O excesso de reclamação

“É melhor morar num canto do telhado do que ter uma casa ampla com uma mulher briguenta…”  (Provérbios 27:15)

O grande problema do excesso de reclamações é que muitas mulheres se casam preparadas para ser mãe, dona de casa e tratam o marido como se fossem seus filhos, com isso, leva a usar a rabugice como aliada, com a única alternativa de ficar batendo na mesma tecla: reclamar e reclamar.

A reclamação torna mais intensa, quando a mulher usa a chantagem emocional: Você não se preocupa mais comigo! Eu sempre fiz tudo por você! Mas olha como você me trata quando eu preciso! Você não me ama! Se você me amasse, faria isso por mim! É melhor a gente se divorciar! Na verdade, o choro na mulher ajuda aliviar o estresse, pois a mulher possui 50% de prolactina a mais que os homens. Isso explicar por que as mulheres dizem que se sente melhor depois de “uma boa chorada”.

As lágrimas também contêm endorfinas, um dos anestésicos naturais do corpo que agem como amortecedor da dor emocional. Para a mulher, a chantagem é o caminho mais fácil, porque permite evitar o confronto. Para os homens, preferem usar a abordagem direta para conseguir o que querem. Quando o homem ignora, a mulher se sente solitária e isolada em suas reclamações, deixando mais irritada, ressentida e infeliz.

O problema da reclamação é a forma de abordar a cobrança, colocando o homem sempre numa atitude defensiva e bloqueando a absorção da mensagem. Lembre-se disso, a reclamação constante faz com que o parceiro tenha uma baixa autoestima e se sinta completamente inadequado, retirando dele até mesmo a libido e o desejo sexual.

O segredo é evitar culpar a sua mulher, pois o homem tem uma parcela de responsabilidade dos motivos da rabugice. O conselho é dizer para sua mulher: “Quando você estiver mais calma, estou disponível para conversar!” E afaste-se. Evite contrapor com ameaças, insultos ou atacar a chantagem da sua mulher. Logo pode perder o respeito um pelo outro, começam as ameaças: “Eu vou embora!” “Vou pedir divórcio!”

 Você tem ajudado a sua esposa no trabalho doméstico? Faça um autoavaliação, vendo na rabugice um pedido de socorro; faça sentir-se valorizada; elogie e reconheça o esforço dela.

As reclamações

“A esposa briguenta é como o gotejar constante em um dia chuvoso…” (Provérbios 27:15)

Todos nós já tivemos a experiência desagradável de ouvir gotas de água cair de um vazamento de um telhado. Depois de pouco tempo, o som torna irritante. Se continuar, pode nos levar a quase enlouquecer. Quando uma mulher ou um homem reclama, crítica e vê defeitos o tempo todo é como uma torneira pingando. As reclamações são triviais e mesquinhas:  tomar os remédios; avisar quando for se atrasar; consertar o que estiver quebrado; levar o lixo para fora; tirar roupa suja; toalhas molhadas do chão. Enfim, os motivos da rabugice e das reclamações, geralmente, são mulheres que executam trabalhos monótonos e repetitivos. São aquelas que ficam isoladas em sua própria casa. Elas reclamam, principalmente, no fim do dia, justo na hora em que o homem mais precisa de um tempo para ficar sozinho.

Claro, em pequenas doses, a rabugice pode ser considerada construtiva e benéfica. Quando as reclamações são ignoradas, o homem tem o costume de se refugiar no silêncio. Isso não significa que ele não a ama, mas significa que ele quer um momento de sossego. Na verdade, as reclamações em excesso podem gerar até dor de cabeça nos homens. Podendo facilmente levar o homem agir com palavras agressivas, às vezes, acabar em reação física violenta.

Em sua maioria, as mulheres não se consideram rabugentas. Elas sabem que estão sendo irritantes, mas acha que com os homens só se conseguem as coisas repetindo as mesmas instruções, até que um dia eles obedecem. Por esse motivo, que muitos homens fazem horas extras no serviço ou ignorá-la ainda mais, se refugiando atrás das barreiras defensivas: ficam horas na internet; cara de desânimo; amnésia; surdez aparente; etc. Lembre-se disso, quando a mulher possui objetivos bem claros, que trabalha poucas horas por semana, ou que aceitam e exercem com alegria o ritual monótono e repetitivo do trabalho doméstico, raramente são rabugentas.

Você considera uma mulher rabugenta? O que tem feito para melhorar? Uma boa dica é fazer um acordo do melhor horário para as solicitações ao marido; afirme suas necessidades e sentimentos. Evite frases acusatórias do tipo “Você”, pois o ataque sempre coloca o outro na defensiva.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

Leia mais

A comunicação

Controlando as emoções

O temperamento

«
»

1 Comentário

Deixe o seu comentário