AS FLECHAS DO REI JEOÁS

“Porque não feriu a terra cinco ou seis vezes? Porém agora só três vezes ferirás os Sírios.” (2 Reis 13:19)

INTRODUÇÃO: Segundo a narrativa bíblica, Eliseu estava muito doente e, provavelmente, uma doença incurável.  Naquela época, os assírios haviam castigada o povo de Israel. Muitas cidades já haviam sido tomadas e destruídas. Então o rei Jeoás, o décimo terceiro rei de Israel, foi até Eliseu para pedir ajuda e chorou aos seus pés. E, de imediato, Eliseu mandou Jeoás pegar um arco e flechas e mandou o rei abrir a janela e lançar em direção ao oriente. Aquelas flechas representava o livramento contra os Sírios. Depois, Eliseu mandou que Jeoás ferisse a terra com as flechas. Ele o fez apenas três vezes. Quando Eliseu viu que Jeoás ferir a terra apenas três vezes, ficou indignado. O rei Jeoás não estabeleceu alvos ousados. Por isso, ao invés de exterminar seus inimigos por completo, apenas irá  enfraquecer os inimigos apenas três vezes.

A.      A falha não está em Deus, mas está em nós. Os resultados sempre serão proporcionais ao nosso esforço. Suas conquistas dependeram de quantas vezes você desejar ferir a terra. Muitas vezes Deus nos dá pequenas oportunidade, e por ser pequenas, limitamos o nosso esforço, energia e nossa expectativa em dar o nosso melhor.

B.      Nada começa grande, tudo sempre tem seus pequenos começos. Toda árvore, por maior que seja o seu tamanho começou com uma pequena semente. Os pequenos começos, geralmente, não são nada fáceis.  Mas somente a fé em Deus será capaz de gerar a convicção de que, nessas pequenas oportunidades, haverá grandes conquistas, assim como o milagre da multiplicação dos cinco pães e dois peixinhos (Mateus 14.21).

C.      Talvez não estamos vivendo grande conquistas, porque tem desprezado os pequenos começos e ignorado os pequenos sinais que Deus tem dado: “Não desprezem as pequenas coisas porque os olhos do Senhor se alegram vendo o trabalho começar…” (Zacarias 4:10 bíblia Viva)

 

Pequenos começos

“Não desprezem os pequenos começos, pois terá grande alegria.” (Zacarias 4:10 tradução NTLH)

No capítulo quatro, o profeta Zacarias estava começando uma grande reforma no Templo de Deus. Não era suntuoso e belo como de Salomão, mas era um templo simples. Quando viram a simplicidade do Templo, muitos judeus desanimaram e desprezaram em continuar nessa reconstrução. Não ficaram empolgados em iniciar esse grande projeto. Mas saiba que a palavra nos recomenda a sermos fiéis no pouco, pois no muito Deus nos colocará (Mateus 25.21; Lucas 16.10). Assim quando o servo de Elias relatou que viu apenas uma “pequena nuvem”.

A.      profeta Elias não tivesse a visão de Deus, com certeza descartaria o relato do seu servo. Pela lógica, uma nuvem pequena não poderia representar uma mudança climática.  Porém Elias enxergava uma grande e abundante chuva.

B.      Quando queremos algo de verdade a gente dá um jeito. Somente a determinação, um bom planejamento e a fé no Senhor que foi capaz de gerar a convicção de que, nos primeiros pequenos começos, que me tornaria um escritor. Precisamos aprender, como disse Salomão que “O fim das coisas é melhor do que o seu início, e o paciente é melhor que o orgulhoso”. (Eclesiastes 7:8)

C.      Quando sabemos valorizar os pequenos passos e sermos agradecidos por aquilo que recebemos de Deus é que nos abrirá novas portas, novos desafios e novas oportunidades. Então não tenha vergonha de começar pequeno, mas sonhe grande.

 

CONCLUSÃO

Nesse dia o Senhor está colocando flechas em suas mãos. Deus almeja que usemos todas as flechas, para exterminar por completo os inimigos. Use todas as flechas! Use as flechas da oração, estudo da palavra de Deus, vigilância, pratica do amor, jejum, perdão, prudência, esforço, fé. Quais as flechas que Deus entregou em suas mãos? 

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

3 Comentários

  1. 20bet disse:

    Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you.

  2. Aw, this was a really good post. Taking a few minutes and actual effort to make a really good article… but what can I say… I put things off a whole lot and never manage to get anything done.

Deixe o seu comentário