Atalaia sobre os muros

“Coloquei atalaias em seus muros. E eles jamais descansarão, até que estabeleça Jerusalém por objeto de louvor…” (Isaías 62: 6,7)

No antigo testamento, atalaia era uma pessoa designada a vigiar determinada área. Neste caso, é sinônimo de sentinela ou vigia. São colocadas essas atalaias em lugares estratégicos para avisar de ataques inimigos que tentam invadir ou de ladrões que tentam roubar a colheita (Ezequiel 33:3-4). Para ser uma atalaia, tinha alguns requisitos: não podia ser aventureiro, irresponsável, cego, surdo, sonolento, descuidado ou infiel, pois um simples erro poderia comprometer e arruinar toda uma nação. Além disso, os atalaias eram os principais alvos do inimigo, pois se os mesmos fossem atingidos, as pessoas que dependiam dele ficariam inseguras e seriam alvos fáceis.

Atalaia tem que ser sensível ao ataques do inimigo

Também, era normal os atalaias subirem na torre com os pés descalços, pois ajudava a ter mais sensibilidade na vibração da presença de inimigos, ou seja, além do atalaia ter uma vida solitária na torre, tinha que ser muito sensível a barulhos ou ruídos. Simbolicamente, os muros falam de proteção. As torres falam de preparo, ou seja, o seu preparo espiritual tem que ser maior que a sua responsabilidade ministerial, pois as torres eram mais alto que as muralhas.

Quando Isaias enfatiza que os “atalaias jamais descansarão” demostra uma entrega absoluta, uma doação completa – sentir e colocar no lugar do povo. Moises, por exemplo, estava disposto perder a sua própria salvação pelo povo: “perdoa-lhes o pecado desse povo, se não, risca-me do teu livro.”(Êxodo 32:32). Este teste revelou em Moises seus reais sentimentos pelo povo, revelou a grandeza do seu caráter. Ele conseguiu enxergar o coração de Deus. Com essas declarações, Deus sabia que as motivações de Moises não eram egoístas e interesseiras, mas coração preocupado com o povo. Como também Jeremias, quando intercedia se colocava no lugar do povo (Lam 5.16). Não adianta desempenharmos nossas funções no ministério se o amor não for o centro das nossas ações. O amor deve ser o motivo principal pelo qual servimos a Deus (1João 4:7-8)

Será que você teria coragem de declarar como Isaias 21.8 descreve: “Gritou o atalaia como leão: Senhor! Sobre a torre de vigia estou em pé continuamente, durante o dia e de guarda me ponho noite inteira!”

SER UM ATALAIA É UM SENSO DE URGÊNCIA

“A natureza clama pela manifestação dos filhos de Deus…” (Romanos 8.19)

O apostolo Paulo declara que existe um chamado e um clamor urgente. Uma expectativa de Deus e da terra ao nosso respeito. Um senso de urgência. Um grito por socorro. Um desespero por aquilo que recebemos da parte de Deus possa ser manifestado: “Eis que vêm dias, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão e nem sede de água, mas fome de ouvir as palavras do Senhor…” (Amós. 8.12). Estamos vivendo isso em nossos dias, pessoas estão andando errante de uma parte a outra, estão buscando a genuína palavra que confronta com o pecado, que anima a alma aflita e que cura o coração ferido, porém não estão achando, porque se deparam em lugares com nomes de “igreja”, que não estão pregando a genuína palavra

Infelizmente, o mundo tem caminhado num grau de iniquidade tão grande que não a mais tempo em pregar mensagem que alimente o ego das pessoas. Não há mais tempo para pregar um evangelho enlatado, sem cruz e sem morte do Eu. Em razão disso, precisamos deixar nossos próprios conceitos, nossa opinião e seguir o que Jesus nos propõe em “negar-se a si mesmo e tomar a nossa cruz.” (Lc 9.23)

Assim como o caso do profeta Jonas, que recebeu a revelação para ir a Ninive: “vá depressa…” (Jonas 1.2) Entretanto, Jonas queria ficar na sua zona de conforto, apoiado em seus argumentos, viajou para Tarsis, fugiu da rota. Ele tinha sua opinião sobre Ninive e não quis obedecer. Foi necessário que o Senhor o colocar na barriga de um grande peixe para que ele voltasse atrás. Será que Deus tem que fazer isso conosco? Portanto, chega de religião, liturgias e outras coisas que não nos levam a atender o chamado de Deus para nós: “Traga todos os filhos até os confins da terra, todos aqueles que o reconhecem, pois criei para minha gloria…” (Isaias 46.7). Ser criado para a Sua gloria, vai além das declarações verbais, mas faze-Lo conhecido. Ser espelho. Refletir quem Deus é. Incendiar corações. Amar e servir pessoas

É tempo de acordar! Deus tem pressa em te usar. As pessoas e as nações esperam por você. Deus espera que manifeste tudo aquilo que você recebeu dEle: talento, habilidade, graça, dom, etc. Entenda que o Senhor está vindo buscar uma Noiva e não uma menininha mimada e imatura.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

Leia mais

Colocando na brecha

Eis-me aqui! Envia-me a mim!

Flecha na mão do arqueiro

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário