O valor da vida e sua fragilidade

Os anos de nossa vida chegam a setenta ou oitenta anos para os que têm mais vigor, entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento…” (Salmos 90.10)

INTRODUÇÃO: Realmente, o tempo é único. O tempo voa, quando menos espera os seus filhos estão casados e seus cabelos estão cada vez mais brancos. Aceitamos ou não, o tempo não para. Ela passa depressa. Parece que a semana passa tão depressa que não dá para fazer tudo que estamos planejados fazer, simplesmente porque não conseguimos acompanhar a velocidade do tempo. Às vezes, ficamos ansiosos referente ao futuro e angustiado referente ao presente, que parece que essa vida vai durar para sempre. Quando não conseguimos diferenciar o que é prioridade ou secundário, a felicidade vai permanecer no desconhecido e se sentirá velho ao olhar para trás e ver que perdeu muitas oportunidades na vida.

A.      O salmista Davi queria isso ao afirmar em Salmos 39.4: “Mostra-me Senhor, como a minha vida é curta e o número dos meus dias que viverei sobre a terra, para que eu saiba quão frágil sou.” A vida é curta demais para desperdiçarmos nosso tempo e nossa energia com aquilo que é insignificante.

B.      Por exemplo, imagine se o médico dissesse a você: “Infelizmente, você vai viver somente mais um ano de vida!” O que você faria? Eu tenho certeza que você mudaria completamente a sua rotina da sua vida: a cada dia seria especial; seria mais feliz do que ontem; abraçaria e elogiaria mais os seus filhos; não seria orgulhoso, ansioso e preocupado; ajudaria mais pessoas necessitadas; aproveitaria mais o tempo livre com a família; trabalharia só o necessário; tiraria férias para viajar; buscaria mais a Deus; falaria de Jesus o máximo de pessoas possíveis. O segredo é curtir a vida e aproveitar os momentos quem está ao seu lado, pois são únicos. Elas não voltam: “nós nascemos ontem e não sabemos nada. Nossos dias não passam de uma sombra…” (Jó 8.9)

C.      O tempo vai passar e você vai olhar para trás e perceberá a quantidade de tempo que perdeu pensando em coisas que não agregou em nada em sua vida. Se preocupando com inutilidades.  Também vai perceber que você não soube aproveitar aquilo que realmente era importante ou se culpando por coisas que não era sua culpa. Neste dia, com cabelos brancos e lágrimas nos olhos, você vai desejar ter preocupado menos e alegrado mais


A fragilidade da vida

“pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó…” (Salmos 103.14)

Olhe para o espelho! E veja que hoje a sua pele esta macia e bela. Seus olhos e seus cabelos estão perfeitos. Admire e alegre com tudo o que você construiu e conquistou ao longo dos anos. Faça isso agora mesmo! Mas lembre-se que, se o fôlego de vida faltar, em apenas 30 segundos seu cérebro para de funcionar. Quando a corrente sanguínea parar, as bactérias despertarão e iniciará um trabalho de destronamento. Depois de 12 horas após a morte, as bactérias começam a digerir as proteínas.  Com a produção de gases, vai sair um forte odor, atraindo insetos e moscas, acelerando ainda mais o processo da decomposição do corpo.

A.      Devido ao acúmulo de gases, o seu corpo começará a ter um aspecto mais esverdeado. Seus olhos bonitos vão amarelar, sua pele que era macia vai acinzentar e o seu cérebro vai se transformar um liquido pastoso, que irá vazar pelas narinas e ouvidos. Depois de 48 horas entra no processo de putrefação, onde algumas partes do corpo começam se romper e apodrecer por causa das larvas. Depois que o corpo é consumido pelas larvas, só sobraram os ossos.

B.      No velório, as pessoas mais próximas, irão chorar profundamente. Muitos irão se despedir no velório. Alguns irão cancelar compromissos, outros faltará ao trabalho por causa do seu enterro. Depois de algumas semanas, seus pertences serão jogados fora ou serão doados para associação de caridades. Depois disso, a sua família terá apenas lembranças e recordações de fotos e vídeos que você guardou ou postou nas redes sociais.

C.      No cargo do seu trabalho você será substituído por uma outra pessoa mais experiente que você. Depois alguns meses, as pessoas nem mais vai lembrar o seu nome. Essa é a vida! Curta e insignificante. Quando olhamos para essa realidade da vida, nos traz à lembrança da essência do homem, que venho do pó da terra. O próprio Salomão nos leva a pensar sobre o significado da estrutura humana. Quão limitados e frágeis nós somos, isso releva a nossa origem, nosso destino. Nos mostra quão é a brevidade da vida: “porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” (Gênesis 3:19; Eclesiastes 3:20)


CONCLUSÃO

Dê valor a vida!  Cuide mais da sua saúde e da sua família! Viva dia a dia de cada vez, porque essa vida é breve e elas não voltam. Não espere chegar no final da vida para dar valor a ela!

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

2 Comentários

  1. Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you. https://accounts.binance.com/pt-PT/register?ref=DB40ITMB

Deixe o seu comentário