DESCOBRINDO O NOSSO VALOR EM CRISTO

“A beleza de vocês não deve estar no exterior, mas no interior, isso que é de grande valor para Deus…” (1Pedro 3.3-4)

Havia um pai que estava muito orgulhoso do seu filho, que tinha acabado de se formar na faculdade. Para agradar o seu filho, ele deu de presente um carro antigo que estava na sua garagem. Mas antes de entregar o carro, ele pediu para o filho levar ao estacionamento de carros usados, que ficava no centro da cidade, para vende-lo. Com o dinheiro, ele poderia comprar o carro mais novo. O filho todo feliz foi ao estacionamento de carros usados, mas voltou triste e disse: Pai! eles ofereceram apenas mil reais, porque estava muito desgastado. O pai sorriu e disse: Meu filho! leva esse carro na loja de penhores, acho que eles vão oferecer um preço melhor. O filho foi na loja de penhores, mas novamente voltou triste e disse: Pai! A loja de penhores ofereceu bem menos, apenas cem reais porque o carro era muito antigo.

Ao perceber que o filho já estava desanimando e triste, o pai resolve dar mais uma tentativa em levar o carro no clube de carros. O filho voltou todo feliz e disse: Pai! algumas pessoas ofereceu mais de 100 mil reais por ele, porque era um Ford Malverik de 1977 v8. Um carro potente e desejado por muitos. O pai olhou bem nos olhos do filho e disse: Filho! O lugar certo irá valorizar na maneira certa!

A.      Quando temos um entendimento claro do nosso valor e soubemos estar do lado de pessoas que reconhece o nosso valor então a vida torna a dar mais sentido, assim como o caso desse jovem que levou seu carro no lugar certo. Até normal sentir insignificante em certos lugares. Uma pessoa pode ser muito bom em um campo de futebol e desastrosa num laboratório de química.

B.      Mesmo porque, o sentimento de insignificância tem mais a ver com o modo como nos sentimos em relação a nós mesmos do que com o nosso verdadeiro valor no meio da sociedade. Por isso que Deus deixou sua palavra para saber quem nós somos n’Ele: “Vocês são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1Pedro 2.9)

C.      Esteja do lado de pessoas que se importa com você, aquelas que reconhece o seu valor, que aprecia suas conquistas, que vibra pelas suas vitórias e que reconhece seu potencial. 

RECONHEÇA SEU VALOR  

Segunda a psicologia social, avaliamos nós mesmo pelo que os outros avalia, observa e enxerga de nós. O ser humano é um ser social e quando uma pessoa não consegue se adaptar e adequar ao convívio social a tendência é levar a ter uma vida deprimida e infeliz. Às vezes, uma crítica nos leva a sentir os piores seres do mundo, nos levando a esconder o sorriso pelo resto da vida. O preconceito pode produzir complexo de inferioridade, baixa autoestima e pode, também, inibir o seu potencial, porque a maioria das nossas escolhas da vida se baseia na influência dos outros. As pessoas descrevem, interpretam e colocam o seu valor na sociedade, agora, só depende de você se posicionar diante dessas afirmações ao seu respeito. 

A.      Aprenda que se você não sabe a sua verdadeira identidade, outras pessoas farão de você qualquer coisa. Quem determina a maneira de agir em meio a sociedade é você mesmo. O seu valor não está naquilo que você faz para Deus, mas aquilo que você é para Deus. Todos nós temos limitação e defeitos, mas não significa que não temos valor.

B.      A sociedade valoriza o exterior e aparência, Deus valoriza o coração, aquilo que você é. Deus enxerga em você o que os outro não enxerga.  Então para de pensar os que os outros pensam e tente pensar o que Deus pensa ao seu respeito. Somos a coroa da criação de Deus, a expressão máxima da sua criação. Somos obra prima das suas mãos. Uma herança incomparável.

C.      Somos a “menina dos olhos” de Deus. Um cuidado exclusivo e especial. Uma riqueza incomparável. Um troféu da sua graça: “Ele verá o fruto do trabalho da obra na cruz, e ficará satisfeito…”  (Isaias 53.11; Genesis 1.26; Efésios 2.10; Zacarias 2.8) Livre-se do lixo mental que lhe prende, achando que não tem valor. Deixe Deus te ensinar quem você é nele e aquilo que você pode fazer para ele.

 

CONCLUSÃO

Não confunda Humildade com completo de inferioridade. Não avalie por aquilo que as pessoas avaliam de você. Saiba que na vida temos três escolhas: entre o que as pessoas pensam de você, o que você pensa de você é o que Deus pensa de você. Qual é a sua escolha?

LEIA MAIS…

UMA VIDA COM PROPOSITO

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

 

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

Deixe o seu comentário