Renovação espiritual

“Despertem os guerreiros! E de suas foices, façam lanças. Diga o fraco: “Sou um guerreiro! ”  (Joel 3:9,10)

A expressão “diga ao fraco…” é um reconhecimento daquilo que nós somos, isto é, a nossa limitação e vulnerabilidade emocional. Entretanto, o texto nos ensina a mudar o nosso discurso: “Sou um guerreiro!” isto é, entender que não lutará sozinho, Deus estará ao seu lado. É assumir uma atitude de fé e confiança daquilo que Ele determinou. Mesmo porque, Deus é perito em dar força ao cansado, ele tem o poder de tocar em suas fraquezas: “tens fortalecido as mãos fracas. As tuas palavras têm sustentado aos que cambaleavam…” (Jó 4.3,4). Em Jeremias 31.25 Afirma: “O Senhor satisfiz à alma cansada, e sacia toda alma desfalecida…”

O apostolo Paulo ensina, também, que o propósito da força de Deus em nós, não tem a função de apenas aumentar a sua alta estima, mas ajudar a cumprir uma missão: “o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que a mensagem fosse plenamente proclama-da…” (2Timóteo 4:16,17). Desta forma, a força interior é condicionada para aqueles que tem um propósito de vida. (Isaias 58.7-11)

Sinceramente, o ser humano tem uma estrutura que é limitada, não só no aspecto físico, mas também no aspecto emocional. O abatimento tem o poder de nos paralisar emocionalmente e espiritualmente; podemos ter um abatimento na alma, a empolgação pode desaparecer. Aliás, quando deparamos com as nossas próprias limitações e fraquezas nos ajudam a criar  um lembrete que sozinhos não somos nada. Desta forma, ajuda a reconhecer, depender e submeter completamente de Deus: “lembrem-se do Senhor, do seu Deus, pois é ele que lhe capacita e o fortalece…”(Det 8:17,18)

O propósito do Senhor em te fortalecer é fazer de você um instrumento para fortalecer outros, pois só podemos dar aquilo que recebemos: “Somos consolados para vos consolar a vós…”  ( 2 Coríntios 1.4; Isaias 50.4)

Processo de renovação

“Os que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam…” (Isaias 40.31)

A águia é a única ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver cerca de 70 anos. Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa passar por um processo difícil de renovação. Aos 40 anos, suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas com facilidade para se alimentar. O bico alongado e pontiagudo se curva, apontando contra o peito, perdendo habilidade de travar suas pressas. Suas penas envelhece e perde o brilho, ficando pesadas e dificultando no voo. Nessa situação, a águia só tem duas alternativas: Morrer de fome ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar cinco meses. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se esconder.

Ao encontrar esse lugar solitário, a águia começa a bater o bico contra as rochas até conseguir arrancá-lo. Espera nascer um novo bico, com o qual irá arrancar as suas velhas unhas encurvadas. Com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas pesadas. Após todo esse processo, ela pode voltar a voar livremente, então, por mais 30 anos.

Ao comparar com a nossa vida, também precisamos ser renovados, pois o caminho do sucesso não será nada fácil e não conta com a sorte ou talento, mas, sim, com a perseverança em buscar um constante processo de renovação. A renovação lhe dará forças para você voar a lugares que você nunca chegou antes. As vezes na vida precisamos atualizar a forma como ensinamos, restaurar os altares que edificamos, renovar o entusiasmo que um dia perdemos, reformar nossa fé que um dia professamos. Enfim, toda renovação precisa de sacrifício, esforço e renúncias. Um reconhecimento de que mudar é preciso. É olhar para si, e identificar suas falhas e limitações. Devemos nos despertar e voltar ao nosso lugar solitário para que Deus venha renovar nossa força, nossa fé e o nosso amor: “Aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica. ” (Habacuque 3.2).

Nesse lugar solitário seremos confrontados, consolados e discipulado pelo próprio Deus, na qual nesse lugar que trará um genuíno avivamento e a manifestação da presença de Deus será evidente. O primeiro amor será mais forte e mais intenso, trazendo consigo o temor e a obediência a vontade de Deus.

LEIA MAIS…

RENOVO ESPIRITUAL

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

LEIA MAIS

Renovo espiritual

Força interior

Avivamento

«
»

2 Comentários

  1. Itamar Barbosa de Souza disse:

    Muito bom os comentários

  2. Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me? https://www.binance.com/lv/register?ref=GJY4VW8W

Deixe o seu comentário