Aspirando ao Episcopado

“Fiel é a palavra: se alguém deseja o episcopado, excelente obra almeja” (1Timoteo 3.1) 

A palavra episcopado significa pastor, presbítero, bispo ou ancião, ou seja, são aqueles que tinham a nobre função de visitar, cuidar e zelar da igreja. Isso indica que, o episcopado se baseia em função, trabalho e dedicação, não apena posição ou título (Romanos 12.7). Atualmente, existem muitas pessoas que querem ser usados por Deus, e isto é louvável, mas o que me intriga é: “Quais as verdadeiras motivações que desejam querer o episcopado?”

Deus não espera só resultados e métodos, mas sim, espera motivações corretas, interesses dignos de aprovação de Deus, porque o nosso coração é tendencioso e egoísta, por esse motivo que somos tentados a desejar somente a fama, os elogios, as posições de destaque, o reconhecimento. (Veja volume 8, pag. 63)

Quando o apostolo Paulo diz “quem aspirar o episcopado” significa desejar intensamente; anelar por; uma profunda intensidade; sentir anelo na alma por servir (1 Timóteo 1:12) É bom lembrar que, o ministério é baseado mais no exemplo do que nas suas habilidades. Seu exemplo de vida tem que ser o seu maior anseio antes do desejo ministerial. Veja que 1Timoteo 4. 3-12 fala de uma lista de exigências e qualificações para se envolver no ministério: Ser irrepreensível; que governe bem a sua casa; temperante e sóbrio; moderado; Hospitaleiro; Apto para ensinar; não violento; ter bom testemunho…”

Observe que todos os requisitos implícitos para um bom ministro estão nos traços de caráter, apenas o ‘Apto para ensinar’ está ligado habilidade. Logo, o que determina o ministério não é o talento e habilidade, mas a sua integridade, seus valores e seu caráter. Eles são os fatores mais relevantes na avaliação.

Aliás, Deus não está preocupado em alguém para fazer apenas coisas para seu reino, não que Ele necessite de nosso trabalho, mas Deus precisa, antes de tudo, que o conheçamos através de uma transformação de vida. Sim, precisamos executar e realizar a obra de Deus, mas primeiramente precisamos deixar que Deus execute a Sua obra em nossa vida.

O amor que devemos ter para o nosso chamado, deve ser o transbordar do amor que temos para conosco mesmo.  “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem…” (1 Timóteo 4.16) Infelizmente, nos tempos atuais, estamos vivendo um tempo de crise de identidade. Muitos ministros perderam seus verdadeiros valores. Por esse motivo que Paulo exorta Timóteo a conservar valores, manter princípios, permanecer naquilo que aprendeu, ou seja, não se envolver na ganância, egoísmo, interesses pessoais, heresias: “Quanto a você, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção…” (2 Timóteo 3:14). Na verdade, conforme o nosso ministério cresce alguns valores podem ser comprometidos e perdidos, com isso, nos leva a ser comparado como nuvem sem chuva (Judas 1.12).

Quando queremos resgatar valores perdido, devemos entender, primeiro, o que esses valores representam para o seu ministério, só então que você irá buscar com intensidade e prioridade.  

O que vem à mente das pessoas quando fala do seu nome? O que elas dizem ao seu respeito quando você não está por perto? O que as pessoas mais próximas dirão quando você tiver morto em um caixão? Quer queira quer não, estamos construindo um nome, uma reputação, um caráter. A maior herança que podemos deixar para os nossos filhos não é o nosso patrimônio, mas o nosso caráter a nossa integridade, porque podemos construir um patrimônio em questão de dias, mas construir um caráter leva anos. Tudo vai depender como a gente vai deixar ser moldado pela vida, circunstâncias, problemas e pelas influências que absorveu ao longo da vida.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

Leia mais

Capacitados por Deus

Esquecido no anonimato

Flecha na mão do arqueiro

«
»

1 Comentário

  1. gate io ekşi disse:

    This article opened my eyes, I can feel your mood, your thoughts, it seems very wonderful. I hope to see more articles like this. thanks for sharing.

Deixe o seu comentário