Cura interior: três passos para curar a alma

A19

Autor Esdras Ferreira

Cura interior

” Só Ele cura os de coração quebrantado e cuida de suas feridas.” ( Salmos 147.3)

Todos nós temos pontos fracos, conhecido como feridas emocionais (magoa, ódio, medo, insegurança, raiva, etc) causada pelas experiências traumáticas do passado, seja uma traição, rejeição, injustiça ou circunstância da vida. Agora se você não souber lidar com essas experiências negativas pode afetar e alterar o funcionamento cerebral e um desequilíbrio hormonal, levando a terapia medicamentosa. Mas, lembra-se disso, a maioria das doenças emocionais não se cura com remédios:

1º Cura interior: Substituir os seus pensamentos por coisas boas: É colocar na sua mente tudo aquilo que traz alegria e prazer. Como Paulo escreveu em Filipenses 4.8: ” Encham a sua mente de vocês tudo que é puro, amável e merece louvor…” A nossa mente é articulada com as nossas idéias, sentimentos e suas ações, por conseqüência, se não tiver uma mente disciplinada, pode paralisar, neutralizar, escravizar e destruir o seu casamento e o teu futuro. Vivendo uma vida amargurada e infeliz.

2º Cura interior: Processo da verbalização:  É colocar tudo para fora sentimentos ruins. Tudo aquilo que esta preso em você. A mulher, por exemplo, quando esta tensa ou deprimida, a solução é ter alguém para conversar. Porque o desabafo alivia a tensão. Mas lembre-se, o terapeuta ou seus amigos, vai dar um hipótese sobre o seu caso e nem sempre estará certo da resposta. Por esse motivo que em 1Pedro 5.7 diz: ” lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade…” É transferir tudo para Deus – a oração vai dar a solução do seu caso.

3º Cura interior; Tenha amigos: Amizade ajuda no bem estar psicológico e físico, ou seja, produz uma boa qualidade de vida, assim como diz em Eclesiastes 4.9 ” E melhor ter amigos, porque se um cair o outro pode ajudar a levantar…” Uma amizade que distribui confiança, libera respeito, uma amor mutuo e participativo, fazendo crescer e amadurecer. Porque o isolamento só vai piorar o seu caso: ” O isolamento esconde a sua própria sabedoria…” (Pv 18.1)

Leia mais

Paz interior

Angustia da alma

Feridas emocionais

A duração do choro

  • Curta nossa pagina no facebook
  • Mensagens novas todas as Quintas e Sextas-Feiras
  • Adquira nossos livros devocionais para ajudar a nossa instituição social.