A importância da Prudência

“O prudente percebe o perigo e buscar refúgio, mas o inexperiente segue adiante…” (Provérbios 22.3)

Em 2013, em Itapira, no interior de São Paulo, uma farmacêutica, de 35 anos, estava brincando com o pit bull quando, de repente, foi atacada.  Os vizinhos, que ouviram os gritos, ligaram para a polícia. Quando conseguiram entrar, viram a dona caída no chão com o cachorro sobre o corpo dela, toda ensanguentada. O SAMU foi chamado, mas a mulher morreu antes de ser socorrida para o hospital. Segundo a família, essa não teria sido a primeira vez que o pit bull atacou a dona. Muitos avisaram sobre os perigos do pit bull, entretanto, a dona ignorou. Quando ela deixou de perceber o perigo e pensou que estava tudo tranquilo, foi o momento que correu mais riscos a ser atacada.

Essa tragédia é uma demonstração clara de uma pessoa que não foi prudente o suficiente de perceber o perigo e agir antes que aconteça. Uma pessoa prudente sabe avaliar e analisar as suas decisões. Esta alicerçada em fundamentos, fatos e experiências e não é movida por impulso, emoção ou sentimento.

Prudência: Uma vida de escolhas

A vida é feita de escolhas, e elas podem determinar como vai ser o seu amanhã. Uma escolha errada pode levar a um destino obscuro, às vezes, sem volta. Cada decisão da sua vida é importante. Por esse motivo devemos escolher amigos certos, escolher quem serão seus mestres, seus mentores, e claro, com quem vai dividir o tempo todo ao seu lado. Aliás, muitas tempestades em nossa vida poderiam ser evitadas se agíssemos prudentemente: “Veja bem por onde anda, e seus passos serão seguros.” (Pv 4.26)

O diabo é especialista em maquiar as consequências das suas decisões, entretanto, é especialista em expor seu pecado. Por esse motivo tenha um vínculo com a palavra de Deus, pois é ela que irá iluminar o perigo para não cair e sofrer as consequências. Como também, vai dar segurança nas suas decisões. (Salmos 119.5).

Portanto, um caminho seguro está na sua competência de proteger o seu coração. Essa proteção vai dar a garantia de superar perdas, frustações, tentações e propostas tentadoras, isto é, prepara o seu coração para agir com prudência em meios aos abalos e decisões da vida: “guarda o seu o seu coração, pois dele depende a sua vida…” (Pv 4.23)

Não deixe que as suas escolhas coloquem pontos, onde deveria ter apenas vírgulas; Análise com cuidado as suas escolhas para você não chorar amanhã!

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

Leia mais

O discernimento

Inteligência espiritual

Decisões da vida

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário