Coração protegido

“Acima de tudo, guarda o seu coração, pois dele procede ao caminho da vida…” ( Provérbios 4.23)

O coração é o símbolo do centro da vida humana. É a sede das emoções. É o mundo interior do homem. É neste lugar que guardamos os pensamentos, desejos e sentimentos. Quando o texto diz para guardar o coração, esta dizendo para preparar o coração contra adversidade e lutas que virão em nossa vida. Guardar se define em proteger, zelar, cuidar, investir, valorizar e priorizar. É saber colocar freios nas suas emoções contra o ódio, raiva e tristeza. É saber avaliar, analisar, julgar e decidir. Como por Exemplo, não se apaixonar por qualquer pessoa facilmente.

Agora, se você deseja proteger o seu coração, aprenda que a única maneira é meditar diariamente na palavra de Deus – uma vida devocional: “Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti…”  (Salmos 119.10-11)

A palavra tem a  função de proteger contra lixo e entulho do diabo (incredulidade, medo, insegurança, dúvidas das promessas, etc). Além do mais, vai te direcionar o melhor caminho, ajudando a valorizar e priorizar o reino de Deus. Mesmo porque, Tudo o que você considera importante é aquilo que seu coração vai desejar e priorizar: ” Onde estiver o vosso tesouro, ai estará o vosso coração…”(Mateus 6.21)

Porque  o alvo supremo da palavra de Deus, não é só o conhecimento, mas uma transformação de dentro para fora, fazendo o seu coração voltado para Deus. Levando uma mente moldada, controlada e dominada pelo Espírito Santo: “guarde o seu coração, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e darão a você prosperidade e paz…” ( Provérbios  3.1-2).

Peça ao Senhor que o seu coração não fique vulnerável contra os ataques do inimigo. Porque um coração protegido tem a capacidade de ser flexível nos problemas, isto é, um equilíbrio emocional, agindo com racionalidade  e inteligência.

Tábuas do coração

“Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração…” (Provérbios 3.3)

O escritor exorta os seus leitores a escrever a fidelidade e benignidade na “tábua do coração”. Em outras palavras, escreva-os na tábua da mente. Uma maneira de não esquecer e abandonar as leis de Deus. A lei moral escrita na bíblia não é apenas para ser aceita como um código ética moral, mas para ser recebida na mente e fazer parte da nossa natureza. Ao escrever na alma é mais permanente e convincente do que escrita pela caneta. Com base nisso, o que Deus espera não é apenas aprender e decorar, mas que a palavra possa canalizar, internalizar e reproduzir dentro de nós, ao ponto de ser como Ele é. A expressão “tabuas do coração” e uma forma que ocorre também em Jeremias 31.33 “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo…”

O Profeta Jeremias testifica que é obra peculiar de Deus escrever sua Lei em nossos corações. Visto que esse favor é justamente d‘Ele, e reivindica toda a glória a Ele. De fato, sem a ajuda da graça de Deus, não somos capazes de cumprir a Lei e, portanto, eles concedem algo em auxílio do seu Espírito.

O apostolo Paulo afirma que Deus não quer dar um livro cheio de regras, mas um ministério do seu Espirito e que as leis sejam cravadas no coração. (2Coríntios 3.3). Uma doutrina que penetra no coração e reforma todas as faculdades internas da alma, de modo que a obediência seja voluntaria e espontânea. Tornando assim um espelho da sua gloria. Em ser sua natureza dele aqui na terra. Uma vida governada pelo seu Espirito. Quando seus ensinamentos estão em nosso íntimo isso faz que deixamos de ter uma vida inconstante na caminhada com Deus. As circunstâncias adversas não afetam e nem abala seu interior, ou seja deixam o coração protegido e blindado contra o lixo desse mundo. Sejamos como salmista Davi que guardou a palavra no coração para não pecar contra o Senhor (Salmos 119.11). Então que sua vida esteja revestida a altura do teu chamado.

Não permita que o inimigo te faça uma presa fácil. Deixe as palavras de Deus penetrar em seu íntimo para que tenha uma vida plena e abundante. Deus tem coisas grandes para sua vida. Deus tem um caminho de sucesso para sua vida. Levanta-te!

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

Leia mais

A prudência

O primeiro amor

Decisões da vida

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário