A FÉ DE ABRAÃO E SUA HISTÓRIA

“Abraão não desanimou na fé, mas creu que Deus era poderoso para fazer…” (Romanos 4.20).

INTRODUÇÃO: Quando falamos sobre fé, não tem como deixar de falar de Abraão. Um homem que deixou um rastro, um exemplo, um trilho a ser seguido e imitado. E, mais interessante, que “saiu da sua casa sem saber para onde iria…” (Hebreus 11.8). Deus não disse nada a respeito da terra que tinha em mente, só falaria do decorrer do caminho. Ele teve que deixar para trás sua terra natal, seus parentes, sua casa, seu conforto.  Finalmente, depois de percorrer mais de 900 quilômetros até Harã, Deus revela as primeiras revelações do seu propósito (Gênesis 12.3) Assim, fortalecido pela promessa, Abraão continuou sua viagem rumo ao desconhecido.

A.      Com certeza, Abraão ainda enfrentaria muitos desafios e dificuldade por causa da sua fé, porque em Harã seu pai Terá morre. Em Canaã, Abraão teve que ir para o Egito por causa da fome. Depois de alguns anos, seu sobrinho Ló e levado como cativo pelos inimigos. 

B.      A trajetória de Abraão nos ensina que obedecer a Deus não garante que não enfrentaremos dificuldades, mas nos garantirá seu cuidado, proteção e livramento. À medida que os anos passavam, Abraão se destacava cada vez mais pela sua fé. O apóstolo Paulo foi mais tarde inspirado a chamá-lo de o “pai de todos os  que têm fé”. (Romanos 4.11)

C.      A cada renúncia e cada passo, Deus foi se revelando a Abraão. A placas de transito, por exemplo, para cada trecho do caminho tem uma placa indicando a direção. Se tiver todas as placas de sinalização em um só lugar você poderia ficar todo confuso, perdido e desorientado no trajeto do caminho. Com Deus é a mesma coisa, ele vai revelando aos poucos. Um passo de cada vez. A cada renúncia e cada desafio ele vai liberando uma “placa” do seu chamado, do seu destino.

D.     Caso encontremos espinho no caminho, ou chegue no limite, acima do perigo, saiba que Ele estará com você, assim como salmista Davi afirma que não vai faltar força, coragem nessa caminhada, pelo fato da presença de Deus estar ao seu lado: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, eu sei que tu estará comigo…” (Salmos 23.4)

E.      Apenas saia do seu ambiente de conforto para que Deus revele as novas revelações para sua vida. Será que você está disposto a sair da sua zona de conforto, do seu tempo, ou até mesmo da sua própria vida em obediência ao seu chamado?

 

Fora da tenda

“Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las, assim será a sua descendência” (Gênesis 15:5) 

No contexto, Deus propõe uma palavra de encorajamento e uma promessa a Abraão. Na conversa, Abraão estava preso a sua própria limitações e inseguranças. Deus o convida a sair de dentro da tenda e ampliar sua visão espiritual.  Deus estava dizendo, literalmente, sair da visão humana. Abraão precisou sair da tenda para tirar os olhos da suas próprias limitações e impossibilidades. Com os olhos focado para as estrelas, Abraão poderia enxergar o futuro e a resposta. O próprio Deus estava ensinando a provocar a fé, olhando com uma nova ótica.  Enxergar além da sua imaginação. Enxergar a realidade espiritual. Enxergar o que os outros não enxergava.

A.      De fato, a fé tem uma visão e não é uma convicção ou exercício mental, mas uma convicção por trás de uma revelação dada por Deus.  Pelo fato de Abraão ter rendido e abraçado essas promessas tornou um exemplo para ser imitado (Romanos 4:18). A partir do momento que você decidir sair da tenda, da zona de conforto, do convencional, do comum, do normal – irão te chamar de louco. Toda a vez que Deus te inspirar para fazer algo de novo e diferente, as pessoas vão critica-lo. Não vão entender a sua visão.

B.      Para concluir, aprenda que os planos espirituais já estão providenciados, entretanto, Satanás faz que você fique contente com o pouco, levando a ter uma vida limitada e insignificante. Aliás, a fé e a dúvida vêm pelo ouvir, o que determina a sua confiança é a capacidade de filtrar o que ouve: “Acolhei a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los…” (Tiago 1.21)

C.      Essa palavra “Acolhei” tem o sentido de abraçar, sujeitar, algo voluntário, deixar mover. Tem a ideia de deixar as ondas do mar te levar sem se debater. Há uma dimensão maior de resultado que a gente não entramos por falta de uma dimensão de rendição. (Veja volume 4, pag. 23) 

D.     Encare a sua realidade! Não olhe as limitações imposta pelas circunstâncias, porque pode fazer desanimar, desistir e fazer parar. Use a sua realidade para seu benefício. Deus quer nos levar acreditar no incrível e no extraordinário. Nos levar a enxergar coisas invisível. O próprio Deus o convidando a sair da sua tenda da impossibilidade e inseguranças.


Verbalizar a promessa

” Comeremos os frutos das palavras que semeamos… quem sabe usa-la receberá os seus benefícios” (Provérbios 18. 20)

Deus troca o nome de “Abrão” para “Abraão” que significa pai de multidão. A intenção do propósito de Deus era que Abraão verbalizasse para as pessoas a revelação que recebeu, mesmo não tendo filhos. Dessa maneira, entendemos que, a palavra entra no coração para produzir fé, mas precisa transbordar através dos lábios, isto é, a fé precisa ser verbalizada. Até mesmo para possuir a salvação é necessário, primeiro a confissão: “com tua boca confessares que Jesus é o teu Senhor. E o teu coração credes que Deus o ressuscitou, então serás salvo…” (Romanos 10.8).

A.      De fato, a sua boca exerce uma grande influência na sua fé, isto é, as suas declarações da sua boca podem expandir ou limitar a sua fé. Ela tem a função de comunicar no mundo de Deus e atravessar esse portal natural e buscar a realidade no reino espiritual, em transportar a materialização da promessa.  

B.      Na verdade, a fé bíblica é uma consequência de uma revelação recebida por Deus, ou seja, verbalizamos debaixo de uma revelação. Tome muito cuidado com aquilo que você declara, porque os efeitos de nossas palavras podem ser devastadores ou um efeito transformador para quem ouve: “Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura.”  (Provérbios 12:18) 

C.      A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que a fé é poderosa para tratamentos de doenças. A fé influencia na saúde física, mental e biológica de uma pessoa. A crença pode diminuir os riscos de diabetes, doenças cardiovasculares, respiratórias, infartos, insuficiência renal e acidente vascular cerebral.1

D.     Na Bíblia, a palavra “fé” transmite a ideia de confiança absoluta em suas promessas. Um ato de entrega e confiança sem nenhuma comprovação em troca. Uma fé que resulta em comprometimento. Uma convicção intensa e persistente naquilo que Deus falou ao seu respeito. Um excesso de confiança depositado em Deus.

 

CONCLUSÃO

Fé é acreditar em coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem, independentemente daquilo que vemos, ou ouvimos” (Hebreus 11.1) 

A fé é obedecer a vontade de Deus, mesmo sem provas imediatas, das escolhas feitas e dos rumos que segue em sua vida. Apenas segue o caminho como Abraão fez: “saiu da sua terra sem saber para onde iria…” A descrença é uma das maiores fraquezas que podemos ter, pois ela fecha as portas do milagre, das promessas e do agir de Deus.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

2 Comentários

Deixe o seu comentário