Comunhão com irmãos

“Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós e devemos, também, dar a nossa vida por nossos irmãos.” ( 1João 3.16)

Quando falamos de comunhão, me faz lembrar em Atos 4.32: “[…] a igreja vivia em perfeita harmonia e  comunhão…”, no original grego é mais profundo: é Koinônia[1] que significa doação, participação, unidade, ligação, entrega. O apostolo Paulo usou a expressão Koinônia em 1Corintios 12.12 dizendo: “a igreja é um corpo com diversos membro, um dependendo um do outro, interligados entre si…”. Em Mateus 16.13 Jesus, também, usou a expressão Koinônia ao dizer: “a igreja esta edificada e ligada em pedras…” no original grego é “Petros” que significa pedras pequenas ou rochas grandes ligadas uma nas outras. Seriamente, viver Koinônia não é fácil, pois na igreja pode haver pensamentos e opiniões diferentes, contrariedades, desentendimento, desavenças com algum irmão. Aliás, o apostolo Paulo falou mais de relacionamento do que obediência a Deus em suas cartas: “Revesti-vos de entranhas compaixão. Suportai-vos uns aos outros. E se alguém tem queixa contra o outro, perdoai-vos como Cristo vos perdoou.” (Colossenses 3.12)

A palavra “entranhas compaixão…” significa uma compaixão que não é superficial. Está arraigados, isto é, aquilo que tem raiz. Não é fácil de tirar de você. Uma compaixão que faz você não abrir mão do relacionamento com irmão, porque esta enraizado o amor, perdão, misericórdia e a paciência.

Por isso que Hebreus 12.14 diz: ” Esforçai para viver em paz com todos…” Por esse motivo não admita um relacionamento na sua igreja de gato e cachorro ou de gato e rato, onde só há briga, disputa de cargo, inveja, fofoca ou calunia contra o irmão. Aprenda que somente no céu, teremos a completa harmonia de coração, totalidade no amor e unidade de pensamento, então: Ame! Perdoe! Abraça! Ajude.

Raiz da amargura

“Esforcem-se para viver em paz e que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.” (Hebreus 12:14,15)

Quando alguém nos ofende, a região córtex pré-frontal do nosso cérebro é ativado (região que analisamos e refletimos antes de tomar uma decisão). A partir do momento que você decide perdoar, essa informação que está no córtex pré-frontal vai para ínsula (região da empatia: a capacidade de se colocar e sentir a dor do outro, como se você fosse o ofensor). Agora, se você decide retalhar, revidar ou responder à altura, essa informação vai para junção têmporo-parietal (fica localizada na parte acima e atrás do ouvido direito (estar ligada à sensação do “eu”, preocupar com seus próprios interesses). Veja que a raiz de amargura tem duas fases:

Raiz da amargura – A primeira fase é um sentimento interior que perturba, algo interno que causa amargura e rancor. São pessoas que não compartilha a sua dor e suas angustias, gerando um sentimento de comiseração. Saiba que, quando incomodamos por uma crítica recebida ou quando sentimos afetados o que os outros falam, significa literalmente, a falta do entendimento da nossa verdadeira identidade: “…O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como ferrolhos de um palácio…” (Provérbios 18.19)

Frutos da amargura – Quando o coração é alimentado pela amargura, as atitudes serão afetadas. Produz um sentimento que tem a intenção de compartilhar para outros; a capacidade de contaminar e ferir. O que as pessoas dizem e pensam ao teu respeito não muda e nem define a sua essência, pois as pessoas enxergam baseado nas experiências delas. Por isso, deixe de ser tão vulnerável a opinião dos outros. Logo, percebe que ser ofendido não é escolha sua, mas sentir ofendido é sua escolha, tudo vai depender como você vai absorver a ofensa: “A sabedoria do homem lhe dá paciência, sua gloria é ignorar as ofensas do passado…” (Provérbios 19.11)

Caso você foi ofendido, converse pessoalmente com ofensor e fale como se sentiu com aquela ofensa, pois muitas das vezes o ofensor não tinha a intensão de magoar. Lembre-se disso, pessoas maduras não guarda magoas, mas usa estratégias para aproximar e não afastar.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

Leia mais

Pronto para servir

Frutos do Espirito

Generosidade

«
»

1 Comentário

  1. Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

Deixe o seu comentário