O poder do diálogo interno

“porque como imagina em sua alma assim você será..” (Provérbios 23.7)

Quem nunca pensou ou já disse pelo menos uma vez na vida : “Eu não posso!” – “Eu não consigo!” – “Nunca vou aprender!” – “Sou muito burro!”  O problema é que esse tipo de pensamento parece “impregnar” na nossa mente, principalmente quando reconhecemos as nossas limitações ou passamos por crises na vida. Com o tempo, porém, essas sentenças negativas podem se transformar em crenças que, então, paralisa o seu potencial. Se você tem o costume de usar palavras negativas, trate de tentar mudar seu vocabulário agora mesmo. Comece a prestar atenção nas suas palavras e passe a questionar os próprios pensamentos. Aliás, aquilo que falamos é o reflexo do que experimentamos, sentimos e acreditamos. Assim, são as nossas crenças que acabam definindo nossos comportamentos.

É bem verdade que há momentos nas nossas vidas em que o futuro parece incerto e, por mais que Deus esteja pronto para nos acalmar, nossa alma continua gritando a plenos pulmões achando que não terá uma solução. Nessas horas, que precisamos olhar e dirigir para nossa alma aflita, ansiosa, agitada e dizer: Por que você está assim tão triste e perturbada, ó minha alma? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei” (Salmos 42.6)

 Em vários salmos o próprio Davi se dirigia a sí mesmo para afirmar que tinha um Deus que cuidava dele. Ele acreditava que dias melhores virão, por isso que ele não precisava temer a nada, ou seja, ele entendia a importância do diálogo interno.  Mesmo porque, certas palavras dirigidas a sí mesmo podem se tornar crenças, como se fosse verdade absoluta. Então faça uma autocrítica dos seus pensamentos, principalmente acerca da sua própria limitação, assim ajuda o seu cérebro a fluir melhor. O diálogo interno potencializa nossa atenção, nossa capacidade de reflexão, nossa concentração estará mais focalizada. É uma poderosa fonte de motivação. Além disso, melhora a autoestima: “Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você!”  (Salmos 116:7)

Olhe no espelho e diga o seu nome em voz alta: “Roberto, vai dar certo, isso vai passar!” Ao conversar consigo mesmo dará maior segurança pessoal.  Isso pode parecer estranho à primeira vista. Mas saiba que o cérebro funciona muito melhor, sua capacidade de percepção torna-se mais habilidosa. A dica é que seja feita diariamente.

A nossa identidade

Assim como água reflete no rosto, o coração reflete quem nós somos…” (Provérbios 27.19)

Atualmente, em circos da índia, é normal amarrar as patas dos elefantes em uma estaca de madeira. Um animal, que muitas das vezes, pode derrubar uma parede só de se apoiar nela. A sua tromba é capaz de arrancar arvores pela raiz. Então nasce uma pergunta: Como poderia um elefante estar preso em uma pequena estaca de madeira? Na verdade, o processo começa quando o elefante é filhote, pois o elefante não tem força o suficiente para romper com a corda e nem com a estaca. Ele tenta, repetidas vezes se libertar, depois de várias tentativas percebe que não consegue, então o elefante crescia e assimilava que a corda e à estaca são mais fortes, ou seja, cria uma imagem interna que a estaca e a corda é mais forte.

Essa comparação entre o elefante e a pequena estaca nos ensina que imagem que criamos em nossa mente vai determinar o seu comportamento, controlar a sua identidade e mudar o seu estilo de vida. Assim como o versículo acima, nos ensina que o reflexo é produzido exatamente a minha imagem, isto é, quem eu sou. Em outras palavras, aquilo que afeta o nosso coração vai afetar a nossa identidade. A palavra de Deus está repleta de advertência a respeito do coração (mente): “guarda o coração, porque dele precede a fonte da vida…” (Provérbios 4.23).

 Quando queremos macular um rio, não precisa correr atrás de toda a extensão do rio, basta macular a nascente do rio, pois afetará todo resto. Por esse motivo que a mente é a fonte inicial de toda impureza: “A boca fala aquilo que o coração está cheio…” (Mateus 12.34) Quando o nosso relacionamento com a palavra é superficial nós temos uma pequena sombra de quem nós somos. Agora, quando criamos vínculo com a palavra, não apenas na leitura, mas também na meditação e na prática. Essa identidade começa a penetrar mais fundo dentro de nós ao ponto de não trazer nenhuma crise ou dúvida acerca da nossa identidade. (Veja volume 8, pag. 37)

Você é mais que seus olhos podem imaginar, apenas deixa o próprio Deus formar no seu coração a sua verdadeira identidade. Em trazer a consciência que junto com Deus pode vivenciar coisas extraordinárias:  “O povo que conhece o seu Deus será forte e fará proezas…” (Daniel 11.32b)

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

leia mais…

Percepção espiritual

Inteligencia espiritual

Cegueira espiritual

«
»

1 Comentário

Deixe o seu comentário