O poder do Perdão

“…quando vocês estão irados, estão oferecem um fortíssimo ponto de apoio ao diabo” (Efésios 4.26,27)

Como você reage quando seu parceiro faz algo que te prejudica? Bem, caso tenha respondido que responde com a mesma moeda, talvez seja a hora de rever como o conceito sobre o perdão. De fato, quando fazemos justiça com as próprias mãos, atacando com a mesma moeda, pode levar a doenças físicas, como: gastrite, insónia, ataque cardíaco, problemas no sistema nervoso, ou seja, quem mais se prejudica é você mesmo. Guardar magoa, ressentimentos e o ódio torna a vida mais amarga e insatisfeita. Ter a competência para perdoar é uma questão de inteligência e maturidade, por um simples motivo: esta manifestando a graça de Deus. A saúde emocional e espiritual está condicionada com a nossa disposição de perdoar (Mateus 6.15).

O que parecer simples, mas acaba se tornando um processo difícil para algumas pessoas. E por quê? Porque o orgulho não enxerga seus próprios erros. Quando transferimos a culpa, e não assumimos a nossas responsabilidades dos nossos erros. Quando não reconhecemos que precisamos de cura. Por isso, nunca irá reconhecer que tem necessidade de cura, pois muitos problemas seriam resolvidos se o orgulhoso apenas dissesse: “Eu errei! Prometo que vou mudar!”. Às vezes, não basta pedir perdão, é necessária uma mudança efetiva.

Na verdade, o perdão ajuda a destravar o nosso relacionamento. Quando o perdão é liberado, o relacionamento se inicia novamente e o amor renasce. O perdão não é uma opção, é uma questão de sobrevivência do seu relacionamento. Por esse motivo, tenha uma mente aberta para ouvir. Uma mente pronta para aprender e crescer, pois a magoa prolongada é um lixo emocional que pode destruir o afeto, sentimento e o amor, porque o casamento serve para medir o nosso relacionamento com Deus. Se estou bem com Deus, tenho que estar bem no casamento. Um relacionamento feliz não é a ausência de brigas e discussões, mas a disposição de liberar o perdão. (Veja volume 10, pag. 17)

Quando você depara com a raiva e a magoa, o que você faz? Aprenda que o perdão não vai apagar o passado, mas vai engrandecer o seu futuro: “A magoa afasta os melhores amigos… Quem põe fim a uma briga é que merece honrarias…”(Provérbios 17.9; 20.3)

Dívida impagável

“O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida de dez mil talentos.”(Mateus 18:27)

Na época Romana, um talento equivalia 6 mil denários, sendo um denário quase o salário de um dia para um trabalhador comum. Nos dias atuais, 10 mil talentos seriam na média de 3 bilhões de dólares.1 Uma dívida impagável. Convém lembrar que, naquele tempo, um homem precisava trabalhar vinte anos para receber apenas um talento. A parte seguinte da parábola, revela a dureza de coração daquele que fora perdoado, pois ele deveria também perdoar seu conservo que devia apenas 100 denários, soma essa insignificante, se comparada à alta dívida que lhe fora graciosamente cancelada. O rei havia tratado seu servo com grande compaixão, mas quando esse, por sua vez, fez descaso com o perdão recebido.

Nessa parábola, Jesus exagerou de propósito para explicar a dimensão da dívida que temos com o pecado, ou seja uma dívida que não tem como igualar a dívida que temos com o nosso irmão. Se somos dele, devemos demostrar com todos atos de perdão, ou seja, uma demonstração de uma graça ilimitada. O mais impressiona nessa parábola é o rei ao saber da atitude ingrata do servo “entregou aos perturbadores”  

Acredito que são “perturbadores” colocadas em nossa mente, levando um estresse elevado, porque o nível de estresse está diretamente ligado na proporção da quantidade de ressentimento e raiva, que pode levar a depressão, raiva crônica e amargura na alma. Então desista de fazer de papel da vítima e recupere sua autoestima. Acredito que este é, geralmente, o passo mais difícil. Na verdade, perdoar é um processo complexo de mudanças na nossa percepção que temos sobre o ressentimento e a magoa. O perdão é um grande sinal de inteligência e maturidade, porque isso significa que, apesar de tudo, você decidiu continuar na vida, não deixando o passado condicionar o seu futuro. Estas são mudanças importantes que é adquirida através do entendimento profundo a respeito daquilo que Cristo fez por você na cruz: “Perdoai-vos uns aos outros, como Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4.32)

O simples ato de perdoar significa enxergar com um novo ponto de vista que gera benefícios importantes para sua saúde e para o seu bem-estar. O perdão vai libertar e curar seu relacionamento com Deus.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

Leia mais

Comunhão entre os irmãos

Frutos do espirito

O temperamento

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário