Paralitico de Cafarnaum

Introdução: Cafarnaum era uma aldeia que ficava na província da Galileia, no norte de Israel. Um local de uma importantíssima atividade comercial, a atividade pesqueira. Essa aldeia se tornou a base ministerial de Jesus, pois na cidade de Nazaré, onde nasceu, foi rejeitado, desprezado pelo povo. Quando hospedou em Cafarnaum, as pessoas ficaram sabendo que Jesus estava na casa e se aproximaram para ouvi-Lo. Era tanta gente que a porta principal da casa ficou lotada, interditada e abarrotada que ninguém podia mais entrar ou sair.

·         O texto afirma que havia um paralitico estava vegetando na cama, que impossibilitava de chegar até Jesus, mas quatro amigos carregaram em uma maca e levaram até Jesus, porém, havia uma multidão em volta da porta da casa onde Jesus estava não o deixava passar. De forma admirável e ousada, eles subiram no telhado da casa com aquele homem na maca e, destelhando a cobertura, desceu-o pelo teto até onde Jesus estava e ali o curou.

Proposito: A fé daqueles quatro homens levou a uma missão em comum, um único ideal. Se uniram e ajuntaram em favor de um único homem. Sem dúvida, a história do milagre desse paralítico e seus quatro amigos nos ensinam algumas lições valiosas de fé e perseverança que devemos guardar e praticar na nossa caminhada com Deus. Veja…

 

1.    Os quatro amigos

 

Vieram quatro homens, trazendo-lhe um paralítico em uma cama. Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, através de uma abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico.  Marcos 2:3,4

O telhado das casas da palestina do primeiro século, era geralmente coberto por uma camada de barro apoiada por ramos de palmeiras interlaçadas e sustentadas por vigas de madeira. Portanto, vemos que o trabalho e todo processo deles não foi fácil e muito arriscado. Isso nos faz entender que, alguns milagres vai exigir sacrifícios e renuncias, ou seja, terá  que “quebrar o telhado” de alguns projetos na sua vida para abrir espaço para que o milagre aconteça e o proposito ser estabelecido.

 

Depois de “destelhar” o teto da casa, deveria descer o paralítico até Jesus. Ou seja, eles precisavam da escada para subir, corda para erguer e mais homens para ajudar. Enfim, eles precisavam ir por um caminho mais difícil e desafiador. Isso nos ensina que mesmo que isso nos leve a um caminho ainda mais difícil, mesmo que isso nos leve a um trabalho árduo de “subir escadas” ou “destelhar uma casa”, mesmo que haja uma “multidão de barreiras” em sua frente, mesmo que as condições humanas pareçam impossíveis, saiba de que Deus estará ao nosso lado para nos fortalecer e te ajudar. Os obstáculos da vida são apenas para testar e provar a tua fé e sua perseverança.

 

2.    A importância da amizade

 

Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava. Marcos 2:3,4                                  

O paralitico não tinha pernas para andar, mas tinha amigos para ajudar. Os quatro amigos foram a força e a disposição que o paralitico precisa para chegar até Jesus. Como é bom ter alguém que possa emprestar os ombros quando chorar, um abraço quando sentir triste e a disposição de ouvir sem julgamento. Bem verdade que nem todos têm a mesma sensibilidade para perceber as necessidades do outro e encará-las com a mesma dor e com a mesma empatia.

A.      Amizade verdadeiros é coisa rara, um tesouro imensurável. Mesmo porque, amizade cria identidade, vínculos e experiências. Ela é poderosa, pois faz unir pessoas e mudar destino. Teve uma pesquisa nos EUA que amizade tem o poder de influência muito maior que a família e igreja. Por esse motivo que tem pessoas que tiveram uma educação excelente, e se perderam por cauda das amizades, como também teve pessoas que estavam extremamente perdidas e tiveram um destino incrível por causa das amizades.

B.      Exemplo, Davi tinha Jonatas para ajudar a fugir do seu inimigo Saul, Elias tinha Eliseu para ser o seu substituto no ministério, Paulo tinha Barnabé para justificar perante a igreja de Antioquia, Jesus tinha seus amigos mais íntimos que era Pedro, Tiago e João para ajudar em seu ministério. Quando Daniel soube que o rei queria matar todos os sábios, ele procurou três amigos para orar. Ele buscou ajuda quem tinha o mesmo propósito e ideal. Deus sempre vai levantar pessoas certas para conectar com seu milagre e com o teu proposito.

C.      Alguém pode testemunhar ao teu respeito o quão amigo voce é? Quer ter amigos? Então seja você o amigo. Vamos rever que tipo de pessoas estamos sendo para as pessoas. Que tipo de amizades você tem cultivado ao seu lado? Não abra mão dos amigos que te ajudou a construir o que voce é hoje, perdoa aqueles que desconstruiu o que voce foi, volte a relacionar com boas amizades, faça uma limpeza das suas redes sociais, adicione e selecione amigos que vão agregar em seu sonho e que vai aproximar para mais perto de Deus

 

3.    A cura do paralitico

Uma frase linda: E Jesus, vendo a fé deles o admirou, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. Marcos 2:5 

Uma frase linda: E Jesus, vendo a fé deles o admirou….” Uma fé motivada com esforço e determinação, isso que agradou a Deus. As vezes oramos e nada acontece, porque as vezes o que vai mudar não é a oração, mas a postura de fé, determinação, caráter, quebrantamento. Entenda que a determinação fará enxergar novas possibilidades, como um teto para “destelhar” em sua vida. A determinação demanda esforço, disciplina e comprometimento. Essas três são a melhor aliada da determinação: “Se determinar e for firme nos seus negócios, então a luz brilhará em teus caminhos. (Jó 22.28 Bíblia viva) –

Observe que Jesus libera o perdão antes da cura-lo da paralisia, porque Jesus queria estabelecer prioridade. Para Jesus, a coisa mais importante foi reatar aliança com Deus, em trazer uma cura interna. Existia uma enfermidade espiritual que precisava ser tratada primeiro. Não bastaria devolver-lhe a saúde física se a condição espiritual era a causa de todas as enfermidades. A cura física era limitada e passageira e a cura da alma era ilimitada e eterna.

O que mais admiro é o amor paterno de Jesus ao chamar o paralitico de filho. Um homem que era rejeitado pela sociedade, mas foi acolhido por Deus. Aqui também revela o amor de Deus ao perdoa-lo e não falar do seu passado.  Ninguém sabe o que o paralítico de Cafarnaum fez no seu passado para ficar paralitico, mas Jesus sabia. Era algo entre ele e Deus somente. Isso mostra que Deus não tem prazer em expor os pecados para envergonhar, mas para cura-lo.

4.Os escribas e fariseus

 

Alguns escribas tomaram aquela declaração como provocação à sua religiosidade: E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? Marcos 2:6,7

Nessa casa havia religiosos como doutores da lei, que vieram apenas observar e analisar para achar um defeito em Jesus com o propósito de acusar de crime contra a lei judaica. Eram homens que tinha um coração tomado por uma religiosidade fria e dura. Eram escribas que conheciam a lei, mas não conhecia o poder de Deus.

A.      Quando os fariseus e mestres da lei ouviram Jesus perdoando os pecados daquele homem, se escandalizaram e murmuraram entre si em seus pensamentos, porque perdoar alguém era algo considerado blasfemo, visto que na crença judaica que a doença era um castigo de Deus, por causa de seus pecados. Para eles, era impossível um homem perdoar pecados a não ser Deus, pois, só o perdão de Deus poderia livrar aquele homem daquela situação 

B.      Ao conhecer o intimo deles, ao conhecer as intenções do coração. Aqui revela que Deus sabe quem realmente somos em sua presença. Nada está oculto aos seus olhos, não podemos fingir, esconder ou ocultar de sua face. Jesus conhecendo o intimo deles disse: “Por que vocês estão remoendo em seus corações? Que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Os seus pecados estão perdoados ou ‘Levante-se, pegue a sua maca e ande’? Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”.  Marcos 2:6-11 

C.      Quando Jesus utilizou desta palavra, estava se declarando Deus. Ao perdoa-lo aquele paralítico, Cristo mostrou a todos que ele era o Messias e ao cura-lo era prova clara de que a enfermidade estava debaixo do sua autoridade e de seu poder.

 

Conclusão

Há história tem dois lados, tem aquele que é o paralitico que precisa de amigos. Muitas das vezes em nossa caminhada paralisamos e precisamos de amigos que nos carregue. Amigos que tem empatia com a nossa dor e nos ajude a nos erguer novamente. O outro lado, tem aqueles que precisa ser um amigo para socorrer quem mais precisa. Quem sabe nessa história voce seja aquele que vai levar pessoas paralisadas até os pés de Jesus. Tente analisar em que lado você está nessa história. Saiba que Jesus quer te levar e escrever uma nova história em sua vida.

 Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

 

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário