O diálogo no relacionamento

Diálogo

Diálogo no relacionamento

“As palavras agradáveis são como um favo de mel é doce para a alma e trazem cura para os ossos…” (Provérbios 16.24)

Quem esta casado há anos sabe que, com o tempo, o casal é levado pelo ritmo da rotina.  A pessoa chega em casa tão cansado, que no máximo assiste um filme e dorme. Isso acaba deixando de lado detalhes da relação. Com essa rotina acompanhada com estresse e o cansaço, as brigas serão mais frequentes e tudo torna motivo para encurtar a paciência entre o casal. Deixando irritados e birrentos, com isso, adotando a lei do silêncio, onde não conversa e nem expõe seus sentimentos.

Lembre-se disso, evitar o diálogo não resolve a situação e ainda gera outros conflitos. Aliás, o diálogo é a fonte do sucesso do casal, pois envolve interação, participação, comunicação entre o parceiro, na qual ajuda a lubrificar o sentimento e o afeto. Caso queira melhorar o diálogo com seu cônjuge siga essas três dicas:

Abra mão do seu próprio ego – Não deixar que a magoa domine e tire a paz da sua casa, porque ceder as suas vontades, às vezes, é necessário. Mas sempre de forma equilibrada para que você não fique em desvantagem;

Tenha uma conversa franca e consistente – Exponha seus sentimentos sem atacar, cobrar, criticar e nem muito menos gritar, pois quando sentimos atacados, nosso instinto é lutar ou fugir. A dica é ouvir mais e falar pouco. Inicialmente, apenas ouça para colher informações, deixando a pessoa bem livre para se expressar. Quando interrompemos ou dominamos a conversa, podem levar a brigas, perda de controle e até agressão verbal.

Busque uma solução onde os dois saem ganhando – Tenha um plano de ação onde tenha metas, prazos e definição do que? Quando? Como? Quem ira fazer? Por quê? Só então, agindo com inteligência e racionalidade é que vai determinar um diálogo produtivo e satisfatório, por isso não tenha medo de se expressar seus sentimentos, desenvolva o sentimento de empatia e seja resiliente para lidar as diferenças de opinião;

Como está a comunicação com seu cônjuge? A maneira como falamos e o tom que usamos podem mudar o sentido do que pretendemos dizer. Não basta falar o certo, é necessário falar de maneira certa. Para corrigir uma pessoa tem que ser o tempo certo e o lugar certo, isto é, precisa ter um bom senso.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema ?

Peça pelo what app (11) 96614-8690 temos livros devocionais com mais de 480 mensagens dividida em 16 volumes. Enviamos pelo correio para você! Temos descontos especiais caso comprar toda coleção. 

Com a compra dos nossos livros você estará ajudando os nossos projetos sociais da Missão Vida Nova que envia cestas básicas em aldeia indígenas.

As mensagens colocadas em nosso site é apenas 20% do conteúdo que esta em nossos livros devocionais. Caso queira se aprofundar mais, peça pelo nosso whats app que enviamos pelo correio.  

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante, então o próprio sistema do google envia para mais pessoas!

Leia mais

A comunicação

Pronto para ouvir

Excesso de reclamação

«
»

2 Comentários

  1. Thank you very much for sharing. Your article was very helpful for me to build a paper on gate.io. After reading your article, I think the idea is very good and the creative techniques are also very innovative. However, I have some different opinions, and I will continue to follow your reply.

Deixe o seu comentário