Dominando o medo: Aprenda a controla-la

“Seja forte e corajoso! Não desanime, pois o Senhor, seu Deus , estará contigo..” ( Josué 1.9)

A definição de coragem se define com bravura, ousadia, firmeza ou disposição, isto é, uma disposição para lutar e arriscar. Muitas das vezes, a rejeição, discriminação, julgamento, confronto, crítica ou a discórdia, pode gerar medo, impedindo de ir além, levando a neutralizar e inibir o seu potencial.

Na verdade, coragem é um virtude que faz a gente dominar e resistir o medo, ou seja, a coragem controla o medo, que dá energia para você utilizar o seu potencial psicológico e físico para avançar, agir e ir para cima do obstáculo. Em 2Tim 1.7 Paulo exorta o jovem Timóteo: “Deus não deu um espírito de covardia, mas de poder, amor e equilíbrio..”Se o medo não for controlado leva a covardia. Além do mais, a palavra “arriscar” se define como aventura para o novo  ou correr perigo. Mesmo porque, todas as decisões que tomamos na vida, correm um risco e perigo. Dependendo do risco, pode gerar medo e insegurança. Entretanto, existe três passos sobre a decisão:

1º Conhecimento profundo sobre a sua decisão: Procure pessoas que já se arriscaram, e a direção de Deus, assim ajuda a ter mais confiança e segurança.

2º Seja estratégico: faça um cálculo do tempo e da dimensão da proporção do risco. Veja qual será o prejuízo, isto é, se terá a capacidade de superar.

3º Tenha planos: Crie planos para redimensionar a sua estratégia, isto é, um planos “B“. Aprenda essa lição, se queremos evitar as lágrimas pelas decisões precipitadas, veja o que a palavra nos ensina: O homem paciente dá a prova do seu grande entendimento…”( Pv 14.29)

Superando o medo

“Seja forte e corajoso! Não desanime, pois, o Senhor, seu Deus, estará contigo…” (Josué 1.9)

Em 2016, no meu aniversário, decidi pular de paraquedas. Pular de paraquedas, certamente foi uns dos momentos mais incríveis da minha vida. Simplesmente não tem explicação. No começo fiquei preocupado, mas o instrutor transmitiu muita segurança. Quando a porta do avião se abriu comecei a suar frio, minhas mãos e meus pés ficaram gelados, o coração começou a disparar, minha respiração ficou mais acelerada, meus músculos ficaram retraídos. O medo queria me dominar, paralisar e fazer que eu desista de pular, mas continuei. Quando fui lançado para fora do avião, e percebi que está voando, é uma das melhores coisas da vida, não dá para descrever a sensação. Foi tão incrível, passar por cada uma das etapas de preparação e sentir a adrenalina subindo no sangue. Com certeza foi a melhor experiência da minha vida.

Essa experiência em pular de paraquedas mudou muito a minha percepção em relação ao medo. Acredito que na vida viveremos momentos e oportunidade que não podemos descrever se a gente tão somente enfrentasse os nossos medos: Por esse motivo que Salomão escreve em Provérbios 24.10: “Se ficar desesperado no dia da angustia a tua coragem será pequena…”

O medo do desconhecido, acaba paralisando, fica na inercia e a mediocridade, atrofiando a sua felicidade e seus ideais. Entretanto, os nossos medos só podem ser vencidos se a gente decidir enfrenta-los. Claro, seus medos não vão sumir da noite para o dia, mas vai sumindo de maneira gradativa. Quanto mais você se expor ao medo, contando com a ajuda de um “instrutor” que confia, aos poucos vai perceber que é possível vence-los. O medo só vai desenvolver e piorar à medida que procrastina o enfrentamento.  O medo, às vezes, ajuda a ser mais prudente nas suas escolhas, entretanto, o medo pode te atrofiar, paralisar e acorrentar na insegurança de dar errado, levando uma vida acomodada e infeliz. Se o medo não for controlado leva a covardia (2Timoteo 1.7).

Se queremos evitar as lágrimas pelas decisões precipitadas, é fundamental uma autodisciplina, conhecimento e planejamento. Todas as decisões que tomamos na vida tem um nível de risco e perigo. Lembre-se disso, correr algum risco é normal, mas viver sempre arriscando é perigoso.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

Leia mais

Tomando atitudes

Enfrentando o medo

Força interior

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário