Resolvendo conflito no relacionamento- estratégia da lista

Estratégia da lista

Viver feliz no casamento é uma arte de saber resolver conflitos no relacionamento, isto é, habilidade e a capacidade de discernir os desacordos e resolve-los: “Quem quer ter dias felizes? refreie a língua do mal; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la…” (1Pedro 3. 11). Interessante, que uma pesquisa mostrou que para cada experiência negativa que o casal tem, é necessários cinco experiências positivas para compensar aquela negativa, ou seja, experiências ruins são cinco vezes mais marcantes e poderosas do que as boas. Para isso, segue um auxilio que vai ajudar a compreender melhor a maneira de lidar e resolver conflitos no relacionamento:

Resolvendo conflitos no relacionamento

Lista: Cada um escreva em uma folha de caderno todos os conflitos e criticas que entristece e irrita do seu cônjuge. E também, coisas boas que seu parceiro deveria fazer com ideias e sugestões.

Local: Depois de escrever, escolha um local tranquilo para dialogar sobre a lista. Pode ser uma praça ou um bosque; Na lista escreva: O quê? (problemas, criticas) Como? (Ideias e sugestões de melhorias) Quando? (prazos e metas para solucionar);

Atenção: Não deve debater, justificar, questionar ou cobrar; Faça apenas sua parte em resolve-lo; O que tem que prevalecer é a inteligência e a racionalidade, para que possa ter resultados positivos e satisfatório;

Oração: Se o seu parceiro não quer mudar e nem quer cooperar na melhoria do seu relacionamento, então peça a Deus que toque o coração dele. Peça sabedoria e paciência para lidar com a ignorância dele(a);

Benefícios: [1]Quando escrevemos as criticas conseguimos expressar melhor nossos sentimentos e ideias; [2] ajuda explorar o ponto de vista da outra pessoa; [3]  ajuda a realizar reajustes naquilo que esta fora do “eixo.”

Você esta disposto a mudar o seu casamento? Quando e aonde farão essa estratégia da lista?  O casal é uma equipe, jogando no mesmo time, trabalhando juntos para eliminar e cumprir itens na lista. Cada um fazendo a sua parte. Pode ter certeza, a cada item eliminado é um renascimento. Um novo começo. Uma nova história. Faça a estratégia da lista a cada três meses ou quando você perceber que o seu relacionamento esta saindo dos trilhos.

Resolvendo conflito no relacionamento: Fernanda e Cristiano

O casal, Fernanda e Cristiano, aceitaram o desafio da “Estrategia da lista”. A Fernanda fez uma lista de todas as coisas que irritava do Cristiano, como por exemplo:

“Meu marido não tem atitude para sair para lugar diferente, sempre sou eu que dou a iniciativa! Também, faz tempo que ele não me presenteia com presentes surpresas!”

O marido de Fernanda, por sua vez, disse que não tinha dinheiro, pois tinha muitas dividas para pagar. Mas a sugestão de Fernanda foi:

  • O marido usar o transporte público três vezes na semana, para ter dinheiro para poder sair nos finais de semana;
  • Levar marmita três vezes por semana para o serviço para poder economizar e ter condição de comprar presentes;
  • A Fernanda também vai ajudar, vendendo “produtos de beleza” para ter um dinheiro extra para ajudar o marido;

Após darem as sugestões, o marido se prontificou em:

  • Duas vezes ao mês presentear com pequenas surpresas (uma rosa, bombom, uma lembrancinha simples, etc);
  • Uma vez ao mês levar a esposa para um lugar diferente, nem que seja tomar um sorvete na praça;

Observação: Caso o marido não cumprir, a esposa não deverá ficar cobrando. Apenas faça a sua parte, pois seu exemplo vai incentivar a mudar o seu cônjuge.

Leia mais

O diálogo no relacionamento

A comunicação

Pronto para ouvir

  • Curta nossa pagina no facebook;
  • Mensagens novas todas as Quintas e Sextas-Feiras;
  • Adquira nossos livros devocionais!