Cuidado de Deus

B27

Autor Esdras Ferreira

Cuidado de Deus

“Assim, como tu não sabes qual o caminho do vento, assim também não sabes as obras de Deus.” (Eclesiastes 11.5)

Às vezes, as circunstâncias nos atingem de tal maneira que parece que estamos com uma maldição, produzindo uma crise de questionamentos a respeito do cuidado de Deus. Então Salomão tenta explicar o cuidado de Deus, usando uma ilustração do caminho do vento. As correntes do ar se alteram o tempo todo, muda constantemente, que fica difícil definir o seu caminho.

Assim também é o cuidado de Deus, nem sempre iremos conseguir, de forma imediata, acompanhar ou perceber o seu cuidado: “Que os pensamentos de Deus são mais alto que os nossos.” (Isaias 55.8) Ao contrário, que, a maioria das tempestades da nossa vida, é nós mesmo que criamos. Tudo por causa do nosso livre arbítrio, que é a capacidade de escolha. (Efésios 4.27)

Entretanto, há circunstâncias que é ação divina, a permissão de Deus para um propósito, para um plano especial e específico. José, por exemplo, compreendia o cuidado de Deus ao afirmar para seus irmãos:  “Vocês planejaram o mau contra mim, porém Deus transformou em bem.” (Genesis 50.20) Isso nos ensina uma grande lição: A fidelidade e o cuidado de Deus não é medida pelas circunstâncias. Mesmo porque, a nossa fé tem que ser apoiada no caráter de Deus, ou seja, amá-lo naquilo que ele é.

Na verdade, o que Deus precisa é de pessoas que confie nele, crendo que ele esta no controle. Crendo em um Deus que tem o poder transformar as suas circunstâncias ao teu favor. Em Hebreus 10.38 diz: “que o justo viverá pela fé…” Viver pela fé é ter a capacidade de compreender, descansar e confiar só pelo fato de Deus ter falado em sua promessa em Mateus 28.20:  “Que não nos deixará e estará conosco todos os dias…” Em 1 Pedro 5.7 diz: “Lançar sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de ti.” Peça ao Senhor que ajude em não murmurar, mas agradecer. Em não questionar, mas adorar.

Leia mais

Caminhos e feitos de Deus

Propósitos de Deus

Guiados por Deus

Se você gostou dessa mensagem então não deixe de comentar, Curtir nossa pagina no facebook e se escreva em nosso canal  You tube! Mensagens novas todas as Quintas e Sextas-Feiras.Também, não se esqueça de adquirir nossos livros devocionais para ajudar a nossa instituição Missão Vida Nova!