Inteligência Espiritual

“Sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e inteligência espiritual.” ( Colossenses 1.9)

Neste texto, a “Inteligência Espiritual” não esta se referindo à inteligência ou habilidade humana, mas sim, da soberania de Deus, concedida pelo Espírito Santo em nossas vidas: “O homem espiritual tem a percepção em todas as coisas…” (1 Coríntios 2:15) Ou seja, uma inteligência espiritual tem a capacidade de poder ver, discernir e entender e fazer o que ninguém ainda fez. Segundo a psicologia, a inteligência espiritual tem a seguinte definição:

“A capacidade de ser flexível nos problemas; a capacidade de ter paz interior em meio as perdas; Um grau elevado do autoconhecimento das suas fraquezas e limitações; Sabe lidar com a dor, infortúnio e afronta; Tem a capacidade de aprender com o sofrimento e problemas da vida; Sabe avaliar, julgar e decidir através de uma autodisciplina, persistência e empatia”.

Agora Tiago 3.17 nos fala de uma clareza profunda o que é inteligência Espiritual: ” A sabedoria que vem do alto  é principalmente pura, pacifica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.”O apostolo Tiago define que a inteligência espiritual “vem do auto” ou seja, vem da pessoa de Jesus Cristo. Como Paulo afirma claramente em Colossenses 2.3: “Em Cristo estão escondido todos os tesouros inexplorados da sabedoria e do conhecimento…”

Portanto, se queremos aprimorar a nossa inteligência Espiritual, temos que buscar do alto, isto é,  a palavra de Deus e, também, uma vida continua na oração. Na qual, só pelo fato em ouvir e aprender a palavra gera inteligência espiritual, impulsionando a manifestar os seus frutos.

A inteligência espiritual não só opera no abstrato (fé e confiança), mas também opera numa ação completa, através do seu caráter, talentos, aptidões e frutos, ou seja, uma ação completa na vida.

Inteligência emocional

“A pessoa que se irrita facilmente provoca contenda, mas o paciente a calma a discussão…” (Pv 15.18)

Primeiramente, devemos estar cientes de que aprimorar a inteligência emocional é um processo gradual e que varia de pessoa para pessoa. Para algumas pessoas terá mais dificuldade, pois algumas tem um temperamento mais difícil de lidar, mas não é impossível. E todas esses temperamentos e emoções influenciam nas decisões, nos relacionamentos e até no trabalho. E quando buscamos obter mais equilíbrio nas nossas emoções ajuda a enfrentar os problemas de forma inteligente e consciente, e não permite que as emoções administrem nossa vida. Todos nós temos a capacidade para desenvolver e treinar a inteligência emocional. É, justamente, a partir do desenvolvimento novos hábitos que a inteligência emocional amadurece. Existe três caminhos que demostra uma pessoa que tem inteligência emocional:

Resiliência – A resiliência ajuda na tomada de decisões, evitando a pessoa a se arrepender de seus atos impulsivos. E quando estiver sob pressão, consegue manter a calma. Ajuda também a lidar e aprender com seus erros e fracassos de forma positiva para seu próprio benefício.

Gratidão – Quando aplicamos a gratidão, possibilitará a construção de relações saudáveis e afetuosas. A gratidão ajuda a lidar com as emoções e controlá-las e coloca-las na direção certa, obtendo um equilíbrio nas suas emoções. Fará olhar para lado positivo dos problemas e mais otimista perante os desafios, melhorando o ponto de vista sobre o problema;

Perdão – Quando aprendemos a se colocar no lugar do outro, nos torna mais sensíveis e abertos para perdoar. Saiba que quando temos uma boa relação com aqueles a qual convivemos cria um ambiente positivo, melhorando não só a sua qualidade de vida, mas também contagiando aqueles ao seu redor. O perdão evita as discussões nos seus relacionamentos e melhora os relacionamentos interpessoais.

Aprenda conhecer melhor como você está lidando com suas próprias emoções e reflita como se reage a elas. A dica é buscar ajuda de um profissional ou buscar conselho de um líder espiritual para poder ajudar nesse processo de gerenciar suas emoções e sentimentos. Encontrar momentos de distração da    sua mente através de atividade prazerosas.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema ?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

Leia mais

O discernimento

Cegueira espiritual

A prudência

«
»

1 Comentário

  1. you’re actually a just right webmaster. The website loading pace is amazing.
    It kind of feels that you’re doing any unique trick. Furthermore, The contents are masterpiece.

    you have done a magnificent activity on this subject!

Os comentários estão fechados.