INCERTEZAS DA VIDA

“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6:34)

INTRODUÇÃO: Uns dos maiores males que angustia o ser humano é a busca por certezas e a segurança dessas certezas, seja um fato, relacionamentos, carreira ou negócios. Enfim, idealizamos e imaginamos obstinadamente como queremos que aconteça, a cada passo.  Elaboramos planos minuciosamente achando que, estando sob controle, tudo sairá exatamente conforme o imaginado. E quando não acontece com o planejado, na qual tão exaustivamente calculado, gera desilusão, inconformismo, revolta e até depressão. Literalmente, é impossível garantir que o futuro venha acontecer da forma como nós planejamos, por isso que a palavra nos deixa uma alerta não presumir o dia de amanhã  (Provérbios 27.1).

A.      Esse verso nos faz refletir em nossas atitudes e decisões. Na verdade, não saber o dia de amanhã é o que mais nos aproxima o ser humano de Deus, pois temos medo do amanhã, porque não o controlamos. Assim como caso em Mateus 8.23 que mostra os discípulos enfrentando uma “violenta tempestade” – uma situação inesperada, imprevisível e assustadora. Foi nessa crise que Cristo revelou e manifestou aos discípulos quem Ele era de fato, ou seja, as incertezas da vida podem transformar em oportunidades para seu crescimento espiritual, pessoal e ministerial. Veja volume 3, pag. 27 

B.      É na crise que Deus faz conhecido, pois a sua atenção se volta para Ele. O que mais precisamos em meio à crise não é apenas a solução em si, mas ouvir de Deus as perspectiva Dele. Tentar entender o que Ele tem para nos ensinar em meio a essa dor. Às vezes, nas incertezas da vida, o seu sentimento fala mais alto. Você desabafa, a sua fé desfalece, seu sentimento some, sua convicção fica abatido, o mundo desaba, sente impotente, frágil em meio as circunstâncias, mas o conselho que te dou é deixar Deus te tocar na sua insegurança porque só Ele pode te animar: “Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.” (Salmos 94.19)

C.      Aprenda que as incertezas da vida não aparecem por acaso, mas faz parte da vida e do seu amadurecimento: “Foi bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus caminhos…” (Salmos 119:7)

 

Pensamentos ansiosos

“Não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6.34)

Os pensamentos ansiosos vêm de maneira sorrateira, trazendo lembranças desagradáveis e despertando preocupações futuras. A partir daí, vem o sofrimento e angústia. Quando alguém bebe bebida alcoólica, por exemplo, tem dificuldade para raciocinar na solução de problemas. A substâncias que está no corpo altera a percepção de julgamento, que dificulta a concentração, impedindo de agir de forma produtiva e eficiente. Assim também são as nossas emoções, quando estamos emocionalmente abalados, muito ansiosos e intensa preocupação libera carga de hormônios no nosso corpo. Essas substâncias comprometem o raciocínio e a visão da realidade. Em muitos desses casos, levando a tomar conclusões errada a respeito do que está passando, muitos acabam cometendo o suicídio.

A.      Na realidade, a nossa mente foi programada para pensar sempre no futuro e no passado, porque a sobrevivência humana depende muito do aprendizado (passado) e planejamento (futuro). O problema é quando focamos excessivamente no futuro e deixamos de prestar atenção no presente. É por isso que você precisa, mais do que nunca, aprender a desfrutar o presente. Caso contrário você pode sofrer as consequências da crise de ansiedade.

B.      Por exemplo, quando você coloca alarme em seu carro tem como objetivo disparar o alarme quando se aproxima um ladrão, porém, pelo fato do alarme ser muito sensível e desregulado, qualquer pessoa que se aproxima do seu carro o alarme dispara. Com o tempo, isso torna irritante e insuportável. A ansiedade patológica e generalizada pode ser definida da mesma maneira, quando a sua ansiedade ataca por qualquer motivo é necessário buscar um tratamento para “regular” essa ansiedade.

C.      Agora se você decidir apenas tomar medicamentos isso irá apenas baixar o “volume” do seu alarme, ou seja, não vai regular de maneira eficaz. Na verdade, para obter um tratamento eficaz da ansiedade é quanto você decide buscar um tratamento que cure as três áreas da sua vida: sintomas físicos, mental e comportamental. (T.C.C)

CONCLUSÃO

Quanto mais você se torna consciente do seu presente e grato por aquilo que já conquistou hoje, mais você treina e reprograma o seu cérebro para se manter no agora e consequentemente se livra de dor, sofrimento e ansiedade, além de se tornar mais calmo e feliz. 

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais. 

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário