O poder do Elogio

“Muitas mulheres são boas esposas, mas você é a melhor de todas…” (Provérbios 31.29)

O elogio é uma ferramenta essencial para um desenvolvimento emocional de qualquer relacionamento. Elogiar desencadeia uma série de substâncias prazerosas de alegria e da satisfação na corrente sanguínea de quem o recebe, reforçando a autoestima e a produtividade.

Além disso, aumenta o sentimento afetivo e fortalece amizades, aprofunda vínculos, facilita e promove a comunicação interpessoal e protege de sintomas relacionado ao estresse. O simples ato de elogiar tem a ver com a autoestima, ou seja, quando reconhecemos o nosso valor, conseguimos prestar atenção às qualidades do outro.

Entretanto, o elogio só produzirá resultado se for acompanhado com respeito, valorização, admiração, afeição, amor, calor, carinho, estima e sintonia, ou seja, se não for verdadeiro e real, não terá valor e nem resultado em resgatar o afeto.

Na verdade, a restauração, o fortalecimento e o respeito do seu parceiro está na sua boca. Aquilo que falamos pode restaurar ou destruir o ânimo e a motivação de qualquer pessoa.  O que falamos a respeito do nosso parceiro para as outras pessoas, revela em grande parte, o nosso sentimento, pois a nossa motivação emocional depende daquilo que absorvemos o que ouvimos: “A vida e a morte está no poder da língua…” (Provérbios 18.21)

Em muitas situações da vida, seja com os filhos, entre a família ou até com nós mesmos, parece muito mais fácil enxergar falhas e apontar erros, e com frequência esquecemos de enxergar os pontos positivos. O segredo é que em cada crítica que fizer, tenha na sua boca sete elogios, porque o uso constante de palavras de repreensão e reprovação, demostra o orgulho e o egoísmo.

No meio do excesso de críticas, algumas valem a pena ser consideradas. Agora, a pessoa que recebeu a crítica deve entender que aquilo que é excesso, deve jogar fora. Não é preciso brigar. Apenas escute, desconsidere e siga em frente. Aliás, uma pessoa que crítica de mais nem sempre sabem ouvir ou fazer elogios.

Qual foi a última vez que você elogiou seu cônjuge? Você é sensível e cuidadoso com suas palavras? Quando ela prepara uma refeição, você elogia? Nunca diga para seu cônjuge aquilo que não gostaria que fosse dito a você.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSO LIVRO “EM BUSCA DO DIÁLOGO. SÃO 30 MENSAGENS. BAIXE AGORA!

https://ler.amazon.com.br/kp/embed?asin=B09T4P255R&preview=newtab&linkCode=kpe&ref_=cm_sw_r_kb_dp_RCR3YJRCDBEM863RWK8D

LIVRO IMPRESSO PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

Leia mais

O poder do abraço

O poder do humor

Diálogo no relacionamento

«
»

1 Comentário

  1. gate.io disse:

    I may need your help. I tried many ways but couldn’t solve it, but after reading your article, I think you have a way to help me. I’m looking forward for your reply. Thanks.

Deixe o seu comentário