O perigo do temperamentos humano

C16

Autor Esdras Ferreira

O Temperamento

“A pessoa que se irrita facilmente provoca contenda, mas o paciente a calma a discussão…” (Pv 15.18)

A emoção é um sentimento que manifesta alegria, tristeza, raiva, ódio, etc. De fato, a emoção tem uma força poderosa para influenciar nas suas decisões e pode determinar seu futuro. Agora, se a emoção não for controlada, poderá resultar em explosões de temperamento, destruindo os relacionamentos e o teu futuro. Aliás, pessoas com gênio mais forte, são mais difíceis de lidar, porque se deixam ser levado pelo impulso, colocando a desculpa em dizer que tem “pavio curto”.

Todos nós, somos sujeito as emoções, no entanto,  somos dotados com inteligência para controlá-las. Porque o ciúme excessivo, agressividade, palavras duras, falar mais alto que o outro, brigas e discussões constantes produzem uma redução no afeto e sentimento. Em Tiago 1.19 nos ensina: “Devemos estar pronto para ouvir, tardio para falar e lento para se irritar…” Por esse motivo, controle suas emoções, porque nem sempre o que você sente tem ser falado, pois a emoção nos faz pensar em coisas loucas. Segundo os estudos científicos mostram que as mulheres usam mais o lado direito do cérebro, onde concentra as emoções e a memória afetiva, por isso que a mulher chora, se irrita e entristece por pequenas coisas. Então darei duas dicas que pode ajudar a controlar suas emoções:

  • Primeira dica: Saia do ambiente de discussão ou da briga por duas ou três horas, só volta quando animo alterado do seu parceiro estiver mais calmo. Isso ajuda aliviar a tensão e não falar bobagem;
  • Segunda dica: Faça orações, isso é, desabafar e descarregar suas emoções para Deus. É sacrificar o teu ego e valorizar a paz no relacionamento. É pedir para Deus ajudar em agir com racionalidade e não com a emoção;

Peça ao Senhor que ajude a controlar seus impulsos. Como Salomão escreveu em Provérbio 20.3:“Qualquer pessoa tola tem o poder de começar uma briga, mas quem consegue por fim as contendas é que merece honrarias…”

Leia mais

Frutos do Espirito

Comunhão com os irmão

Maus hábitos

Se você gostou dessa mensagem então não deixe de comentar, Curtir nossa pagina no facebook e se escreva em nosso canal  You tube! Mensagens novas todas as Quintas e Sextas-Feiras.Também, não se esqueça de adquirir nossos livros devocionais para ajudar a nossa instituição Missão Vida Nova!

 

«
»

1 Comentário

Deixe o seu comentário