Afiando o machado

“Se o machado está cego e sua lâmina não for afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso…” (Eclesiastes 10.10)

Um certo dia, um jovem desafiou o seu velho mestre sobre quem conseguiria cortar mais arvores em menos tempo. Quando o jovem empolgado começou a cortar, percebeu que, a maioria das vezes, o velho mestre ficava sentado. No final da competição o jovem viu que o velho mestre tinha cortado muito mais árvores: – Mas como o senhor conseguiu? Quase todas as vezes que olhei, você estava descansando? – Perguntou surpreso o jovem. Então o mestre respondeu sorrindo: – Não, meu jovem, eu não estava descansando! Eu estava afiando o machado!

Essa ilustração fala justamente em engrandece o valor da sabedoria para alcançar os nossos objetivos. Salomão usa uma ilustração de um machado cego, onde exigirá mais força e energia, entretanto, se for afiado, terá melhores resultados e com mais eficiência, sem muito esforço e luta. Tudo dependerá da sua disposição em “afiar o machado”.

A expressão é uma simbologia do cuidado do nosso mundo interior, na qual, exigirá uma boa gestão de seu tempo, neste mundo que nos vence pela pressa e nos esvazia pela superficialidade. Muitas das vezes, a pressa nos torna ansiosos, às vezes, precipitamos em subir de cargo ministerial.

Nos desafios do nosso ministério, às vezes, será necessário, pararmos de pregar para poder refletir, parar de falar para poder ouvir, parar de ensinar para poder aprender: “Para tudo há uma ocasião certa… Há um tempo de calar e tempo de falar…” (Eclesiastes 3:1-8) Na verdade, Deus quer criar base e fundamento, pois antes da expansão externa, tem que haver uma grande expansão interna.

O palito de fósforo, por exemplo, pega fogo rápido, mas também, apaga rapidamente, por causa da sua pequena estrutura. Por isso, Deus que nos dar estrutura para que atuação do Seu Espirito possa ser mais intensa em nossa vida, pois cumprir o ministério deve ser um projeto de vida e jamais uma simples aventura movida pelo sentimento da paixão.

Se você quiser ser realmente bem-sucedido no seu ministério e ter uma vida mais feliz, estabeleça prioridades em sua vida, como por exemplo: tempo a mais na oração, um tempo a mais com a sua família, um tempo a mais com seu descanso.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

Leia mais

Lugar solitário

a fonte dos que clamam

A unção de Deus

«
»

4 Comentários

  1. Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!

  2. I do not know if it’s just me or if everybody else experiencing issues with your website.
    It seems like some of the written text in your content are running off the screen. Can somebody else please provide feedback and let me know if this is
    happening to them too? This may be a problem with
    my internet browser because I’ve had this happen previously.
    Cheers

Deixe o seu comentário