, o rato sabia que havia uma possibilidade e uma esperança de uma saída, por isso que a esperança nos motiva a dar mais um passo, correr o risco necessário, enfrentar a sensação de angústia e superar desafios. A esperança é um sentimento encorajador. Uma convicção da nossa fé em Deus que haverá uma saída.

A.      Além disso, a esperança produz duas virtudes gloriosas: A indignação e a coragem. A indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão. E a coragem nos motiva a mudá-las. Neemias, por exemplo, lamentou pela cidade de Jerusalém, que estava completamente destruída. No entanto, não deixou abater, cheio de esperança e fé, começou a orar a Deus e ter iniciativa em usar as oportunidades em sua volta: apoio do rei, material para construir a cidade, cartas para todos os governantes.

B.      Atitude de Neemias nos ensina que pessoas esperançosas estão com os pés no presente, mas conectados ao futuro, sempre estabelecendo metas e planejando estratégias para alcançar seus objetivos. Porque uma pessoa esperançosa sabe enxergar os aspectos positivos da vida, mesmo quando as circunstâncias são contrarias. Então tentar ressignificar seus erros, encontre pelo menos dois ou três aspectos positivos provenientes de cada uma delas, tornando a sua inspiração, ou seja, transforme seus erros em lições, para que então possa transformar em uma ponte para o seu futuro 

C.      A falta conhecimento e falta da perspec­tiva acerca daquilo que pode dar certo, pode fornecer razões para diminuir a sua esperança, ou seja, ela pode ser difícil de ser encontrada e alimentada sua esperança quando fica focado só nos seus erros e fracassos. Então pare de lamentar! Aprenda em alimentar a sua esperança.

 

Brotos de Esperança

“Apeguemo-nos com firmeza à esperança, pois aquele que prometeu é fiel.” (Hebreus 10.23)

Em 6 agosto de 1945, o Estado Unidos jogou uma bomba atômica sobre Hiroshima, matando dezenas de milhares de pessoas. A cidade de Hiroshima ficou completamente destruída e desolada. Muitos cientistas acreditavam que a cidade ficaria inabitável por mais de 70 anos. Mas em outono de 1945, ervas daninhas e árvores começaram a brotar no solo da cidade. Esses pequenos brotos foi o sinal de esperança e conforto para os habitantes da cidade. A partir disso, toda cidade e vários países uniram forças para reconstruir a cidade, recebendo doações de várias espécies de arvores para ser plantada. A cidade de Hiroshima se tornou a mais verde que muitas cidades do mundo, com parques e jardins em abundância. Além das incontáveis iniciativas que a cidade promove pelo mundo em busca de diminuir a fome, pobreza e, principalmente, o desarmamento nuclear pelo mundo.

A.      Nos dias de hoje, a cidade de Hiroshima se tornou o símbolo da paz e recebe a visita de mais de um milhão de turistas por ano. Uma cidade que conseguiu renascer das cinzas de um ataque atômico, onde sacudiram a poeira e deram a volta por cima, transformando uma trágica experiência em uma fonte de inspiração.

B.      A história de superação de Hiroshima nos traz grande admiração e respeito. Um povo resiliênte que soube lidar com a tragédia. Mesmo em meio à crise, conseguiram adaptar a realidades e reagir positivamente. Através de um simples “brotos” de ervas daninhas fez nascer um povo forte e disposto a mudança. Quem sabe pode acontecer também na sua vida. Um simples “abraço” pode mudar o quadro da sua história.

C.      Um pequeno conselho pode reverter e mudar um destino de uma pessoa. Um simples livro pode mudar o senário de uma família. Uma simples frase “Eu te amo” pode mudar a rebeldia do teu filho. Assim como Elias conseguiu enxergar uma “Pequena nuvem” viu uma grande e abundante chuva. Essa era a resposta que Elias estava esperando que uma abundante chuva estava chegando sobre o povo de Israel (1Reis 18.44)

 

CONCLUSÃO

Que a partir de hoje, reconheça e valorize esses pequenos brotos que Deus coloca em sua vida. Deixe Deus mostrar os “brotos da Esperança” para sua vida. Mesmo que esses sinais sejam insignificantes, acredite que é um sinal de esperança para sua vida.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

Leia mais

Tenha bom animo

Força em Deus

Trazendo a memória

«
»

1 Comentário

  1. What’s up, I would like to subscribe for this website to obtain hottest
    updates, therefore where can i do it please help out.

Deixe o seu comentário