Uma vida de integridade

C15

Autor Esdras Ferreira

A Integridade de Jó

 “Não há homem igual a ele em toda a terra, tão sincero e justo, obediente a Deus ” (Jó 1.8)

O livro começa a dizer que Jó era um homem rico, influente e respeitado por todos, era o “Bill Gates” da época (Jó 29.9; 31.24). Apesar de não haver nenhuma contradição a respeito do caráter de Jó, Satanás coloca em dúvida a sua integridade, afirmando que adoração e a integridade estava atrelada pela sua riqueza. Como sabemos, Deus autoriza Satanás a tocar na vida de Jó, para mostra que sua fé era incondicional.

Então Jó perde seus bens, seus patrimônios, seus filhos e até mesmo o apoio da sua esposa: “Ainda te apegas a tua integridade? Amaldiçoa esse Deus e morre!” (Jó 2.9). A vida de Jó foi totalmente destroçada em todo aspecto de vida, tanto no aspecto emocional, físico e financeiro. Além das enormes feridas em seu corpo que eram tão profundas que Jó coçava suas feridas com caco de cerâmica, para obter alivio da sua dor.

Depois vieram os amigos de Jó, e cada um dava suas próprias respostas e explicações, onde eles debateram, discutiram e questionaram a respeito do sofrimento de Jó: “É o destino, o acaso ou azar? É um tipo de julgamento ou punição? E, no fim, depois que todos falaram, Jó dá a sua resposta em forma de adoração: “Apesar de tudo, eu sei que o meu Redentor vive e finalmente aparecerá.” (Jó 19.25).

Apesar de todo sofrimento, miséria e desgraça que ocorreu, Jó não negociou e nem vendeu a sua fé, suas convicções e sua integridade. Ele tinha um nível de maturidade que não era afetado pelos que os outros falavam e nem pelas circunstâncias que afligia, ou seja, não importava o que ocorresse, permaneceu o que ele era.

Será que conseguimos manter essa integridade que Jó tinha? Tenho certeza que você ficaria um pouco pensativo. Sabe por que? Ser integro e fiel em tempos difíceis é algo desafiador. Aliás, a exigência da fidelidade no cristianismo é altíssima, por esse motivo que a história de Jó nos leva a entender que sem a graça de Deus tornamos vulnereis a desistir e parar.  (Veja volume 9, pag. 57)

Quando vendemos a nossa integridade pelas circunstâncias, revela a real deficiência na exposição da palavra de Deus, porque foi essa graça que deu estrutura para Jó suportar tamanho sofrimento: “Dei mais valor às palavras de sua boca, do que ao meu pão de cada dia.” (Jó 23:12)

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema ?

Peça pelo what app (11) 96614-8690 temos livros devocionais com mais de 480 mensagens dividida em 16 volumes. Enviamos pelo correio para você! Temos descontos especiais caso comprar toda coleção. 

Com a compra dos nossos livros você estará ajudando os nossos projetos sociais da Missão Vida Nova que envia cestas básicas em aldeia indígenas.

As mensagens colocadas em nosso site é apenas 20% do conteúdo que esta em nossos livros devocionais. Caso queira se aprofundar mais, peça pelo nosso whats app que enviamos pelo correio.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante, então o próprio sistema do google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram: Esdrasferreira_oficial

Leia mais

Honestidade

Sinceridade

Os segredos dos homens

«
»

1 Comentário

Deixe o seu comentário