HISTÓRIA DE ESTER: DESTINO PROFÉTICO

 “Se você ficar calada numa ocasião como esta, Deus vai livrar os judeus de algum outro modo”(Ester 4.14) 

INTRODUÇÃO: A rainha Ester foi mudada da noite para o dia. De uma simples menina judia se tornou a rainha da Pérsia. Uma mulher influente, poderosa e bonita. A fama, o poder e a riqueza estava em suas mãos. Passando alguns anos, Mardoqueu, primo de Ester, não aceitou prestar reverência a Hamã, que era oficial da corte do rei Assuero. Hamã na sua indignação e fúria, decidiu não se livrar apenas de Mardoqueu, mas de todo o povo judeu. Ele conseguiu convencer e persuadir o rei Assuero assinar um decreto autorizando o massacre de todos os judeus que moravam no império persa.  Quando Mardoqueu e todos judeus souberam do decreto, eles rasgaram suas vestes e se vestiram de pano de saco e de cinzas, demonstrando publicamente sua tristeza. Também, fez com que a rainha Ester ficasse sabendo do que estava ocorrendo e mostrou o propósito e o destino profético pela qual ela teria.

DESTINO PROFÉTICO

O conselho de Mardoqueu a Ester era, literalmente dizendo: “se falhar no plano de salvar o povo judeu, Deus vai levantar outra forma de cumprir seus proposito,” ou seja, Deus vai usar uma outra forma de substituir a falha de Ester.  Longo, entendemos que a nossa história foi desenhada por Deus, e somos a única pessoa que pode apaga-lo com as nossas decisões. Dessa forma, compreendemos que Deus planejou um destino para nossas vidas, mas as nossas escolhas podem comprometer os planos de Deus.

      Deus já estabeleceu um plano e um proposito antes de você existir: “Antes mesmo de te formar no ventre materno, Eu te escolhi e separei e te designei para a missão de profeta para as nações! ” (Jeremias 1.5; Gálatas 1.15; Salmos 139. 13). Entretanto, o destino não é um “determinismo absoluto”. O destino pode ser alterado com a nossa negligencia e irresponsabilidade de não cumprir (Lucas 12.47). Além disso, a nossa ignorância pode atrapalhar outros que querem cumprir, ou seja, para que outras pessoas possam cumpri seu destino, às vezes, nós precisamos cumprir a nossa. 

     Assim como caso de Ester, se não cumprisse sua missão, Mardoqueu não tornaria a segunda autoridade depois do rei Assuero (Ester 10.3) Cada decisão e cada renúncia que você toma na vida é uma semente para o seu destino. Elas que irão determinar a sua colheita. Então tome cuidado com suas escolhas. A vida está correndo, temos que fazer a vida valer a pena.

   Apesar do plano determinado por Deus, temos o poder de escolha que pode comprometer o plano que Deus traçou em nossa vida. A grande verdade é que tomamos decisões o tempo todo, e nem sempre nos damos conta disso e criamos meios para justificativas as nossas frustrações e fracassos. Tudo o que vivemos e conquistamos é decorrente de nossas escolhas. Isso mostra que toda escolha cria uma nova possibilidade de alterar completamente o rumo da nossa vida. Nosso destino é fruto de nossas decisões diárias, lembre-se disto.

    Antes de tomar qualquer decisão na sua vida avalie se realmente é a direção de Deus. As escolhas que você faz hoje podem não ter um impacto visível neste momento, mas no futuro pode mudar aspecto da sua vida, isto se não mudar sua vida completamente.

 

A Essência de Ester

“Por meio de nós manifestamos a fragrância do seu conhecimento, porque para Deus somos o bom perfume de Cristo.”  (2 Coríntios 2:14,15)

Na vida sempre seremos influenciados, cobrados e pressionados na sociedade. A sociedade impõe como devemos se, agir e fazer. Para agradar a todos, usamos artimanhas para adaptar e ser aceito, vivendo uma vida de aparência para satisfazer as demandas da sociedade, criando uma máscara para esconder quem de fato não somos. Com o tempo, a naturalidade do interior vai sendo corrompido aos poucos e a pureza do caráter vai sendo consumido pela ignorância. Com isso, vive uma vida aprisionada, perdendo sua essência, seus valores, seus princípios, sua identidade, porque sem a sua essência o perfume da sua vida não terá cheiro, não terá gosto e nem terá sabor.

A.      Assim como caso da rainha Ester que, apesar do seu alto nível de realeza e gloria, continuou o que ela era, não perdeu sua essência, seus ideais, seus valores. Apesar da beleza exterior, ela não perdeu sua beleza interior. Ela não ignorou a situação do seu povo, e nem esqueceu do seu primo Mardoqueu. Manteve uma posição de serva, mesmo tendo uma posição de rainha. Além das boas influencias do seu primo Mardoqueu que, ajudou a engrandeceu sua beleza interior e seu futuro.

B.      Por esse motivo, preserve a sua essência, seu propósito, seus ideais. Seja você mesmo em qualquer circunstância. Mantenha firme nas suas convicções. A sua essência é o que importa para Deus, é o que será valorizado pelas pessoas que te seguem. Não se importe com às críticas, pelo contrário, absorve para o seu próprio bem. Pode até mudar de opinião, mas não deve mudar seus princípios, pode até mudar suas atitudes, mas não mude suas raízes.

C.   Não a perca a sua essência, pois será isso que lhe diferenciará dos demais. Assim como Paulo exorta Timóteo a conservar valores, manter princípios, permanecer naquilo que aprendeu: “Quanto a você, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem te ensinou…” (2Timóteo 3:14; Eclesiastes 9.8)

 

CONCLUSÃO

Que a fragrância da sua adoração a Deus seja original! Que sua autenticidade na igreja e fora dela possa exalar o cheiro agradável a Deus, numa adoração genuína e verdadeira. Mesmo que isto custe alguns desafios a serem superados.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário