Crescimento espiritual

crescimento espiritual

Autor Esdras Ferreira

Crescimento espiritual

“Jesus crescia em estatura, graça e sabedoria para com Deus e os homens…” (Lucas 2.52)

Neste texto, mostra três aspectos na qual Jesus crescia e desenvolvia, tanto divina quanto terrena: Estatura, Graça  e Sabedoria, que envolve a parte física, social, psicológica e espiritual.  Em cada uma dessas dimensões, Ele deixou um rastro de exemplo para todos nós. Isso nos leva a entender que devemos, também, crescer de forma integral e uniforme, como Jesus cresceu, na qual deve ser o alvo de todo cristão:

“crescia em Estatura…” (1Cor 3:1-8). Os crentes  de Corinto eram criança em Cristo. Não queriam ter comunhão com Deus sem largar as práticas mundanas. Inexperientes na Palavra. Por outro lado, os adultos são completamente diferentes. Alimentam-se com alimento sólido, são espirituais, possuem suas faculdades espirituais exercitadas – são maduros em meio as dificuldades da vida. (Hb 5.13,14).

“crescia em sabedoria” É evidente que essa sabedoria era uma consequência natural da íntima comunhão com Deus que Ele cultivava. Jesus passava horas em oração, às vezes, até mesmo noites inteiras em oração (Lc 6.12), um claro exemplo para todos os seus seguidores: “Sei que desejas a verdade no íntimo; e no oculto do coração me ensinas a sabedoria…” (Salmos 51:6)  É na intimidade que as revelações da sabedoria são manifestadas, pois  a sabedoria ajuda agir com prudência. Mesmo porque, uma pessoa pode ter muito conhecimento e não saber se relacionar com as pessoas em sua volta.

“crescia na graça…”(Favor imerecido) Faz conhecer o mundo de Deus em nós, isto é, experiências pessoas. Ao escrever a sua segunda carta, o apóstolo Pedro exortou os cristãos a desejarem o crescimento: “Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor…” (2Pe 3.18). O cristão deve atentar para o fato de que onde se privilegia apenas o conhecimento intelectual, sem a adição da graça, o levará a uma vida ministerial sofrida e frágil. Da mesma forma, esse mesmo crescimento, onde se privilegia apenas a revelação e menospreza o conhecimento, o conduzirá ao fanatismo.

Um ministério sólido só será possível à medida que você se deixa ser amadurecido por Deus, pois crescimento espiritual não é sinônimo de titulo ou posição ministerial.

Leia mais

Processo de transformação

Minha graça de Deus

Metamorfose da vida

Se você gostou dessa mensagem então não deixe de comentar, Curtir nossa pagina no facebook e se escreva em nosso canal  You tube! Mensagens novas todas as Quintas e Sextas-Feiras.Também, não se esqueça de adquirir nossos livros devocionais para ajudar a nossa instituição Missão Vida Nova!