Eliseu: Resposta no deserto

“Assim diz o Senhor: Cavem muitas cisternas neste vale. Pois assim diz o Senhor: Vocês não verão vento nem chuva, contudo este vale ficará cheio de água, e vocês, seus rebanhos e seus outros animais beberão. Mas para o Senhor isso ainda é pouco; ele também lhes entregará Moabe nas suas mãos.  (2 Reis 3:16-18)

 

Introdução: Depois que o morte de Salomão, o reinado de Israel foi dividido em dois reinos (Reino do norte e o reino do sul) O reino do norte se chamava Israel e a capital era Samaria, composto por 10 tribos. O reinado do sul se chamava Judá e a capital era Jerusalém, composto por duas tribos. Entre o reino sul e o reino norte ouve muitos conflitos e guerras. Tempo depois, o rei de Israel fez aliança com o rei de Judá, viveram em harmonia. O rei de Israel, que chamava Jorão, filho de acabe, um rei que era perverso que era casado com Jezabel. Após a morte do seu pai Acabe, Jorão tornou o sucessor do trono.

A rebelião dos moabitas

O rei de Moabe, que era inimigo de Israel, ao saber da morte de Acabe, ele usa como uma oportunidade de se revoltar contra Israel para não pagar tributos a israel. O rei Jorão percebeu que não conseguia lutar com seu exército e pediu socorro ao rei Josofá, rei de Judá. O rei Josafa temia ao Senhor e prontamente se colocou à disposição de ajudar o rei Jorão. Como também, Josafá pediu ajuda e apoio ao rei do Edom para essa guerra. Assim foram três reis para guerra para lutar com os moabitas (Judá, Israel e Edom).

·         Durante o caminho, após 7 dias de caminhada, eles se perderam e não encontraram agua para descansar, o suprimento já estava esgotado. O desespero atacou todo exército, os homens estavam com fome e os animais estavam com sede. Se voltar para Israel, morreria no caminho de fome e se ficar morreria de sede no deserto. Estavam sem saída e sem rumo

·         Perceba que tinha tudo para vencer essa guerra: bom número de soldados e cavalos. Porém um requisito fez com que comprometesse o fracasso: a falta de agua . Quem sabe nesse ano você fez planos e até executou no começo do ano, mas não se preparou para o imprevisível: pandemia do corona vírus. Era esse dilema que os soldados estavam vivendo.

Proposito:  trazer duas lições poderosas para sua vida: Mostrar que Deus interfere em nossas crises e que Deus envia resposta no deserto.

 

       I.            Os reis se perder no deserto

Verso 10 – O rei Jorão, que era perverso, atribuiu toda essa confusão e escassez a Deus. Eu pergunto onde encontra no contexto que foi Deus que convocou essa guerra. Isso acontece com muitas pessoas quando são apanhados em suas loucuras, ideias mirabolantes, e quando da errado, tenta fugir das suas responsabilidades.

Verso 11 – Mas Josafá que temia ao Senhor perguntou: “Será que não há aqui profeta do Senhor, para que possamos consultar o Senhor por meio dele? Um conselheiro do rei de Israel respondeu: “Eliseu, está aqui. Ele era auxiliar de Elias

Então o rei de Israel, Josafá e o rei de Edom desceram até ao encontro de Eliseu. Aqui já mostra uma lição: a necessidade de buscar a direção de Deus em tempo de crise. Esse questão de parar e ouvir Deus falar. Essa expressão “ descer até Eliseu fala de se humilhar, render, submissão, curvar, Abrir mão do seu controle, colocar a disposição da direção de Deus.

 

     II.            O rei Jorão consulta Eliseu

 

Verso 13 – Ao encontra com o profeta Eliseu, a resposta de Eliseu deu uma palavra dura contra o rei Jorão: “Nada tenho a ver com você. Vá consultar os profetas de seu pais. Juro pelo nome do Senhor dos Exércitos, a quem sirvo, que se não fosse por respeito a Josafá, rei de Judá, eu não olharia para você nem mesmo lhe daria atenção.  2 Reis 3:13,14

 

Por que Eliseu repreendeu o rei Jorão?

 

·         No verso 2 mostras avaliação desse rei Jorão. Ele tirou  coluna de idolatria de Baal, mas não se afastou dos pecados dos seus pais . Foi uma obediência parcial. Para Deus não existe meio termo, é dele ou não é dele. Além disso, o padrão de busca do rei Jorão é buscar a Deus somente na sua conveniência, seus próprios interesses. Simplesmente para escapar dos seus problemas. Transforma Deus em um amuleto da sorte. Deus não quer dar a resposta dos seus problemas, mas levar a cumprir propósitos.

 

Juro pelo nome do Senhor dos Exércitos, a quem sirvo, que se não fosse por respeito a Josafá, rei de Judá, eu não olharia para você nem mesmo lhe daria atenção.

 

Observe que a presença de um justo pode mudar uma sentença, senário. A presença de um fiel faz a ira de Deus ser aplacada e a misericórdia se manifestada e o favor ser revelado. Muitas das vezes Deus nos livra, nos responde, nos abençoa porque tem alguém intercedendo por você. Tem gente que é coluna do seu ministério. O motivo que está firme hoje porque tem alguém orando por você.  

 

                     III.            A ordem de Deus

 

1.       Trazei um tangedor, qual era responsável de criar um ambiente de adoração. Basicamente, era  um musico que dirigir o louvor. A bíblia afirma que Deus habita no meio do louvor, onde a presença de Deus se faz presente. Observe que os reis queria uma solução e Deus pedindo para louvar. Tem momentos que técnicas de guerra não vai funcionar. A estratégia é trazer a presença de Deus para que o mundo espiritual venha mover em tua causa. Acredito que certas situações técnicas de psicologia não vai resolver, mas somente no mundo espiritual. Não estou desprezando a importância de buscar um médico, eu até recomendo. Mas o louvor acalma a ansiedade. O louvor mexe nas nossas emoções. O mundo espiritual se move quando louvamos. Quando Davi tocava sua harpa, a perturbação do rei Saul foi acalmada. O louvor atrai a presença de Deus.

 

 Assim diz o Senhor: Cavem muitas cisternas neste vale. Pois assim diz o Senhor: Vocês não verão vento nem chuva, contudo este vale ficará cheio de água, e vocês, seus rebanhos e seus outros animais beberão.  

 

2.      Não há milagre sem obediência. Deus não vai anular a nossa responsabilidade do milagre. Criar covas é criar covas é criar situações para que quando a oportunidade bater na sua porta voce esteja preparado. Observe que o texto “não vereis vento ou chuva, todavia haverá agua” –  Um milagre sem sinal. Quantas vezes pedimos um sinal, para ter a certeza que vai dar certo. Como o caso de Elias, que não chovia e Deus enviou um sinal com uma nuvem do tamanho da mão de um homem. Nesse caso foi diferente, sem sinal e sem chuva. Isso exigia deles obediência, fé e esforço.

 

3.      Ofereça oferta de manjares O propósito da oferta de manjares era um oferecimento de presentes, e fala de uma vida que é dedicada a dar, e à generosidade. A oferta de manjares consistia em produtos vegetais que constituíam a principal alimentação do país: farinha, azeite, cereais, vinho, sal e incenso. Colocam diante do Senhor para simbolizar generosidade. Em meio a crise não deixar suas ofertas. Muitas das vezes Deus vai provar a nossa fé em abençoar pessoas quando nós estamos em crise.

 

                      IV.            O conquista de Israel

Além de encher de aguas, mas para o Senhor isso ainda é pouco; ele também lhes entregará Moabe nas suas mãos.  2 Reis 3:16-18

 

O nosso Deus é um Deus de fartura e abundancia: “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,” Efésios 3:20. O vale transbordou de maneira sobrenatural que o vale trouxe uma falsa impressão para os moabitas. O texto narra que o sol refletia sobre as aguas e transparecia um tom avermelhado. Então o exército moabitas olhavam para aquele vale, levou a crer que três reis se lutaram contra si e se desentenderam, pensaram que o vale havia tomado de sangue e que todo exercito havia morrido.

“Quando, porém, os moabitas chegaram ao acampamento de Israel, os israelitas os atacaram e os puseram em fuga. Entraram no território de Moabe e o arrasaram.” 2 Reis 3:24

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário