Cura interior: três passos para curar a alma

” Só Ele cura os de coração quebrantado e cuida de suas feridas.” ( Salmos 147.3)

Todos nós temos pontos fracos, conhecido como feridas emocionais (magoa, ódio, medo, insegurança, raiva, etc) causada pelas experiências traumáticas do passado, seja uma traição, rejeição, injustiça ou circunstância da vida. Agora se você não souber lidar com essas experiências negativas pode afetar e alterar o funcionamento cerebral e um desequilíbrio hormonal, levando a terapia medicamentosa. Mas, lembra-se disso, a maioria das doenças emocionais não se cura com remédios:

1º Cura interior: Substituir os seus pensamentos

Nós não temos a capacidade de impedir os pensamentos, mas podemos substituir. A nossa mente é articulada com as nossas ideias, sentimentos e ações. Quando ouvimos ou assistimos algo que nos traz esperança e alegria, automaticamente virá novos pensamentos positivos. Claro, no começo não vai ser fácil. Pouco a pouco, ao colocar em prática, vai ficar cada vez mais natural. Como Paulo escreveu em Filipenses 4.8: ” Encham a sua mente de vocês tudo que é puro, amável e merece louvor…”

2º Cura interior: Processo da verbalização

“Enquanto me calei, o meu corpo se definhava, minha força foi se esgotando…” (Salmos 32:4)

Nesse salmo Davi afirma que ao manter-se calado, suas forças foi se enfraquecendo. Isso faz entender a importância de verbalizar nossos sentimentos. Claro, nem todos possuem aptidão de falar sobre seus sentimentos e muito menos de reconhecê-los. Os homens por exemplo, resolvem os problemas do estresse se calando. As mulheres, por outro lado, são mais emotivas e intuitivas. Elas resolvem o problema do estresse falando. Quando os sentimentos da mulher não são descarregados, a mente torna-se desequilibrada e a tensão tende em aumentar. Da mesma forma que atividades físicas podem ajudar a limpar e relaxar a mente, o desabafo ajuda a recuperar a força mental e física da mulher.

Agora, quando uma pessoa deprimida decide desabafar, não é necessariamente encontrar a resposta ou a solução do problema, mas apenas ter alguém para compartilhar suas angústias e temores, porque só pelo fato de contar com detalhes como foi seu dia ou contar o que aprendeu no curso novo que fez, já produz um bem-estar enorme, principalmente em mulheres.

Caso queira ajudar uma pessoa que está com depressão, o conselho é ouvir mais e falar menos. Inicialmente, apenas ouça para colher informações, deixando a pessoa bem livre para se expressar, sem interromper, julgar ou dominar a conversa. E se a pessoa tem dificuldade em expressar suas emoções, peça para descrever suas emoções em uma folha de papel, colocando o que sente diante de determinadas situações e reações.  E aos poucos, começará a entender como funciona a mente e será capaz de reforçar e mudar todos os comportamentos que aflige. Assim como o caso do salmista Davi, pois ele extravasava suas decepções e derrotas. Ele verbalizava sua condição interior da alma para Deus. Em vários salmos, percebemos a sua transparência. Sua angústia e mágoas eram visíveis e patentes em suas palavras. Sua vergonha e seu orgulho ferido era verbalizado e até cantado e escrito em seus Salmos.

Tente observar qual o rumo que está dando as suas decepções e seus sentimentos amargos. Fale para Deus a sua indignação, exponha sua mágoa e angústia! Ele quer ouvir, curar e sarar suas feridas.

3º Cura interior: Tenha amigos

“Quem decide se isolar está se rebelando contra a sua própria sabedoria” (Provérbio 18.1)

Todos sabemos que a solidão é contrária a natureza humana, pois somos seres sociáveis, gostamos de estar perto de pessoas. Por incrível que pareça, essa sensação de solidão pode estar presente mesmo estando rodeado de amigos e familiares. Esse sentimento atinge principalmente idosos e pessoas que não são compreendidas em sua própria casa. São pessoas que se sente invisíveis e inúteis na sociedade. Uma sensação que ninguém entende o jeito de ser e agir. Uma sensação que não consegue se conectar com aqueles a qual convive. Quando persisti esse sentimento, causa um impacto na saúde e na mente, é como se decidisse fumar 15 cigarros por dia, porque causa problemas de coração, obesidade, pressão alta, aumento de ansiedade, depressão e também na diminuição na sua expectativa de vida. Caso queira vencer a solidão siga esses conselhos:

O primeiro conselho é escolher pessoas confiáveis que possa compartilhar e desabafar seus sentimentos mais profundos. Tente se conectar com pessoas na qual você consiga mostrar o lado frágil e vulnerável da sua vida. Mostrar suas partes mais vergonhosas e escondidas. Alguém que possa emprestar os ombros quando chorar, um abraço quando sentir triste e a disposição de ouvir sem julgamento.

O segundo conselho é ter animais em casa. Quando interagimos com animais ajuda influenciar no sistema imunológico do corpo e aumenta sua autoestima. O cachorro, por exemplo, proporciona a pessoa a fazer atividades físicas, como passeios e brincadeiras. Essas atividades são importantes não só para o gasto de energia, que auxilia na manutenção do peso, como também para o bem-estar psicológico.

O terceiro conselho é fazer alguém feliz, porque ver o bem-estar de outra pessoa já produz mudanças extraordinárias em sua vida, até no seu relacionamento com Deus. Uma atitude solidária e algo que seja completamente espontânea vai proporcionar uma transformação na sua percepção em relação a necessidade do próximo.

Ocupe a mente com atividades prazerosas: assistir a bons filmes, ler livros, fazer atividade física e atividade em grupos, projetos sociais, aprender coisas novas, aprender a tocar um instrumento, busque novas amizades, etc.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

Leia mais

Paz interior

Angustia da alma

Feridas emocionais

A duração do choro

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário