Os dez leprosos

“Então, aos gritos, chamaram seu nome: “Jesus! Mestre! Tem piedade de nós! Ao vê-los, ordenou-lhes: “Ide e mostrai-vos aos sacerdotes!” E aconteceu, que enquanto eles caminhavam, foram purificados…

Introdução: Aproximando a pascoa, Jesus vive suas últimas semanas em cafarnaum e vai para Jerusalém, mas passa por um vilarejo de pessoas leprosas (leprosário). Ali encontra dez leprosos suplicando, gritaram, um pedido dramático: “Jesus, mestre! Tem misericórdia de nós!”

A.      A lepra era uma das doenças mais temidas, devastadora e terrível no tempo Bíblicos, pois as pessoas infectadas eram discriminadas e obrigadas a viver fora da sociedade, por ser contagiosa, evitava de colocar em risco outras pessoas, perdendo amigos, família e emprego. Além de sofrer as consequências da própria doença. Na época sem cura e sem tratamento, a Lepra causava deformidades. A vida do leproso ficava totalmente definhada em todo aspecto de vida: exclusão religioso (não participava de culto judaico), social (não participava de festas e comemorações), familiar (seus filhos e esposa não poderia visitar) e econômico (não poderia mais trabalhar).

B.      Hoje, a situação é muito diferente. Hoje, a lepra é chamado de Hanseníase e tem cura, se for tratada nos estágios iniciais, não deixa nenhuma sequela. Para ter uma ideia, a cura foi descoberta 100 anos, por um médico neorogues, doutor Rancer, e descobriu a bactéria e desenvolveu uma vacina para eliminar a doença. Com avanço da medicina existe poucos com essa doença.

OS SINTOMAS DA HANSENÁSE

Causa formigamento, dor nos nervos e perca da sensibilidade na pele, criando manchas brancas ou avermelhadas. Dependendo do nervo afetado, há outros sintomas mais graves: perca de visão; paralisia, atrofiação, os cabelos caem, as sobrancelhas desaparecem, as unhas amolecem e caem; corroem aos poucos, uma morte lenta e dolorosa, deixando viver a sua própria sorte. Vivendo uma vida de solidão, isolamento, rejeição e morte.

SUSPEITO DA LEPRA NA cultura judaica

Não era posto de saúde, mas era o  sacerdote examinará  para verificar se a pessoa está com lepra ou se era apenas uma alergia. Se for confirmado a lepra haverá uma atitude radical e extrema, pelo fato de ser contagiante, pois coloca em risco outras pessoas:

 “O leproso tem de seguir estas regras: andará com as roupas rasgada; andará com os cabelos despenteados; andará com o lábio superior coberto; e por onde andar gritará: ‘Sou leproso! Sou leproso!’  Se não avisar deverá ser apredrejado. fica irreconhecível…” (Leviticos 13.45)

Proposito: Mostrar que antes de Deus manifestar o milagre Deus quer que manifeste três princípios que os leprosos fizeram.

O clamor: “Tem piedade de nós…”

A bíblia mostra dez Leprosos, vários níveis sociais e religioso que viviam abandonados e excluídos da sociedade e gritavam: “Tem piedade de nós!” A palavra piedade no dicionário significa “Indignação seguida de ação”, ou seja, eles queriam que Jesus compadecesse e chorasse com eles, mas também fizesse alguma coisa por eles.

Na verdade, clamar é pedir com intensidade, com insistência, um desejo intenso, gritar, bradar com alta voz, implorar ou suplicar. Mesmo porque, pedir é apenas solicitar, agora, clamar, é um estágio total de dependência na intervenção divina na sua causa. É manifestar a nossa fé, a nossa submissão, isto é, daquilo que seu coração tem convicção. Lembre-se disso, o clamor esta fundamentado em duas coisas: Fé e esperança. A fé é acreditar que já aconteceu, a esperança é acreditar que algo vai acontecer. O próprio Jesus afirma: “Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá (Marcos 11.24). Então clame a Ele. Se é uma fraqueza espiritual ou emocional? Algo na justiça ou empresa? Algo na família ou casamento?          ‘Deus quer ouvir o seu clamor!

A obediência: “Ide e mostrai-vos aos sacerdotes!”

Jesus usou um aspecto religioso em apresentar ao sacerdote que foram curados, pois ficava em observação durante duas semanas, depois de confirmar a cura oferecia um ritual da purificação Levitico 14 (lavava suas vestes, raspava o pelo do corpo, duas aves: uma era sacrificada e a outra era solta).

Observe que Jesus deu uma ordem, um comando para quem precisava de um favor. Uma ordem sem logica: primeiro obedece, submete, para depois acontecer o milagre. Em outras palavras, Deus queria que eles manifestar a fé sem ainda ter acontecido. O texto afirma “Indo a caminho… eles foram curados!” Observe que a cura foi progressiva e não imediata. Cada passo que dava, o milagre era manifestado.

Gratidão:  “Onde estão os nove?

Depois de serem curados, os nove voltaram alegres em busca do emprego perdido, família e amigos, beijar sua esposa, abraçar seus filhos, seguir seu caminho, cumprir ritual religioso. O mais incrível, que a gratidão saiu do improvável: um samaritano que era odiado, rejeitado e discriminado pelo judeus volta para agradecer: Jesus questiona, indaga e pergunta com um tom de tristeza: onde estão os nove?

Cinco considerações sobre gratidão

  1. A gratidão é sempre a minoria: O numero de pessoas que suplicam é sempre maior dos que agradecem.

  2. Ser grato não é uma reação ocasional a uma experiência positiva apenas, mas uma conduta cristã permanente. “Em tudo dei graças, porque essa é a vontade de Deus…” (1 Tess 5.17) estas recomendações são reivindicadas para qualquer situação. A conjunção traduzida por “porque” expressa o sentido de “causa”. A vontade de Deus é o motivo desta conduta de gratidão.

  3.  A gratidão não se trata de uma sugestão, mas de uma clara determinação da vontade de Deus, para que sejamos agradecidos permanentemente. É através do Espirito Santo que obtemos a forças para sermos gratos, mesmo quando as nossas circunstâncias não são como esperávamos.

  4. A gratidão abre a porta para o próximo milagre. O texto afirma que o samaritano recebeu além da cura a salvação;

  5. A gratidão cura o espirito do descontentamento, que é a insatisfação. O descontentamento foca sua atenção com aquilo que não tem e deixa de observar a apreciar aquilo que já tem, ou seja fica preocupado com o futuro e esquece de viver o presente, pois o descontentamento contamina o ambiente, gerando desanimo e tristeza. Essa insatisfação, faz com que aquilo que Deus fez por você, não comove.

Conclusão

Peça ao Senhor que ajude a celebrar pequenas coisas, pois ajudará a dar sentido ao seu sofrimento, paz do seu coração e uma visão para o seu futuro. Mesmo porque, a gratidão ganha o coração de Deus. É o antídoto das suas lágrimas:  

“pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade…” ( Filipenses 4.12)

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

 

«
»

1 Comentário

  1. antonio disse:

    muito bom

Deixe o seu comentário