Coração protegido

B20

Autor Esdras Ferreira

Coração protegido

“Acima de tudo, guarda o seu coração, pois dele procede ao caminho da vida…” ( Provérbios 4.23)

O coração é o símbolo do centro da vida humana. É a sede das emoções. É o mundo interior do homem. É neste lugar que guardamos os pensamentos, desejos e sentimentos. Quando o texto diz para guardar o coração, esta dizendo para preparar o coração contra adversidade e lutas que virão em nossa vida. Guardar se define em proteger, zelar, cuidar, investir, valorizar e priorizar. É saber colocar freios nas suas emoções contra o ódio, raiva e tristeza. É saber avaliar, analisar, julgar e decidir. Como por Exemplo, não se apaixonar por qualquer pessoa facilmente.

Agora, se você deseja proteger o seu coração, aprenda que a única maneira é meditar diariamente na palavra de Deus – uma vida devocional: “Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti…”  (Salmos 119.10-11) A palavra tem a  função de proteger contra lixo e entulho do diabo (incredulidade, medo, insegurança, dúvidas das promessas, etc).

Além do mais, vai te direcionar o melhor caminho, ajudando a valorizar e priorizar o reino de Deus. Mesmo porque, Tudo o que você considera importante é aquilo que seu coração vai desejar e priorizar. Assim como diz em Mateus 6.21: ” Onde estiver o vosso tesouro, ai estará o vosso coração…” Porque  o alvo supremo da palavra de Deus, não é só o conhecimento, mas uma transformação de dentro para fora, fazendo o seu coração voltado para Deus. Levando uma mente moldada, controlada e dominada pelo Espírito Santo: “guarde o seu coração, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e darão a você prosperidade e paz…” ( Provérbios  3.1-2). Peça ao Senhor que o seu coração não fique vulnerável contra os ataques do inimigo. Porque um coração protegido tem a capacidade de ser flexível nos problemas, isto é, um equilíbrio emocional, agindo com racionalidade  e inteligência.

Leia mais

A prudência

O primeiro amor

Decisões da vida

Se você gostou dessa mensagem então não deixe de comentar, Curtir nossa pagina no facebook e se escreva em nosso canal  You tube! Mensagens novas todas as Quintas e Sextas-Feiras.Também, não se esqueça de adquirir nossos livros devocionais para ajudar a nossa instituição Missão Vida Nova!