Derramar o coração

B1

Autor Esdras Ferreira

Derramar o coração

“…Derrame diante Dele o coração, pois ele é o nosso refúgio e consolo…” ( Salmos 62.8)

A palavra “derramar”, em seu sentido mais básico, no  hebraico “šãphakh”[1], se refere ao derramamento de alguma coisa, como de um liquido no chão ou de sangue no altar – raiz primitiva para derramar (sangue, libação, metal líquido; ou mesmo um sólido – nesse caso, amontoar); também, de modo figurado: empregar (vida, alma, queixa, rasgar o coração, mostrar o que esta por dentro, Jogar  tudo para fora, Derramar o seu ser, etc) É, basicamente, depositar tudo diante do Pai: dúvidas, fraquezas, inseguranças, incompreensões, injustiças, temores, mágoas – é contar tudo, sem rodeios e sem máscaras.

O livro de Salmos, por exemplo, é muito transparente em questão das emoções – mostra de forma honesta, isto é, desnuda suas emoções: “Estou exausto de tanto gemer. De tanto chorar inunda de noite a minha cama; de lagrimas encharco o meu leito…” (Salmos 6.6). Na verdade, as nossas orações não é apenas informar a Deus os nossos problemas, mas sim, levar a nossa transparência do lado de dentro e dirigir a nossa dependência a Deus: A intimidade facilita a gente expressar os nossos sentimentos e nossas emoções. Quando a intimidade é frágil, temos a dificuldade de chorar nos cultos ou no nosso devocional com Deus. Antigamente, era normal ver irmãs levando lenço para o culto, pois tinha certeza que ao decorrer do culto as lágrimas desceriam. Mesmo porque, as lágrimas expressa nossa sensibilidade e nosso afeto pelas coisas de Deus.

A intimidade produz saudades. Quando ficamos um bom tempo indiferente e frio com as coisas de Deus, a intimidade tem a capacidade de resgatar o que você era antes. Fazendo sentir dor pela perda, ou seja, produz saudades do tempo que sentia a presença de Deus ou do tempo que Deus falava com você pessoalmente.

Leia Mais.

Segredos de Deus

Intimidade Profunda

Meditação na Palavra

Aba Pai

Alma que suspira

Anseio da corsa

Se você gostou dessa mensagem então não deixe de comentar, Curtir nossa pagina no facebook e se escreva em nosso canal  You tube! Mensagens novas todas as Quintas e Sextas-Feiras.Também, não se esqueça de adquirir nossos livros devocionais para ajudar a nossa instituição Missão Vida Nova!

https://www.facebook.com/missaovidanova.com.br/

https://www.youtube.com/channel/UCOL4P3KriACvPBnxfdhs6yw