Cego Bartimeu

“E Jesus, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.” (Marcos 10.51)

A cidade de Jericó havia sido fortificada e estruturada pelo rei Herodes e se tornou uma cidade moderna e luxuosa. Além disso, havia um centro administrativo romano para os cobradores de impostos. Essa cidade nova de Jerico ficava um pouco mais ao sul da antiga Jericó tomada pelos israelitas no tempo de Josué, na qual foi amaldiçoada por Deus. Por ser uma cidade bela e importante, era comum que mendigos se reunissem para mendigar. Um desses mendigos era Bartimeu que escutou que Jesus estava seguindo viagem rumo a Jerusalém, acompanhado com uma grande multidão, e começou a clamar. Muitas pessoas se incomodaram com os gritos e mandavam que ele se calasse. Mas muito determinado, o cego Bartimeu gritava cada vez mais alto. Nessa história aprendemos três grandes lições:

A persistência no clamor

Seu nível do seu “grito” esta na proporção da sua necessidade.  Ele sabia que era sua única oportunidade, sua única chance. Ele não tinha visão, mas tinha uma audição aguçada para ouvir e um pulmão perfeito para gritar. A sua determinação e sua insistência será o seu maior diferencial nas suas conquistas. (Jeremias 29.12)

Se levantou e deixou a capa

A capa era sua proteção durante o frio. Um símbolo de miséria, carência e dependência das pessoas para ajular com esmolas. Aliás, por ser deficiente visual, não tinha valor na sociedade e sem nenhum tipo de responsabilidade. Era um objeto descartado no meio da estrada. Ao lançar a capa, tinha como objetivo romper com uma vida de miséria, para viver uma nova história. Estará disposto a viver com novas responsabilidades e desafios na sociedade, ou seja, terá que trabalhar.

 

O que queres que eu te faça?

Jesus sabia muito bem que ele era cego, mas queria ouvir a resposta do coração, ou seja, investigar a intenção do seu anseio. Quando verbalizamos aquilo que queremos vai dizer o que está no íntimo da nossa alma e do nosso interesse. O que impressiona é que após a cura, o cego glorificou a Deus e seguiu Jesus pelo caminho. Saiba que andar com Jesus será o seu maior milagre.

Hoje Jesus te chama para mais perto e pergunta:  O que você quer? Viver uma vida de esmolas ou viver o sobrenatural? “Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.” (Hebreus 3.15)

 

Em busca do Milagre 

“E Jesus, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.” (Marcos 10.51)

A história do cego de Jericó é umas das mais belas e conhecidas de todas, na qual tornou um exemplo prático do valor da fé e perseverança. A história nos mostra que Jesus estava indo para Jerusalém para participar a festa da pascoa, onde a população de Jerusalém quintuplicava de pessoas de várias regiões, por isso que uma multidão seguia a Jesus. Segundo Flavio Josef, nessas festas chegava a ter 2,5 milhões de judeus. Ao chegar em Jericó, havia um cego Bartimeu, que significa filho de Timeu. Um homem tão insignificante que nem era citado o seu nome.  Um homem sem importância, sem história e sem esperança. Seu destino era viver de esmolas, porém estava à beira do caminho clamando por Jesus. Ele era fisicamente cego, mas tinha um entendimento claro sobre o messianismo de Jesus ao clama-lo de filho de Davi. Uma compreensão clara do caráter messiânico da pessoa e ministério de Cristo. Veja algumas lições:

Primeiro lugar

O cego Bartimeu ficou à beira do caminho. Ele estava em um ponto estratégico para que Jesus pudesse ouvir seu clamor, ou seja, ele estava no lugar certo e na hora certa. Mesmo porque, se ficasse no meio do caminho poderia ser pisoteado e se ficasse longe do caminho poderia ser ignorado. Muitas das vezes perdemos oportunidades de vivenciar o milagre por não ser estratégico. Fica mais perto de Jesus e tenha certeza que ele ouvirá.

Segundo lugar

Muitas pessoas ficaram incomodadas com os gritos e mandavam que ele se calasse. Mas a determinação o motivou a ignorar a multidão e gritou cada vez mais alto. As vezes Deus espera que a voz da insistência e persistência seja mais alto que a voz da circunstância: “Levante-se, grite no meio da noite, derrame o seu coração como água na presença do Senhor…”  (Lamentações 2.19; Lucas 18.7)

Terceiro lugar

O cego Bartimeu não hesitou e prontamente foi ao encontro de Jesus. Ele poderia curar de longe, mas decidiu chamar para mais perto. Quando Jesus nos chama para mais perto tem como único objetivo em honrar a nossa fé, pois aqueles que mandaram calar a boca, foram o mesmo que disseram: “Levanta-te, o mestre te chama!

CONCLUSÃO

Após o milagre, o cego Bartimeu deu glorias a Deus e seguiu Jesus pelo caminho. O milagre só fará sentido em nossa vida quando deixamos de seguir o milagre e seguimos o Senhor do milagre.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

  1. 20bet disse:

    Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you. 20bet

Deixe o seu comentário