Joquebede: Uma mulher corajosa

Introdução:  Havia uma mulher chamada Joquebede, casada com Anrão e mãe de três filhos Arão, Mirian e Moises.  Ela foi mãe dos três grandes líderes de Israel que marcaram a história de Israel. No livro de Hebreus afirma que ela não temeu com o decreto de faraó e escondeu a criança. Na vida de joquebede vamos ver a revelação de Deus no seu cuidado, sua proteção e sua provisão. Para isso quero compartilhar alguns princípios e algumas virtudes da vida de joquebede. Uma mulher forte, corajosa e decidida. Com o proposito de Deus levantar homens e mulheres com as mesmas virtudes de Joquebede.

No livro de Genesis, Deus revela a Abraão que a sua descendência será escravizada e oprimida por quatrocentos anos em uma terra estrangeira, mas conforta ao dizer que castigara a nação e, depois de tudo, sairão com muita riqueza. Os anos se passaram, José torna governador do Egito, e toda família de Jacó foram morar no Egito, na região de Gozém. Antes de José morrer, fez um juramento aos filhos de Israel, dizendo-lhes: “Quando Deus intervier em favor de vocês, levem os meus ossos daqui”.  (Gênesis 50.25; 15.13-14). Toda nação de Israel estava nessa expectativa de voltar para sua terra de Canaã.

Decreto de Faraó

“Faraó disse: Agiremos com astúcia, para que não se tornem mais numerosos do que nós e, no caso de guerra e fujam do país…” (Êxodo 1.10)

Entretanto, um novo rei do Egito começou a reinar e não conhecia os feitos e nem a história de José e ficou temeroso com o crescimento dos hebreus e temia que o povo hebreu se rebelasse e tomasse o seu trono. Então para barrar o crescimento dos hebreus ele usou a estratégia da opressão, manipulação e perseguição:

·         A primeira estratégia (opressão): Ele estabeleceu trabalhos forçados e tarefas pesadas. E assim os israelitas construíram para o faraó cidades e celeiros de Pitom e Ramessés. Todavia, quanto mais eram oprimidos, mais numerosos se tornavam.

·     A segunda estratégia (manipulação): Ao perceber que sua estratégia não estava funcionando, resolveu chamar as parteiras hebreias, Sifra e Puá, ordenou que matassem todos os meninos dos hebreus após seu nascimento. As parteiras, temendo a Deus, se recusaram a obedecer. Na sua justificativa, afirmou que filhos das hebreias eram nascidos antes de sua chegada 

·         A terceira estratégia (perseguição): Então faraó ficou furioso, fez um decreto que todos os filhos que nascessem homem deveriam ser mortos. Observe que faraó usou uma política de contensão, repressão e perseguição contra os hebreus. Ele usou algumas medidas de astúcia, com o proposito de não revelar o motivou ou a clareza no propósito de suas estratégias.

1.    A resistência de Joquebede

“Pela fé Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum, e não temeram o decreto do rei…”  (Hebreus 11:23)

 Ao receber a sentença de morte do seu filho, ela decidiu esconder a criança. Ela se posicionou com guardiã de seu filho. Ela se comprometeu em proteger o seu filho. Até mesmo poderia haver desprezo e rejeição da própria família por saber que nasceu homem. A bíblia não revela como ela escondia a criança, mas acredito que era um esforço fora do comum. 

A.      Ela decide ter um filho mesmo vivendo um tempo de escravidão, pois ela sabia que sua descendia não vai viver para sempre no Egito. Saiba que a esperança é uma virtude que nos mantem de pé no meio do caos e no meio das aflições. A esperança nos dá a direção e sustento. Então cultive a esperança em sua vida e acredite que dias melhores virão 

B.    Posso imaginar aflição de Joquebede tentando abafar o choro da criança com um pano da boca ou objeto para acalmar a criança. Quando alguém batia a porta da casa, era sempre um sinal de suspense e medo. Com certeza, havia soldados infiltrados para saber quem está escondendo crianças. Acredito que foi um desafio enorme para Joquebede em manter criança viva em seus braços. Foi uma época de muita dor e sofrimento para as famílias hebreias. 

C.   Naquela época não tinha desenhos para distrair ou a música das “três palavrinhas” para acalmar a criança. Ela não podia lutar pelos seus direitos, pois era apenas uma escrava. Ela não podia contratar um advogado e nem podia fazer um impeachment de faraó, pois se rebelasse era morta. Ela usou todas as possibilidades para manter a criança viva. Entretanto, a cada dia que se passava se tornava mais difícil esconder.

D.   Assim como faraó usou e mudou suas estratégias para matar a criança, Joquebede também usou estratégias para deixar a criança viva. As guerras são vencidas quando sabemos o momento exato de mudar nossas estratégias. Terá momento que devemos ficar em silêncio, mas também haverá momento que devermos colocar nossos projetos e sonhos em um cesto de junco.

 

2.    Joquebede coloca a criança no rio Nilo

Mas chegou o momento que não dava mais para esconder a criança. Ela teve que tomar uma decisão difícil, dolorosa e arriscada em colocar a criança dentro de um cesto feito de junco no rio Nilo. O cesto era vedado com piche e betume, isso ajudava em proteger a criança e na infiltração de agua do rio Nilo.

A.    Era uma atitude arrisca, porque o cesto poderia virar na agua e assim morrer afogado, ou pior, poderia ser morto por um animal ou crocodilo. Ela usou seu último recurso para salvar a criança, na esperança que Deus desse uma solução e uma saída. Tem momentos na vida que não podemos fazer mais nada, apenas colocando um pequeno cesto e confiar que Deus vai cuidar. Quando todos seus recursos acabar, lembre-se que o Senhor está na espera da sua confiança.

B.    Mirian, irmã de Moises, acompanhou o cesto de longe, nas margens no rio Nilo para vigiar caso venha afundar. A própria mãe Joquebede usou a filha para vigiar o cesto, pois ela entendia que sozinha não podia fazer, então envolveu sua filha como apoio. Muitas conquistas e vitorias só serão possíveis quando saber da importância de pessoas ao nosso lado.

C.      O que é fascinante que as aguas do rio Nilo levou o cesto até a princesa de faraó, ou seja, no lugar do proposito. Então deixe que as aguas do Espirito conduza ao proposito. Quando a filha de faraó viu um cesto no rio, ficou curiosa para saber o que havia dentro do cesto e percebeu que havia uma criança hebreia. Uma criança muito formosa ao ponto dela tomar em seu braços, pois acreditava que era um presente dos deuses. E chamou o nome de Moises que significa “tirado das aguas”

D.     Miriam correu até a princesa e ofereceu uma mulher para amamentar e cuidar da criança. A filha de faraó concordou com a proposta e Miriam chamou sua mãe Joquebede. A princesa de Faraó não sabia que ela era a própria mãe. Agora ela poderia cuidar da criança com paz e segurança, pois a própria filha de faraó daria proteção e sustento com salário para cuidar da criança até que ele cresça.

E.  A Bíblia não fala do tempo que Joquebede ficou com a criança, mas foi o tempo suficiente para esculpir no coração de Moises os grandes valores e princípios da fé dos hebreus. Foi um tempo necessário para educar e ensinar Moises nos caminhos do Senhor. Isso levou Moises a tomar decisões importantes na fase adulta: “Moisés recusou ser chamado filho da filha do faraó, preferindo ser maltratado com o povo de Deus. Por amor de Cristo, considerou a desonra riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa…”  (Hebreus 11.24-26)

Conclusão

Coragem de Joquebede é enaltecida na bíblia ao enfrentar a ordem de faraó mesmo colocando em risco sua própria vida. Ela ganhou destaque nos heróis da fé. Ela acreditava que Deus tinha um plano naquela criança, por isso que ela soube dar valor ao esconde-lo. A honra e a exaltação de Deus será na proporção daquilo que valorizamos, seja no nosso talento, chamado,  ministério ou sua família.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/


«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário