A comunicação

“Duas pessoas juntas podem lucrar mais do que uma sozinha; se uma delas cair a outra pode ajudar a levantar…” (Eclesiastes 4.9-12)

A diferença na comunicação entre o homem e a mulher é bem diferente. O homem valoriza o poder e a realização. Eles experimentam satisfação, principalmente através do sucesso e da realização. Entender essas características dos homens ajudam as mulheres a entender por que os homens resistem tanto ao serem corrigidos ou lhe digam o que fazer.

Eles são mais lógicos. Eles resolvem o problema do estresse se calando. Algumas mulheres perguntam: “Será que o meu marido esta cansado de mim? Será que ele não me ama mais, pois ele está frio e indiferente!” Os homens instintivamente sentem esse impulso de se afastarem. Não é uma decisão ou uma escolha. É um ciclo natural.

As mulheres interpretam mal o afastamento dos homens. Um homem se afasta para atender sua necessidade de independência e de autonomia. Quando o afastamento do homem extrapola os limites, é bom a esposa procurar saber os motivos do afastamento.

As mulheres, por outro lado, valorizam o amor, a comunicação, a beleza e o relacionamento. Elas experimentam satisfação em compartilhar e se relacionar. As mulheres são mais emotivas e intuitivas. Elas resolvem o problema de estresse falando. As mulheres conversam sobre problemas para se aproximarem e não, necessariamente, conseguir soluções.

Muitas das vezes, é apenas compartilhar seus sentimentos sobre o seu dia. Elas procuram um parceiro que possam entregar a sua vida, sendo o seu porto seguro, uma pessoa que possa depositar confiança e que ajude a crescer na vida pessoal e profissional. Saiba que compartilhar os nossos sentimentos com os outros pode ajudar-nos a compreender melhor os nossos sentimentos e a sentirmo-nos melhor.

Quando seu cônjuge faz uma crítica construtiva, você aceita com humildade e se esforça para mudar? Uma pessoa que não sabe ouvir tem o costume de sempre se colocar na defensiva e é agressivo nas palavras. Com isso, bloqueia a comunicação. Tem o hábito de oferecer soluções prontas: “O que responde antes de ouvir comete loucura… nunca seja apressado no falar… use respostas brandas…” (Provérbios 18.13; 14.29; Tiago 1.19)

Discutindo Relacionamento

“As palavras agradáveis são como um favo de mel é doce para a alma e trazem cura para os ossos…”    (Provérbios 16.24)

Quem esta casado há anos sabe que, com o tempo, o casal é levado pelo ritmo da rotina.  A pessoa chega em casa tão cansado, que no máximo assiste um filme e dorme. Isso acaba deixando de lado detalhes da relação. Com essa rotina acompanhada com estresse e o cansaço, as brigas serão mais frequentes e tudo torna motivo para encurtar a paciência entre o casal. Deixando irritados e birrentos, com isso, adotando a lei do silêncio, onde não conversa e nem expõe seus sentimentos. Lembre-se disso, evitar o diálogo não resolve a situação e ainda gera outros conflitos. Aliás, o diálogo é a fonte do sucesso do casal, pois envolve interação, participação, comunicação entre o parceiro, na qual ajuda a lubrificar o sentimento e o afeto. Caso queira melhorar o diálogo com seu cônjuge siga essas três dicas:

Abra mão do seu próprio ego – Não deixar que a magoa domine e tire a paz da sua casa, porque ceder as suas vontades, às vezes, é necessário. Mas sempre de forma equilibrada para que você não fique em desvantagem;

Tenha uma conversa franca e consistente – Exponha seus sentimentos sem atacar, cobrar, criticar e nem muito menos gritar, pois quando sentimos atacados, nosso instinto é lutar ou fugir. A dica é ouvir mais e falar pouco. Inicialmente, apenas ouça para colher informações, deixando a pessoa bem livre para se expressar. Quando interrompemos ou dominamos a conversa, podem levar a brigas, perda de controle e até agressão verbal.

Busque uma solução onde os dois saem ganhando – Tenha um plano de ação onde tenha metas, prazos e definição do que? Quando? Como? Quem ira fazer? Por quê? Só então, agindo com inteligência e racionalidade é que vai determinar um diálogo produtivo e satisfatório;

Como esta a comunicação com seu cônjuge? A maneira como falamos e o tom que usamos podem mudar o sentido do que pretendemos dizer. Não basta falar o certo, é necessário falar de maneira certa. Para corrigir uma pessoa tem que ser o tempo certo e o lugar certo, isto é, precisa ter um bom senso.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

Leia mais

O diálogo 

Pronto para ouvir

Mulher estressada

«
»

2 Comentários

Deixe o seu comentário