Enfrentando o medo

D21

Autor Esdras Ferreira

Enfrentando o medo

“Não temais, estai calados e vedes o livramento que  hoje o Senhor vos fará…” ( Êxodo 14.13)

Neste texto o povo de Israel não tinha saída. Estava no deserto. Na frente o mar e atrás o exercito de faraó. Não tinha como se esconder. Quem não ficaria com medo em  uma situação dessa? Entretanto, quando Deus diz para não temer, estava dizendo para o povo controlar o medo, em não entrar em desespero ou perder o controle emocional, não deixar o pavor o dominar. Uma pessoa medrosa é algo tão sério que Deus criou uma lei: “proíbem soldados medrosos entrarem na guerra, pois influenciará outros soldados e terem medo.” (Deuteronômio 20.5-8)

Na verdade, quando perdemos o controle emocional das coisas, tomamos atitudes precipitadas. De fato, se o medo não for controlado na sua vida pode produzir pavor, pois o pavor é um fator psicológico que causa um medo incontrolável e perde o domínio da sua habilidade. Mesmo porque, o medo incontrolável demonstra o desconhecimento do Deus que você serve. Caso queira vencer o medo siga esses princípios:

1º “Vede o livramento que hoje vos fará…”(Êxodo 14.13): O Senhor não estava falando da ótica, mas da visão, ver pela mente, ver pela fé, isto é, ver o que Ele fará, a porta que Ele vai abrir. O nosso processo mental tem a capacidade de memorizar o passado e imaginar o futuro. Então imagine a proteção e o livramento de Deus, só então Deus abrirá o mar para você: “fé é a prova daquilo que não se vê…” (Hebreus 11.1);

2º “Ficai calados….” (Êxodo 14.13) Não é para murmurar, pois a reclamação é uma murmuração descabida contra Deus, esta dizendo que Deus não esta sendo Deus o suficiente. Então seja agradecido e tenha uma vida satisfeita, crendo que dias melhores virão, crendo que Deus dará um escape e uma saída.

Uma fé é adquirida na medida que você abandona o medo: “Deus não deu um espírito de covardia, mas de poder…” ( 2Timoteo 1.7).

Leia mais

Dominando o medo

Tomando atitudes

Força interior

Se você gostou dessa mensagem então não deixe de comentar, Curtir nossa pagina no facebook e se escreva em nosso canal  You tube! Mensagens novas todas as Quintas e Sextas-Feiras.Também, não se esqueça de adquirir nossos livros devocionais para ajudar a nossa instituição Missão Vida Nova!