Armaduras de proteção

D13

Autor Esdras Ferreira

Armaduras de proteção

“Revista de toda armadura de Deus para conseguir ficar firme contra as ciladas do diabo…” (Efésios 6.10)

Na guerra, o seu adversário vai atingir de todos os lados. Por esse motivo que o texto deixa bem claro: “Revista de toda armadura…”  Na verdade, no momento que alistamos como soldados de Cristo, através do batismo nas águas, estamos assumindo uma posição de combate, uma posição de confronto contra o adversário, isto é, contra desejos, paixões e vontades. No costumes dos soldados israelitas, por exemplo, os escudos eram de madeira, coberta com couro grosso ( 76x120cm). É uma proteção dupla, que protegia o rosto e o corpo. Além disso, os soldados costumava molhar nas águas[1] os seus escudos para que as flechas inflamadas de fogo não queimassem. Analise que, no texto, Paulo cita cinco armas de defesa e apenas apresenta uma arma de ataque (espada do Espírito), pois o apostolo Paulo sabia muito bem que a palavra é o suficiente para atacar o adversário. Na tentação de Jesus, por exemplo, a tentação foi vencida pela palavra (Mateus 4.1).

Em 1Pedro 5.8 nos alerta: “Sedes sóbrios, vigiai, porque o vosso adversário anda em derredor bramando como leão…” A palavra “Sobrios” no original grego, tem dois significados: “nephalios”[2] (bom juízo; mente sã; mente limpa) e a palavra “nephõ” (mente preparada; mente em alerta) O apostolo Pedro usou ““nephõ”  uma expressão mais forte, ou seja, uma mente pronto para um combate). Tem a capacidade de discernir as artimanhas do diabo.

 Mais adiante, diz: “O adversário é como um leão…” O leão quando vai atacar uma manada de bois, ele procura aquele que esta mais desprevenido, descuidado, menos atento, mais frágil, mais afastado do rebanho, isto é, vulnerável ao ataque. Ser sóbrio e vigilante é para pessoas corajosas.  Para pessoas que tem o comprometimento com o reino de Deus.

[1] As águas do espírito (João 7.39) Função de lavar e renovar.

Leia mais

Intenções de Satanas

Vencendo as tentações

Renunciando tudo

 

Se você gostou dessa mensagem então não deixe de comentar, Curtir nossa pagina no facebook e se escreva em nosso canal  You tube! Mensagens novas todas as Quintas e Sextas-Feiras.Também, não se esqueça de adquirir nossos livros devocionais para ajudar a nossa instituição Missão Vida Nova!