O Discernimento

” Mas o alimento solido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, sabem discernir tanto o bem quanto mal.” (Hebreus 5.14)

A palavra “discernimento” se define na capacidade de compreender e saber lidar com situações ou circunstâncias na vida; É saber separar o certo e o errado; Consegue julgar, avaliar, apreciar e decidir. Assim como Paulo afirma em 1Corintios 2.14-15: “Quem não tem o Espírito Santo não entende que vem de Deus, porque elas são discernidas espiritualmente.”

A história de Davi e Golias, por exemplo, mostra com clareza o que é discernimento espiritual. Em 1Samuel 17.26 diz que Davi soube discernir que aquela batalha com Golias era uma batalha Espiritual ao dizer: “Golias estava afrontando o Deus de Israel…” Além disso, Davi tinha o pleno entendimento que a vitória vinha de Deus ao afirmar em 1Samuel 17.46 : “hoje mesmo o Senhor entregará nas minhas mãos…”Davi não mencionou a sua funda, habilidade e sua capacidade humana. isto é, não é um elemento material, mas sim, o elemento espiritual: SUA FÉ. E por causa da fé, Davi conseguia enxergar o que ninguém enxergava, Ele discernia o que ninguém discernia e fez o que ninguém fez. Por isso, deixe de lado a sua argumentação, racionalidade e sua lógica de lado.

Portanto, analise com olhos de Deus os seus problemas: Será que você não esta conseguindo discernir que certos desenhos, jogos na internet, novelas, filmes e seriados esta destruindo os seus filhos? Será que o motivo de dar tudo errado é um sinal que não é da vontade de Deus? Será que essa  fraqueza espiritual pode ser pecado não confessado? Será que você não consegue discernir que as brigas constante na sua casa, na sua família, na sua igreja, ou até mesmo, na sua depressão,  pode ser algo espiritual  e não  natural?Peça ao Senhor que ajude a compreender e discernir tudo aquilo que você esta enfrentado, pois nem tudo é espiritual e nem tudo é algo natural.

Discernimento Espiritual

“Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.” (Atos 16:18)

Na narrada no livro dos Atos, encontramos Paulo e Silas se dirigindo a um local perto do rio para fazer suas orações diárias. Nessa cidade, Paulo e Silas se encontram com um grupo de mulheres tementes a Deus. Um dia, quando iam para a oração, foram abordados por uma jovem escrava que possuía um espírito de adivinhação, que era muito rentável para os seus senhores. A jovem escrava seguiu Paulo e Silas por vários dias, gritando: “esses homens são servos do Deus Altíssimo e anunciam o caminho da salvação para todos vocês” (At 16,17). Paulo, irritado com os gritos da jovem, expulsou o espirito maligno. Os patrões da jovem, por sua vez, furiosos por perderem sua fonte de renda, arrastaram Paulo e Silas a praça principal para serem julgados. Os membros do tribunal mandaram despir Paulo e Silas, e torturou e colocaram na prisão

Quem poderia imaginar, que atrás de um elogio, havia um espirito de adivinhação. Em meios as palavras bonitas, o apostolo Paulo teve a percepção, clareza e o discernimento para entender que aquilo era um espirito maligno: “Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona.” (Provérbios 20.5)

A falta de discernimento é um mal em nossa geração. Aliás, a cegueira é uma deficiência visual a privação do sentido da visão, seja uma perda total ou parcial. Segundo dicionário, também tem um sentido figurado que pode significar distúrbio da razão, falta de discernimento. Ela resulta do apego ao caminho mais fácil e prático, sem renúncia, sem comprometimento. Desvaloriza um pensamento reflexivo. Perceber diferenças sutis das artimanhas do inimigo é ainda mais difícil, porque a própria percepção foi cauterizada pela impureza, o raciocínio das consequências das suas próprias escolhas fica limitada e a visão da realidade fica comprometida. Discernir, ou seja, perceber diferenças entre o certo e o errado, torna-se cada vez mais difícil. Não tem clareza e bom senso nas suas escolhas. Seus critério e prioridade são baseado em seu próprio interesse.

CONCLUSÃO

Somente através das escrituras que conseguirá obter o discernimento necessário das suas escolhas. É através dela que dará capacitação necessária para identificar os perigos do caminho (Salmos 119.130)

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário