Enfrentando o medo

“Não temais, estai calados e vedes o livramento que hoje o Senhor vos fará…” (Êxodo 14.13)

O povo de Israel estava em um beco sem saída. Na frente, o mar vermelho, na retaguarda o exército dos egípcios, dos dois lados, montanhas de Migtol e Pi- Hairote – não tinha como voltar atrás, seguir em frente ou se esconder. A única rota possível de saída era voltar para o deserto, na qual estava bloqueada pelo exército do faraó, que se aproximava. Os israelitas estavam desesperados diante da situação. Quem não ficaria com medo em uma situação dessa? Para Deus realizar o impossível e inimaginável, o povo de Israel teria de seguir três ordens divinas:

Não temais – Deus estava dizendo para o povo controlar o medo, em não entrar em desespero ou perder o controle emocional. Não deixar o pavor o dominar. De fato, em meio ao desespero, somos pressionados a seguir pela nossa própria intuição, presunção ou covardia, levando a tomar decisões precipitadas e equivocadas.

Vede o livramento – O Senhor não estava falando da ótica, mas da visão. Ver pela mente. Ver pela fé. Ver o que Ele fará, a porta que Ele vai abrir. O nosso processo mental tem a capacidade de memorizar o passado e imaginar o futuro. Então imagine a proteção e o livramento de Deus, só então Deus abrirá o mar para você: “fé é a prova daquilo que não se vê…” (Hebreus 11.1)

Ficai calados – O povo estava quase à blasfemar contra Deus. Uma murmuração descabida contra Deus pelo fato de achar que Deus tinha a intenção de destruí-los no deserto. A murmuração revela sua falta de espiritualidade, a falta de gratidão, sua falta de respeito, sua falta de sabedoria, sua falta de fé. Literalmente, afirmando que Deus não está sendo Deus o suficiente em sua vida: “O meu povo pereceu por causa do coração ingrato e não reconheceu os meus caminhos…” (Salmos 95.10)

Acalme o seu coração ansioso e agitado, e que, mesmo nos piores momentos, saiba que Deus está no controle dos seus dilemas e angústias! Mantenha uma postura de convicção e certeza que ele vai dar uma saída! Aguarde com paciências a sua direção! Creia que dias melhores virão e que Deus dará um escape e uma direção para sua vida.

O medo do desconhecido, acaba paralisando, fica na inercia e a mediocridade, atrofiando a sua felicidade e seus ideais. Entretanto, os nossos medos só podem ser vencidos se a gente decidir enfrenta-los. Claro, seus medos não vão sumir da noite para o dia, mas vai sumindo de maneira gradativa. Quanto mais você se expor ao medo, contando com a ajuda de um “instrutor” que confia, aos poucos vai perceber que é possível vence-los. O medo só vai desenvolver e piorar à medida que procrastina o enfrentamento.  O medo, às vezes, ajuda a ser mais prudente nas suas escolhas, entretanto, o medo pode te atrofiar, paralisar e acorrentar na insegurança de dar errado, levando uma vida acomodada e infeliz. Se o medo não for controlado leva a covardia (2Timoteo 1.7).

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

Leia mais

Dominando o medo

Tomando atitudes

Força interior

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário