Paralitico de Betesda

Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: “Você quer ser curado? ” João 5:6

 

Introdução: Uma das passagens mais belas e conhecidas de João: O PARALITICO DE BETESDA. Vamos dar uma olhada na história desse homem. Uma história que pode muito ser aplicada ao contexto que estamos vivendo hoje. A gente vai aprender como administrar e como reagir as adversidades e obstáculos que enfrentamos na vida.

A.      No verso primeiro Jesus estava subindo da galileia para participar da festa em Jerusalém. Em levíticos, Deus estipulou 7 festas anuais em Israel teriam que celebrar (pascoa, pães asmos, primícias, pentecostes, tabernáculo, festa da expiação). Estas festas eram uma oportunidade dos judeus não apenas celebrar ao Senhor, mas também de visitar o seu pais, sua terra natal.  

B.      No verso segundo, afirma que antes de Jesus passar por Jerusalém, passa pelo tanque de Betesda. Em hebraico significa “casa da misericórdia”. Esse tanque se tornou uma referência porque ficava na entrada de Jerusalém e próximo ao templo e a porta das ovelhas. Segundo a arqueologia, tinha um total de 5 mil metros quadras, dividida em dois tanques, onde os judeus se lavava e purificava, antes de entrar no templo. Era como uma piscina publica de purificação. 

C.      Até irônico, o tanque de Betesda, que era símbolo de misericórdia, se transformou um lugar de disputa e competição para quem pular primeiro para ser curado. Muitas das vezes transformando o ambiente que vivemos, seja na igreja, na sua casa, nos seus relacionamentos um lugar de disputa, discórdia e ódio. Um lugar que não há misericórdia, refúgio e consolo. Saiba que Deus espera que sua casa seja um pedaço do céu. Um ambiente de paz e cura

D.     Além disso, havia uma grande concentração de doentes. Havia centenas de coxos, cegos e paralíticos. Pois havia uma crença, ninguém sabe se é verdade ou não, que um anjo movia, agitava as aguas do tanque periodicamente e o primeiro que entrava nas aguas era curado. Uma casa de misericórdia que se transformou uma casa de competição quem pular primeiro. Assim como caso dos filhos de Jacó, por transformar José o predileto, os seus irmãos não falavam mais passivamente dentro da sua própria casa.

 

2.    Queres ser curado?

 

No meio desse tanque, havia um homem que há 38 anos era paralitico, que também estava esperando por esse mover das aguas. Um homem que acreditava que iria ser curado, que iria chegar a sua vez. Não sabemos seu nome, sua família, sua descendência, apenas sabemos seu dilema.  Pense comigo, 38 anos é tempo o suficiente para ele se conformar e dizer: “eu nasci assim, vou viver assim, vou morrer assim!” Apesar de ter tanto tempo, esse homem não se conformava. Acredito o que chamou atenção de Jesus foi essa indignação. Uma pessoa inconformada com a situação. Deus está a procura de pessoas inconformadas dessa paralisia, seja emocional, financeira, familiar, espiritual.

A.      No verso três, Jesus sabendo e vendo a situação que 38 anos havia sido paralitico…. Observe dois verbos poderosos (saber; ver) que Jesus esta te vendo e observando seu esforço, sua indignação e seu desejo por mudança. Jesus olhou para você e viu o seu coração. O fato de Jesus conhecer sua vida e está de olho em você, significa algo muito maior, que não podemos esconder de Deus, não podemos fugir da sua presença. Ele te cobre de todos os lados para sua onisciência. Não há nada que você tenha nutrindo no seu coração e sentimento que ele não sabe. Ele te conhece. Assim como no caso do Jovem rico, Jesus olhou para o jovem rico, mesmo prostrado aos pês de Jesus ele sabia ele amava mais o dinheiro do que o reino de Deus

B.      Faz lembrar de uma história de Noemi e Rute, onde elas perdem seus maridos e ficam viúvas. Naquele tempo, a mulher não poderia trabalhar, então essas duas mulheres iriam viver o resto da vida de favor, de esmolas. Tente imaginar o drama dessas duas mulheres. Então as duas resolve voltar para Belém, para ficar mais perto de seus parentes. Quando chega em Belém, a única maneira de sobreviver era pegar espigas que caia do campo. Mas Rute não teve medo de recomeçar, vestiu avental, prendeu seu cabelo pegou o cesto e foi para o campo. A bíblia afirma Rute 2.17 que Rute pegou do nascer do sol até o pôr do sol, 25 kilos de sevada. Boas, dono da propriedade, vendo de longe, ficou admirada pelo esforço daquela menina. Resumindo a história, ela casou com Boas, tornou bisavó de Davi, e fez parte da linhagem de Jesus. Saiba que Deus te observa o seu esforço e Deus vai te honrar o seu esforço, assim como fez com os amigos do paralitico de betesda

C.      Jesus se aproxima, e nem se apresenta, vai direto no assunto: Quer ser curado? Uma pergunta desnecessária, estranha, até sem sentido. Mesma coisa você encontrar uma pessoa desnutrida e perguntar: Você está com fome? Essa pergunta era proposital, Jesus sabia que que o paralitico precisava da cura, mas Jesus queria, primeiro, cura-lo por dentro. Uma cura plena e completa.

D.     Ao analisar a resposta ele não diz não e nem diz sim, mas faz mas um questionamento, um desabafo “Não tem ninguém que me ajude!” Ninguém se importa comigo!” foi nessa pergunta que o paralitico abriu o coração, falou do seu dilema, desabafou, fala das suas decepções e frustrações. Jesus queria entender o que aquele paralitico estava sentindo. Um lugar que era símbolo de misericórdia que transformou um lugar de egoísmo. Por isso que além da doença física, Jesus queria curar uma doença emocional, causada pelo abandono e desprezo.

E.      Jesus queria mostrar que apesar que ninguém se importar, que tinha alguém que se importava. Tem pessoas que sofrem com depressão, as vezes a cura não está no remédio, mas ter alguém para desabafar, alguém que se importe. Para mostrar que Deus se importava tanto com aquele paralitico que havia centenas de doentes, jesus curou apenas um, pois o texto afirma que ele retirou da multidão. Ele se importa com você! Ele conhece sua história e seu passado! Ele conhece os seus dramas, angustias. Ele se compadece. Ele tem o diagnóstico da sua alma, dos seus pensamentos e sentimentos. Ele sabe as angustias que assola sua alma quando deita no travesseiro.

G.     Ao analisar o questionamento dá entender que o paralitico não sabia que era Jesus. Sua presença de Jesus era desconhecida –   O milagre e a solução está tão perto, tão real que ele não conseguiu perceber. Enquanto paralitico estava esperamos um mover diferente. Queria que um anjo movesse as aguas. A gente precisa amadurecer o discernimento Espiritual, para compreender o seu agir, porque as vezes a solução está na sua frente e voce não está percebendo. Esse conflito na sua casa está no simples me perdoe, que essa rebeldia do seu filho está no simples eu te amo.


3.    Levanta-te pegue sua cama e ande.

 

No verso 6 Jesus deu um comando, uma ordem levanta-te pegue a sua cama e ande… essa ordem foi o suficiente para restaurar a musculatura e devolver o equilíbrio para aquele homem. Hoje, Jesus está aqui e quer te curar sua vida. Ele quer você viva uma vida de milagres.

A.      Observe que o milagre ocorre não porque o doente pediu ou alguém pediu por ele, mas Jesus toma a iniciativa e foi até o doente, diferente do cego bartimeu, mulher do fluxo de sangue, a filha de Jairo. Etc. Isso nos ensina que há milagres em nossa vida que não estão condicionadas o que pedimos, Deus decidiu fazer, pois ele sabe será glorificado e honrado através das nossas vidas. Há milagres que vai acontecer na sua vida mesmo que voce não peça.

B.      No verso 10, Jesus deu a ordem de carregar a cama, porém era proibido carregar no sábado iria contra a lei. A questão de guardar o sábado era bem rígida. Só para ter uma ideia, até para mover tinha um limite de passos.  Hoje o judeu não adiciona o elevador. Quando os judeus viram o paralitica andando e carregando a cama nas costas, ficaram assustados não pelo milagre, mas por carregar uma cama. Estavam mais preocupados com as regras do que o milagre. Saiba que haverá pessoas que não vão sorrir pelas suas conquistas, vitorias. Uma dica, conta o seu milagre para pessoas que realmente vão vibrar pelo seu milagre.

C.      No verso 14, mais tarde, o paralitico encontra com Jesus. E ali Informa a causa e o motivo que o sofrimento da paralisia: era virtude de pecado especifico que ele cometeu ao afirmar “não peques mais” Um juízo divino causou a doença. Ainda que fosse curado imediatamente, ele continuaria doente na alma.


Conclusão

Observe que no paralitico existia uma doença física (paralisia), emocional (abandono, desprezo) e espiritual (pecado do passado). Esse paralitico estava de baixo de uma opressão física, emocional e espiritual. Não era apenas uma cura física, mas ele precisava de uma libertação. Uma cura plena e completa. Curar a alma. Nesse milagres vemos Jesus amou, curou e perdoou.

E quando Jesus exorta e diz que não peques mais para que não ocorra algo pior. Demostra que Jesus estava totalmente e inteiramente comprometido com sua necessidade, mas também demostra que ele tem uma preocupação muito grande em te levar para o reino. Colossenses 1.13 “ o qual nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o reino do seu amor”

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/



«
»

2 Comentários

  1. Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

Deixe o seu comentário