Até que se tornou forte

Foi maravilhosamente ajudado pelo Senhor, até que se tornou forte. E, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína” (2Cronicas 26.15)

O rei Uzias teve o segundo mais longo reinado de Israel, 52 anos. Poucos reis de Judá foram tão empreendedores quanto Uzias.  Nada comparado às suas realizações, produziu em Judá um espírito de segurança e de estabilidade. Possuindo um bravo e bem organizado exército, reconquistou diversos territórios perdidos, reedificou cidades, reviveu o comércio, fortaleceu a parte financeira e a parte econômica da nação. Durante muitos anos, ele buscou o Senhor; e, enquanto o fez, Deus lhe deu grande sucesso (2 Crônicas 26:4-5). Entretanto, a história mostra que  “corrompeu o seu coração.”

Esta expressão “até que se tornou forte” nos mostra que Deus já não era necessário para o rei Uzias, pois já chegara onde queria. Deus se tornou descartável. Ele perdeu o senso de sua liderança espiritual. A prosperidade material trouxe o declínio do poder espiritual e o serviço de adoração caiu para o formalismo. O rei Uzias é o retrato do sentimento que há no coração de todos os que buscam ao Senhor por interesse, apenas para alcançar o que querem. Quando o ser humano se envaidece a tendência é cometer loucuras.

Há um provérbio de Salomão que diz: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda” (Provérbios 16.18; Salmos 10.4). A autossuficiência abafa as decisões e interesses de Deus. A soberba leva a um sentimento de superioridade ao ponto de humilhar quem ele acha inferior. Entenda que todos somos diferentes uns dos outros, mas isso não significa que podemos diminuir sua importância e seu valor.

Todos nós somos criados à imagem e semelhança de Deus. Cada vida é especial para Deus. Por esse motivo que Davi considera o orgulho como uma grande transgressão: “Preserve do orgulho, que eles não me dominem! Então serei sincero e integro, e ficarei livre de grande transgressão.” (Salmos 19:13; 1Corintios 15.10; Tiago 4:6)

O orgulho tem um sentido de “apodrecer por dentro”, “estragar a essência”; apodrece o seu caráter, crenças, valores e sua submissão a Deus; Produz um bloqueio no seu relacionamento, restringe o seu caráter e inibe a bondade de Deus. Tome muito cuidado para que você não caia nessa armadilha!

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

Leia mais

Valores espirituais

Soldado desprendido

Humildade

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário