O fogo do Espírito Santo

“Não apaguem o Espírito…” (1Tessalonicenses 5:19)

No antigo testamento mostra várias passagens da manifestação de Deus em forma de fogo: Proteção (Êxodo 13.21); Livramento (Êxodo 15.4); Manifestação (Êxodo 24.17) Purificação (Levítico 7.19); Juízo (Números 3.4). Por esse motivo que Deus é comparado como um fogo: “Porque o SENHOR teu Deus é um fogo que consome, um Deus zeloso. (Deuteronômio – 4:24)

Também, o fogo tem uma tipologia da presença de Deus: “O fogo arderá continuamente sobre o altar, e não deve ser apagado…” (Levítico  6.13) A obrigação do sacerdote era de colocar lenha três vezes ao dia. Um tipologia clara, na qual Davi compreendia muito bem ao afirmar: “De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz…” (Salmos 55:17) Daniel também compreendia esse entendimento: “Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava…” (Daniel 6:10) Mesmo porque, o fogo representa poder, força e calor que tem a função de:

  • Iluminar: (Êxodo 13:22) “Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite…”
  • Aquecer (Salmos 39:3) “Esquentou-se-me o coração dentro de mim; enquanto eu meditava na tua lei e se acendeu um fogo…”
  • Limpar: (Salmos 17:3) “Podeis sondar meu coração, visitá-lo à noite, prová-lo pelo fogo, não encontrareis iniquidade em mim…”
  • Alastrar (Mateus 3.11) “ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. O fogo do Espírito Santo ficou visível no crescimento da igreja primitiva.

O Espírito Santo só poderá cumprir a sua função em iluminar, limpar, aquecer e alastrar quando você tiver a competência de buscar, proteger e investir nesse fogo. O palito de fósforo, por exemplo, por não ter uma estrutura o suficiente, o fogo não vai permanecer por muito tempo. Assim também somos nós, se não tiver uma estrutura na oração e na palavra de Deus, o fogo do Espírito Santo não vai poder fazer muita coisa.

Deixa queimar

Não apaguem o Espírito, mantenha-se o fogo continuamente aceso no altar, não deve ser apagado (1Tessalonicenses 5:19; Levítico 6:13)

O apostolo Paulo usa uma tipologia do Espirito Santo como um fogo, que tem a mesma função de iluminar, limpar, aquecer e alastrar. Também, ele afirma que atuação do Espirito Santo em nossa vida pode ser extinta, perdida e apagado em nossa vida. O entusiasmo e o vigor pelas coisas de Deus podem perder a intensidade. Em levíticos, afirma que manter o fogo acesso está na sua competência, que envolve constância em manter acesso continuamente em nossa vida. Assim como o caso da exortação que Paulo faz ao jovem Timóteo: “Reacende e mantenha queimando o dom de Deus que há em você…” (2Timoteo 1.8 – tradução inglesa). Também, faz lembrar o caso em Lucas 24, afirma que os discípulos de Emaus estavam tristes e pela morte de Jesus.

Entretanto, no meio do caminho, Jesus chega perto e anda junto com eles. Os discípulos, não sabia quem era o “imigrante”, pois a bíblia acrescenta um detalhe: “os olhos deles estavam fechados, por isso que não reconheceram…” Então Jesus anima os discípulos ao expor as escrituras. Os corações dos dois discípulos começaram a irradiar e pulsar novamente. Um novo olhar e um novo horizonte começou a ressurgir.

Além disso, na mesma noite, os discípulos de Emaus voltaram imediatamente para Jerusalém para falar para outros discípulos que Jesus havia ressuscitado. Portanto, quando o Espirito Santo nos toca, tem essa função de incendiar, despertar e irradiar os corações das pessoas com o mesmo propósito, entusiasmo e paixão que temos. O profeta Jeremias, por exemplo, foi rejeitado e castigado pelo povo, foi tentado a calar sua voz, mas o fogo que ardia em seu coração foi mais forte – falou mais alto que suas emoções e sentimento:”…pensei em parar, mas suas palavras queimam como fogo no meu coração para não desistir” (Jeremias 20:9 tradução Bíblia Viva)

Deus quer reacender o fogo novamente em sua vida, apenas clame a Ele. Por isso, não deixe de buscar, proteger e investir nesse fogo, através de uma vida de santidade, oração e uma vida na leitura da palavra. Não seja como Sansão, pela carência amorosa com Dalila, o Espirito Santo se retirou. A sua imprudência lhe custou a moral, honra, a força e a própria vida.

Fogo no altar

“O sacerdote acenderá, e o fogo arderá sobre o altar e não se apagará” (Levíticos 6.12-13)

O monte Sinai foi separado como monte sagrado, havia um limite demarcado em torno dele para evitar que as pessoas subissem. Somente Moisés foi permitido subir; qualquer outra pessoa que tentasse subir seria morto (Êxodo 19.13). No entanto, isso mudou quando Deus fez um pacto com o povo, cujas condições era obedecer e cumprir seus mandamentos (Êxodo 20.2-17). Logo após essa aliança, os israelitas construíram o tabernáculo, uma tenda projetada para ser tanto uma morada para Deus, como um lugar paras as pessoas se aproximar de Deus. E para ter acesso ao santuário era necessário manter o fogo continuamente sobre o altar, porque altar sem fogo significa altar sem a presença de Deus. Para isso, sacerdote teria que cumprir alguns requisitos:

Despir da sua roupa – Todos os dias pela manhã, o sacerdote tirava sua roupa e colocava a roupa de linho fino, na qual era adequada para o serviço sacerdotal. A roupa do sacerdote servia para revelar ao povo o peso, a glória e a beleza do esplendor de Deus. As roupas falam da nossa condição espiritual. Então antes de pensar sobre o fogo, se preocupe como está a sua postura em relação ao pecado. Será que suas vestes estão sujas e você está tentando tapar com sua religiosidade? (Mateus 22.11 Apocalipse 22.14)

Tirar as cinzas do altar – O sacerdote teria que tirar as cinzas velhas e colocar lenha nova, porque o excesso de cinzas pode apagar o fogo. A limpeza do altar era uma atividade necessária, sendo que as cinzas deveriam ser levadas para fora e colocadas em lugar puro (Números 4:13) Nossa vida precisa ser marcada por constantes mudanças, por isso que não podemos viver de cinzas velhas.  Viver de experiência do passado. Deus tem um fogo novo para sua vida.

Colocava lenha sobre o altar – A lenha inflamava e dava mais vida ao fogo. Uma vida de consagração e jejum produz um estilo de vida inflamada pelo Espírito. Tornando uma vida marcada por novas experiências e revelação de Deus.

Saiba que leva muito mais tempo e muito mais esforço reacender um fogo que se apagou do que mantê-lo aceso. É melhor vigiar para não cair do que tentar se levantar após a queda. Mantenha a manutenção da sua vida espiritual, e tenha o cuidado constante do seu relacionamento com Deus.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

Leia mais

Fervor do Espirito Santo

O amor de Cristo nos constrange

O primeiro amor

«
»

2 Comentários

  1. 20bet disse:

    Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you. 20bet

Deixe o seu comentário