Dominando as emoções

Dominando as emoções

Dominando as emoções

“A pessoa que se irrita facilmente provoca contenda, mas o paciente a calma a discussão…”  (Provérbios 15.18)

Quantas vezes que você cobrou de seu cônjuge e acabou gerando uma discussão? Pois é, ás vezes temos a falsa ideia de que cobrança irá gerar os resultados que queremos quando, na verdade, gera raiva e irritação.  Quando convivemos por muito tempo com uma pessoa temos a tendência de agir mais espontaneamente, algumas vezes sem perceber as consequências dessas atitudes.

Consequentemente, vem as cobranças por mudança. Primeiramente, ninguém muda ninguém. Quando alguém nos obriga a mudar certos comportamentos, nossa reação natural e resistir, defender e justificar. É uma maneira normal de proteger quem nós somos, nosso direito de ser como queremos ser, ainda que não agrade o nosso cônjuge. Para poder mudar os hábitos de alguém é preciso, primeiro, aprender influenciar e inspirar essa pessoa com as nossas próprias atitudes.

Ver mudanças significativas e duradouras exige tempo e paciência. Todo processo de mudança leva tempo. Quando você muda as suas atitudes e para de exigir do outro, dará o primeiro degrau para inspirar a mudança na outra pessoa, sem precisar cobrar nada. Cobranças excessivas sufocam qualquer relacionamento.

Quando percebemos que não há mudanças, a tendência é resultar em explosões de temperamento. O interessante que tem pessoas com um gênio mais alterado do que os outros e são mais difíceis de lidar, porque se deixam ser levado pelo impulso. Colocando a desculpa em dizer que tem “pavio curto”.

Aprenda que todos nós somos sujeitos a emoções, mas também somos dotados com inteligência para controlar nossos impulsos. Porque o ciúme excessivo, agressividade, palavras duras, falar mais auto que o outro, agressividade, brigas e discussões constante produz uma redução no afeto e sentimento. Nem sempre o que você sente tem de ser falado, porque as emoções nos fazem pensar em coisas sem sentido.

Como é a maneira que você tem cobrado mudança do seu cônjuge? O conselho é sair do ambiente de discussão ou da briga por três ou quatro horas, só volta quando animo alterado do seu parceiro estiver mais calmo. Isso ajuda aliviar a tensão e não falar bobagem.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema ?

Peça pelo what app (11) 96614-8690 temos livros devocionais com mais de 480 mensagens dividida em 16 volumes. Enviamos pelo correio para você! Temos descontos especiais caso comprar toda coleção. 

Com a compra dos nossos livros você estará ajudando os nossos projetos sociais da Missão Vida Nova que envia cestas básicas em aldeia indígenas.

As mensagens colocadas em nosso site é apenas 20% do conteúdo que esta em nossos livros devocionais. Caso queira se aprofundar mais, peça pelo nosso whats app que enviamos pelo correio.  

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante, então o próprio sistema do google envia para mais pessoas!

Leia mais

Palavras agressivas

Excesso de reclamação

Exercitando o perdão

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário