Capacitados por Deus

“Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi, eu o santifiquei e o designei profeta às nações” (Jer 1.5)

No contexto, o povo de Jerusalém vivia uma situação delicada. O profeta teria que denunciar o pecado do povo e dos governantes. Além disso, teria que profetizar sobre um juízo divino que se aproximava. Ao deparar com esse desafio, Jeremias não se sente preparado para a missão. Ele se sentia imaturo da sua missão. O medo tomou conta na vida de Jeremias: “ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança” (vs. 6).

Ele sabia muito bem que estaria praticamente sozinho nessa obra. Como também ele sabia que seria sofrido e espinho cumprir tal exigência que Deus propõe. O que Jeremias sente e fala reflete o que muitos de nós sentimos e falamos diante do desafio da chamadaA incapacidade ministerial.

Devemos compreender que Deus escolhe pessoas incapacitadas para capacitar, com a finalidade que toda glória seja atribuída somente a Ele. O Interessante que, nas escrituras, podemos observar que a maioria dos escolhidos de Deus, foram pessoas simples e incapazes: Pedro (temperamento forte); Paulo (assassino); Gideão (Inseguro); Jonas (medroso); Davi (jovem demais); Samuel (uma criança); Moises (gago); O que todos tinham em comum era a disponibilidade de serem usados por Deus, por esse motivo que Deus escolheu e capacitou.

Para finalizar, devemos entender que a palavra nos direciona em relação aqueles que desejam ser usados por Deus: “ por Cristo, temos tal confiança em Deus; Não que sejamos capazes, mas acreditamos que a nossa capacidade vem de Deus” (1Corintios 2.4,5) Por esse motivo, quando compreendemos essa verdade, nos ajuda a sair dessa caverna de argumentos humanos e apresentar-nos como profetas do Senhor nesta geração.

Quando Deus chama alguém para fazer algo, saiba que fará mediante a graça de Deus e não pela capacidade humana. Se, um dia, achar que está pronto para cumprir a missão, tome muito cuidado, pois pode estar confiando mais em sua força do que na graça de Deus.

Quando o seu ministério começar a crescer e tiver elogios e aplausos, fique na sua memória esse versículo: “lembrem-se do Senhor, seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade e o fortalece.” (Deuteronômio 8:17)

A LIMITAÇÃO DE MOISES

“Moisés disse ao Senhor: Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!” (Êxodo 4.10)

A limitação de Moisés era simples referência ao fato de que ele não mais tinha a habilidade de se adaptar à língua egípcia. O que impressiona é que Deus não respondeu a objeção de Moisés, sabendo que habilidade em falar bem era crucial para liderar o povo de Israel. Certamente a cura seria uma resposta mais correta do que enviar Arão, irmão de Moisés, como seu porta-voz.

A dificuldade de Moisés para falar, na verdade servia como uma espécie de qualificação no chamado de Moises. Todos sabemos que uma boa oratória é poderosa para emocionar, persuadir e fazer acreditar em sua mensagem. No caso de Moisés, a mensagem seria aceita não pela eloquência, mas por causa do conteúdo e do poder da sua mensagem. Se os Israelitas veem que o seu maior líder com defeito, eles irão entender que perfeição não é um pré-requisito para o cumprimento do chamado

A escolha de Moisés tivesse se baseado em requisitos humanos, certamente ele teria sido descartado. Afinal de contas, o Senhor não atende para a aparência, porque o Senhor não vê como vê o homem, porém o Senhor olha para o coração.” (1 Samuel 16.7)

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

Leia mais

Eu sou que enviou

Crescimento Espiritual

Deserto da vida

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário