Dominando o medo: Aprenda a controla-la

A14

Autor Esdras Ferreira

Dominando o medo

“Seja forte e corajoso! Não desanime, pois o Senhor, seu Deus , estará contigo..” ( Josué 1.9)

A definição de coragem se define com bravura, ousadia, firmeza ou disposição, isto é, uma disposição para lutar e arriscar. Muitas das vezes, a rejeição, discriminação, julgamento, confronto, crítica ou a discórdia, pode gerar medo, impedindo de ir além, levando a neutralizar e inibir o seu potencial.

Na verdade, coragem é um virtude que faz a gente dominar e resistir o medo, ou seja, a coragem controla o medo, que dá energia para você utilizar o seu potencial psicológico e físico para avançar, agir e ir para cima do obstáculo. Por esse motivo que Salomão escreve em Pv 24.10:”Se ficar desesperado no dia da angustia a tua força(coragem) será pequena…” Em 2Tim 1.7 Paulo exorta o jovem Timóteo: “Deus não deu um espírito de covardia, mas de poder, amor e equilíbrio..”Se o medo não for controlado leva a covardia. Além do mais, a palavra “arriscar” se define como aventura para o novo  ou correr perigo. Mesmo porque, todas as decisões que tomamos na vida, correm um risco e perigo. Dependendo do risco, pode gerar medo e insegurança. Entretanto, existe três passos sobre a decisão:

1º Conhecimento profundo sobre a sua decisão: Procure pessoas que já se arriscaram, e a direção de Deus, assim ajuda a ter mais confiança e segurança.

2º Seja estratégico: faça um cálculo do tempo e da dimensão da proporção do risco. Veja qual será o prejuízo, isto é, se terá a capacidade de superar.

3º Tenha planos: Crie planos para redimensionar a sua estratégia, isto é, um planos “B“. Aprenda essa lição, se queremos evitar as lágrimas pelas decisões precipitadas, veja o que a palavra nos ensina: O homem paciente dá a prova do seu grande entendimento…”( Pv 14.29)

Ore ao Senhor pedindo coragem para dominar o medo. Em não atrofiar na covardia, seja nos dons, ministério ou até  mesmo, na área profissional.

Leia mais

Tomando atitudes

Enfrentando o medo

Força interior

  • Curta nossa pagina no facebook
  • Mensagens novas todas as Quintas e Sextas-Feiras
  • Adquira nossos livros devocionais para ajudar a nossa instituição social.