O chamado de Jonas

“E veio a palavra do SENHOR a Jonas:  Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.” (Jonas 1:2)

Introdução: Todos conhecemos a história de Jonas, onde foi chamado por Deus para advertir a cidade de Nínive sobre o juízo divino que estava prestes acontecer. Porém, ao invés de Jonas atender ao chamado de Deus, ele resolve fugir, desobedecer e negligenciar a voz de Deus. Ele resolve esconder de Deus indo para tarsis.

Proposito: Uma palavra de encorajamento para pessoas que desistiram do chamado ou pessoas que estão pensando em desistir. A história de Jonas traz algumas lições valiosas que iremos compartilhar com os irmãos.


1.    JONAS: DISPÕE-TE E VAI! 

“E veio a palavra do Senhor a Jonas: Dispõe-te e vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela.”(Jonas 1.2)

Observe que Deus deu apenas uma ordem: “Dispõe-te e vai…” Deus queria apenas uma coisa de Jonas: disposição. Mesmo porque, podemos até desejar fazer e não ter a disposição em cumpri-lo. A palavra “disposição” vem do verbo dispor, que tem como sinônimo voluntariar-se, oferecer-se, entregar-se. Em outras palavras, Deus espera que Jonas se colocasse a disposição para qual foi designado. Por esse motivo que é comum encontrar pessoas que foram consagradas para o ministério, mas não ter a disposição de cumprir o ministério, seja por motivo de trabalho, doença ou problemas pessoais.

A.      Essa questão de não ter pessoas dispostas para a missão, também preocupava Jesus. Em Mateus 9.37 o próprio Jesus reúne os discípulos e afirma que a “seara é grande, mas os trabalhadores são poucos…” Em seguida, fez um apelo aos discípulos que orassem para que Deus envie mais trabalhadores para a sua seara. Esse apelo de Jesus é que tem muitos que seguiam, mas são poucos que tem a disposição em cumprir sua missão 

B.    Hoje Deus está à procura de voluntários que se colocam a disposição do seu reino, pessoas que cumpra sua chamada. Aliás Deus nos chamou para a tríplice vocação: salvação, santificação e serviço. Quando deixamos de cumprir um desse chamado, seremos como Jonas. Disponha-se e faça a sua obra! Deus precisa de você! Não fuja do seu chamado!


2.JONAS FOGE DO CHAMADO

“Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis, onde encontrou um navio…”(Jonas 1:3)

Após Jonas receber a ordem de Deus, Jonas foge com medo. Ele decide recusar seu propósito e ignorar a voz de Deus. O motivo do medo de Jonas era que os ninivitas eram conhecidos pela sua crueldade, um povo guerreiro, cujos soldados eram sanguinários e sem misericórdia. Se a profecia fosse nos dias de hoje, seria Mossul, do Iraque, onde registra o maior número de cristãos martirizados. Certamente, se tivessem no lugar de Jonas teríamos medo.

A.      Essa ordem de Deus nos ensina que muitas vezes Deus nos pedirá coisas que não estarão de acordo com nossos interesses, mas é nesse momento que revela se somos servos de verdade. No momento que colocamos a disposição no seu reino, estamos aceitando ser usados da forma que Ele desejar, ainda que nos pareça aos nossos olhos difíceis de realizar ou desconfortável em cumprir.

B.      A partir do momento em que o chamado de Deus repercute em seu coração, você perde o direito de determinar destinos para sua vida, pois o chamado, quando revelado, nos coloca diante de duas escolhas:  desobediência ou fidelidade.

C.      Aliás, a nossa disposição para Deus é proporcional ao quanto o conhecemos e o quanto compreendemos seus planos em nossa vida. À medida que o conhecemos a Deus, pelo nosso compromisso em servi-Lo será mais intensa a nossa disposição.


3.    SONO DE JONAS

“Enquanto isso, Jonas, estava no porão deitado, dormia profundamente. (Jonas 1:4-5)

O profeta Jonas tentou fugir, mas Deus não está disposto a deixar o profeta se esconder, envia uma grande tempestade, ao ponto do texto afirmar que navio estava a ponto de ser totalmente despedaçado. Para alguns, a tempestade era uma punição ou castigo de Deus na vida do profeta Jonas. Mas acredito que era demonstração de misericórdia na vida de Jonas. O próprio Deus estava dando uma segunda chance para o profeta Jonas se arrepender. Era, basicamente, uma forma de trazer o profeta Jonas para seu caminho, sua chamada, seu proposito.

A.   O profeta Jonas nunca imaginou o quão persistente Deus poderia ser. Na qual Deus poderia escolher outro para cumprir essa missão, porque Jonas era contemporâneo de Amos, Oseias, Isaias e Miqueias. Entretanto, Deus escolhe Jonas para essa grande missão.

B.      Entretanto, Jonas foi dormir em um sono profundo. Um sono da imprudência por não perceber as consequências das suas escolhas. Uma escolha que colocava em risco a vida dele e aqueles que estava na embarcação.

C.      Quantas vezes tomamos a direção contrária à sua vontade e indo dormir no porão da nossa vida onde pensamos que ele não nos verá. Mas Deus nos trará de volta. Queiramos ou não, ele nos fará cumprir a sua vontade, cedo ou mais tarde. Como um pai misericordioso, nos trará de volta para a qual fomos chamados. “Poderá alguém se esconder de modo que o Senhor não o veja?” (Jeremias 23:24)


4.    OS MARINHEIROS DO NAVIO

O capitão dirigiu-se a ele e disse: “Como você pode ficar aí dormindo? Levante-se e clame ao seu deus! Talvez ele tenha piedade de nós e não morramos“.

Os marinheiros apavorados atiraram as cargas ao mar para tornar mais leve o navio. Enquanto isso, Jonas dormia profundamente. O capitão dirigiu-se a ele e disse: “Como você pode ficar aí dormindo? Levante-se e clame ao seu deus! Talvez ele tenha piedade de nós e não morramos“.

A.      Então os marinheiros combinaram entre si: “Vamos tirar sortes para descobrir quem é o responsável por esta desgraça que se abateu sobre nós”. Tiraram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. Por isso lhe perguntaram: “Diga-nos, quem é o responsável por esta calamidade? Qual é a sua profissão? De onde você vem? Qual é a sua terra? A que povo você pertence?” (Jonas 1:5-8)

B.    O capitão do navio tentou extrair de Jonas sua verdadeira identidade e sua origem. A interrogação feita a Jonas nos leva a nos desafiar a entender qual é a nossa finalidade da nossa existência? Qual é o nosso povo?  Qual é a nossa missão? A Palavra nos mostra a resposta de todas essas perguntas: “Vocês são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pedro 2:9).

C.      “Então, pegaram Jonas e o lançaram ao mar, e o mar se aquietou. Ao verem isso, os homens adoraram ao Senhor com temor, oferecendo-lhe sacrifício e fazendo-lhe votos. Então o Senhor fez com que um grande peixe engolisse Jonas, e ele ficou dentro do peixe três dias e três noites…”  (Jonas 1:15-17) Descida “pular do barco” como Jonas, em voltar ao caminho. Tente discernir as tempestades da sua vida. Será que essa tempestade em sua vida é para voltar ao seu chamado?


CONCLUSÃO

Para finalizar Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando o juízo. Quando as notícias chegaram ao rei de Nínive, ele se levantou do trono, tirou o manto real, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre cinza e ordenou que todos jejuassem, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco. Tendo abandonado os seus maus caminhos, Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado…” (Jonas 3.1-10)

Tente imaginar uma única mensagem mais de 150 mil pessoas se converteram em único dia? A manifestação do sobrenatural foi realizada por meio de um único profeta. Isso mostra um Deus que se preocupa em levar há um lugar mais profundo de restauração para cumprir a nossa missão. Um Deus de recomeço e milagres. Um Deus que não desiste em levar para o sobrenatural. 

LEIA MAIS…

O CHAMADO DE ISAIAS

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema ?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

Leia mais

Eis-me aqui!Envia-me

«
»

6 Comentários

  1. Jessica santos sardinha disse:

    amei essa mensagem de Deus

  2. Jessica santos sardinha disse:

    Palavra abençoada vindo da parte de Deus

  3. Enoc Ramos Francisco disse:

    Mensagem abençoada

  4. Thank you very much for sharing. Your article was very helpful for me to build a paper on gate.io. After reading your article, I think the idea is very good and the creative techniques are also very innovative. However, I have some different opinions, and I will continue to follow your reply.

  5. This is a topic which is near to my heart… Take care! Where are your contact details though?

Deixe o seu comentário