Afiando o machado

e16

Autor Esdras Ferreira

Afiando o machado

“Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso…” (Eclesiastes 10.10)

O texto engrandece o valor da sabedoria para alcançar os nossos objetivos. Ele usa uma ilustração de um machado cego, onde exigirá mais força, entretanto, se for afiado, terá melhores resultados e com mais eficiência, sem muito esforço e luta. Tudo dependerá da sua disposição em “afiar o machado”. A expressão “afiar o machado” é uma simbologia do cuidado do nosso mundo interior, na qual, exigirá uma boa gestão de seu tempo, neste mundo que nos vence pela pressa e nos esvazia pela superficialidade. Muitas das vezes, a pressa nos torna ansiosos, às vezes, precipitamos em subir de cargo ministerial. Veja essa ilustração:

“Um jovem desafiou o seu velho Mestre sobre quem conseguiria cortar mais arvores em menos tempo. Quando o jovem empolgado começou a cortar, percebeu que, a maioria das vezes, o velho mestre ficava sentado. No final da competição o jovem viu que o velho Mestre tinha cortado muito mais árvores.

– Mas como o senhor conseguiu? Quase todas as vezes que olhei, você estava descansando? – Perguntou surpreso o jovem

– Não, meu filho, eu não estava descansando! Eu estava afiando o machado!” – Respondeu o Mestre

Nos desafios do nosso ministério, às vezes, será necessário, pararmos de pregar para poder refletir; parar de falar para poder ouvir; parar de ensinar para poder aprender. Na verdade, Deus quer criar base, fundamento, pois antes da expansão externa, tem que haver uma grande expansão interna. O palito de fosforo, por exemplo, pega fogo rápido, mas também, apaga rapidamente, por causa do sua pequena estrutura. Deus que nos dar estrutura para que atuação do seu Espirito possa ser mais intensa em nossa vida. Por esse motivo que Deus não quer fazer de você como um “guepardo africano” (é o felino mais rápidos do mundo – 115km/h), porém, pelo fato do coração ter uma estrutura pequena, para  de correr em poucos minutos.

Cumprir o ministério deve ser um projeto de vida e jamais uma simples aventura movida pelo sentimento da paixão. Esse princípio de planejamento espiritual, emocional e intelectual pode ajudar a evitar a “pobreza ministerial”: …para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (2Timoteo 3.16)

Leia mais

Lugar solitário

a fonte dos que clamam

A unção de Deus

Se você gostou dessa mensagem então não deixe de comentar, Curtir nossa pagina no facebook e se escreva em nosso canal  You tube! Mensagens novas todas as Quintas e Sextas-Feiras.Também, não se esqueça de adquirir nossos livros devocionais para ajudar a nossa instituição Missão Vida Nova!