Verdadeiramente Livres

“Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós…” (Atos 17.27)

Em 2013, assisti um pequeno vídeo de um dono que tinha um passarinho Australiano em sua casa e fiquei admirado na interação que o dono tinha com o animal, ao ponto de deixar livre do seu jardim sem ficar preso em uma gaiola. A explicação do dono foi o processo de domesticação. Por mais que não seja difíceis de domesticar, o dono afirmou que o processo requer paciência, dedicação e amor. No início o passarinho fica muito nervosos e assustado, pois ele vê o dono como uma ameaça e perigo. Para isso, todas as manhãs, o dono colocava alguns petiscos na mão e o oferecia a ela. Dessa forma, com o contato físico o passarinho vai perdendo o medo e sente mais confortável com a presença do dono. Depois de algumas semanas, o dono colocava em ambientes maiores para exercitar e fortalecer suas assas.

A experiência é recompensadora em ver um animal que pode voar para bem longe do dono, mas prefere ficar do lado do dono. Um animal irracional percebe que a liberdade que recebeu do dono é muito maior do que a liberdade do lado de fora.

Esse processo de domesticação pode ser muito bem aplicado em que o autor de Atos afirma “Tatear para encontra-Lo” que tem uma definição em apalpar, tocar, apreciar ou sentir como se fosse um contato físico de aproximação, como caso do dono com o passarinho. Mesmo porque, é com o sentido do tato que determinar a existência de algo e transmite afeto e confiança entre as pessoas. Em outras palavras, Deus queria fazer conhecido pelo tato, para que possa conhecer distintamente e ter a certeza da sua existência. Ao toca-Lo e senti-Lo as pessoas poderia confiar e acreditar n’Ele. Para muitos seguidores, afirmar que Jesus ressuscitou não era o bastante, era necessário toca-Lo em suas feridas das mãos para acreditar. Como caso de discípulo Tomé que precisou tocar em Jesus para acreditar em sua existência: “Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Um espírito não tem carne nem ossos.” (Lucas 24.39)

Deixe toda incredulidade e desconfiança de lado e deixe o Espirito Santo te ensinar a confiar n’Ele. Mesmo que for necessário usar o último recurso em “tatea-Lo” ele vai deixar, porque ele não desistirá em fazer você aproximar mais perto d’Ele.

“Se o filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres…” ( João 8.36)

Ser livre de verdade é viver intensamente, poder conhecer o inesperado. Poder voar sem limites. Poder desfrutar daquilo que já é da sua herança: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão…” (Gálatas 5.1) No termo original no latim, a palavra “liberdade” tem o sentido de ousadia; que possui coragem; sentimento de estar livre; ser independente; poder ter autonomia para decidir e escolher.

Em Genesis 37 conta que José foi vendido, esquecido, caluniado, rejeitado e frustrado. Ele tinha mil motivos para viver preso na depressão, solidão, medo e frustração. No entanto,  a história conta que José, na prisão, ganhou a simpatia do carcereiro, com isso, tornou encarregado dos presos, ou seja, a prisão não prendeu José. Ele sempre foi livre.  Às vezes, estamos presos:

  • Passado: produzindo um medo e insegurança;
  • Problemas: achando que não tem solução;
  • Incredulidade: não acredita em dias melhores;
  • Pecado: não consegue se libertar de certo vícios;
  • Ilusão: Achando que o mundo tem coisas boas;
  • Solidão: Não  se relaciona com ninguém;
  • Ansiedade: não consegue confiar em Deus;
  • Depressão: não entender o cuidado de Deus;

Quer ser livre? Então aprenda que Paulo declara em 2Corintios3.17: “onde habita o Espírito Santo, ali há liberdade…” O segredo esta no nível do seu relacionamento com Deus. Assim com Davi diz em Salmos 119.45: ” Tenho vivido em verdadeira liberdade, por ter buscado os preceitos do Senhor.” Peça para o Senhor te libertar de qualquer sentimento, magoa ou tristeza. Você não foi criado para viver em gaiola, e sim, em um céu aberto. E não foi feito para viver em aquário e sim em um oceano.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

Leia mais

Paz interior

Felicidade em Deus

Vida curta

«
»

2 Comentários

Deixe o seu comentário