A Prudência

C19

Autor Esdras Ferreira

A Prudência

“O prudente percebe o perigo e buscar refugio, mas o inexperiente segue adiante e sofre as conseqüências…”

A palavra “prudente” se define em perceber o perigo  e agir ou anteceder antes que aconteça; É uma pessoa que saiba avaliar e analisar as suas decisões; Esta alicerçada em fundamentos, fatos e experiências; Não é movida por impulso, emoção ou sentimento. Agora, quando deixamos de perceber o perigo e pensamos que esta tudo tranqüilo, seja na escolha de um namorado(a) ou de uma amizade, é momentos que corramos mais riscos a queda. Assim como diz uma frase muito famosa: ” Águas tranqüilas não significa que não há crocodilo.” Por esse motivo que Salomão nos aconselha: “Veja bem por onde anda, e seus passos serão seguros…” (Provérbios 4.26)

Lembre-se disso, o diabo é especialista em maquiar as conseqüências das suas decisões, como também, é especialista em expor seu pecado. Aliás, muitas tempestades em nossa vida poderiam ser evitadas se agíssemos prudentemente. Também, a nossa falta de prudência, pode atingir pessoas em sua volta.

Mesmo porque, a vida é feita de escolhas, e elas podem determinar como vai ser o seu amanhã. Uma escolha errada pode levar a um destino obscuro, às vezes, sem volta. Cada decisão da sua vida é importante. Por esse motivo devemos escolher amigos certos, escolher quem será seus mestres, seus mentores, e claro, com quem vai dividia o tempo todo: Esposo(a). Concluindo, seja prudente em todas as suas decisões, assim como está escrito em Provérbio 4.23: “Acima de tudo, guarda o  seu o seu coração, pois dele depende todo a sua vida…” Ou seja, coração protegido tem a capacidade de superar as perdas e frustrações, isto é, está preparado para agir com prudência em meios aos abalos da vida; E quando Davi declara: “A palavra ilumina os meus caminhos…” (Sl 119.5). Esta dizendo que a palavra irá iluminar o perigo para não cair e sofrer as consequências. Não deixe que  as suas escolhas coloque pontos, onde deveria ter apenas vírgulas; Análise com cuidado as suas escolhas para você não venha chorar amanhã.

Leia mais

O discernimento

Inteligência espiritual

Decisões da vida

Se você gostou dessa mensagem então não deixe de comentar, Curtir nossa pagina no facebook e se escreva em nosso canal  You tube! Mensagens novas todas as Quintas e Sextas-Feiras.Também, não se esqueça de adquirir nossos livros devocionais para ajudar a nossa instituição Missão Vida Nova!