A glória de Deus

B30

Autor Esdras Ferreira

A glória de Deus

“A glória de Deus se foi de Israel, porque a arca da aliança foi roubada pelos Filisteus…” (1Samuel 4.21)

A arca da aliança simbolizava a “presença de Deus” ou “A gloria de Deus”, que garantia o favor, proteção, cuidado e a benção de Deus ao povo de Israel. Segundo o relato histórico, a arca da aliança ficou mais de 369 anos em Siló. Os filhos de Eli, Hofni e Finéias, que eram o sucessores de Eli, coordenava de forma irresponsável, com isso, a ira do Senhor se ascendeu contra eles: “A arca foi tomada do povo de Israel…” (1Samuel 4.5)

É claro, que a gloria de Deus nunca sai da noite para o dia, isso é, por causa dos atributos de Deus: seu amor, Sua misericórdia, bondade, longanimidade e justiça: “Considere a bondade e a severidade de Deus…” (Romanos 11.22). Deus sempre criará um meio de nos alertar antes de manifestar o seu juízo: “Deus enviou uma profeta para alertar o sacerdote Eli para  consertar seus filhos…” (1Samuel 2.27). Quando nos quebrantamos e reconhecemos o erro, a justiça do perdão de Deus é a primeira a entrar em ação. Em contra partida, o juízo de Deus é a ultima que entra em ação, quando pecamos e não confessamos.

Assim sendo, quando não correspondemos aos avisos de Deus, você perderá total afeto natural: “Por não se interessar ao conhecimento de Deus; Deus entregará ao sentimento da maldade…” (Romanos 1.28). O pecado não confessado, não produzirá indignação ou remorso, isto é, tornará algo natural. As nossas atitudes e escolhas é que vai gerar a perda da gloria de Deus: “O que o homem semear, isso também colherá…” (Gálatas 6.7). Entretanto, Deus nos convida: “Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vós. Troquem o vosso riso por choro e a alegria por tristeza..” (Tiago 4.8-9) Quando Deus pede  para chorar é um sentido de dor da perda. É saber que perdeu algo valioso: A presença de Deus. É basicamente, deixar o Espírito Santo nos confrontar e convencer  do pecado. Peça ao Senhor que produza “dor” do erro cometido. A dor por ter errado vai depender do nível do entendimento da dimensão que o pecado causou.

Leia mais

A presença de Deus

Lugar solitário

Segredos de Deus

Se você gostou dessa mensagem então não deixe de comentar, Curtir nossa pagina no facebook e se escreva em nosso canal  You tube! Mensagens novas todas as Quintas e Sextas-Feiras.Também, não se esqueça de adquirir nossos livros devocionais para ajudar a nossa instituição Missão Vida Nova!