HISTÓRIA DE ZAQUEL O PUBLICANO

Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”. Lucas 19:5

Introdução: A história de Zaquel é bem conhecida e amada por todos, que traz uma compreensão profunda para quem deseja se aproximar e ter um encontro com Deus. Essa história é uns dos exemplos bíblicos mais belos da revelação do amor de Deus para o pecador. Sem dúvida, é uns dos melhores modelos que aborda sobre a salvação e a conversão genuína.

A.  A cidade de Jericó era importante rota comercial, tornando uma cidade rica e luxuosa, onde possuía uma vasta área verde com plantações de videiras, figueiras, tamareiras e palmeiras. Havia belos jardins espalhado pela cidade, que tornava um local perfeito para o turismo.

B. Durante a domínio do império Romano, havia vários publicanos que eram responsáveis pela cobrança e arrecadação de taxas, tributos e impostos. Aquilo que era cobrado era transferido e revertido para melhoria da cidade, porém o dinheiro era coletado e desviado para os cofres públicos de Roma, tornado um império mais poderoso. Caso um judeu não pagasse os impostos, poderia sofrer serias punições por parte dos publicanos

C.    Muitos publicanos cobravam impostos elevados, praticando extorsão de maneira ilícita. Eram considerados traidores e ladrões, por esse motivo que os publicanos era uma das classes mais odiada pelos judeus. Os judeus não podiam fazer nada, pois os publicanos eram protegidos pelo exército Romano. Havia conflitos constante entre aqueles que não se conformava com os impostos e o domínio Romano.

 

1.    Quem era Zaquel?

Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. Lucas 19:1,2

Como foi dito, a Bíblia fala algumas características de Zaquel ao afirmar que era rico e chefe dos publicanos. Ele tinha sob sua supervisão alguns coletores responsáveis por arrecadar os impostos indiretos para o governo romano. Isso significa que Zaqueu era um homem de autoridade e influente na sociedade, porém era mal vista pelos judeus pelo fato de se aliar a Roma. Aquele que servia a Roma era considerado traidor e ladrão.

Posso até imaginar Zaquel escoltado por soldados Romanos para não ser agredido ou morto pelos judeus. Um homem que se corrompeu, pensou na riqueza e no luxo. Aliou-se a Roma tornando-se um publicano. Uma vida mergulhada na corrupção e na ganancia.  Ele não tinha nenhum peso na consciência em extorquir ou roubar uma família pobre e deixar passar fome. Apesar da sua riqueza, ele percebeu que existe um vazio no seu coração e na sua alma que o dinheiro não poderia suprir. Uma angustia e um vazio na alma que o dinheiro que não conseguia preencher. Um homem rico, mas pobre na alma.

Quando ele ficou sabendo que Jesus estava passando por sua cidade, ele procurou vê-lo a qualquer custo, mas limitação física impedia de ver Jesus. Acredito que enfrentava sérios problemas emocionais causado pelos traumas e complexo de inferioridade em decorrência as brincadeiras preconceituosas pela sua deficiência. Apesar da sua condição física, ele não vitimizou pela sua estatura e foi ao encontro do mestre

A.      Multidão – Ao passar por Jericó, uma multidão acompanha Jesus. Enquanto a maior parte da multidão seguia a Jesus apenas para suprir suas próprias necessidades ou pela curiosidade de ver mais um milagre, o publicano Zaquel vai encontro de Jesus com uma única razão em conhecer Jesus. Uma motivação e um desejo de conhecer a pessoa de Cristo e não apenas por aquilo que ele oferece. Mesmo porque, o publicano Zaquel não estava em crise financeira ou alguém doente em sua casa, mas estava com o único desejo de conhecer Jesus

B.      Figueira brava – Ao perceber que a multidão impedia de ver Jesus, ele toma uma atitude admirável e inteligente em subir em uma figueira. Era uma arvore frondosa, com tronco curto, robusta e galhos baixos que possibilitava subir com facilidade. Ele teve a percepção de usar o que tinha a sua disposição em ver Jesus em um lugar mais elevado. Isso nos ensina que por vezes, para superarmos dificuldades, é necessário empreender um certo esforço da nossa parte: “Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá…” (Oséias 6.3).

C.      Apesar de ser um caminho mais difícil, ele não se importou. As dificuldades e as barreiras não tornou motivos ou justificativas para não ver Jesus. Posso imaginar o coração de Zaquel disparando ao ver Jesus se aproximando. Ele tinha um anseio e uma aspiração por conhecer de fato quem era Jesus.

 

2.    Zaquel, desça depressa!

Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”. Lucas 19:5

É interessante notar que Zaqueu fica surpreso pelo fato da iniciativa em visitar sua casa ter partido do próprio Jesus, e não dele. Isso significa que Zaqueu desejava vê-lo, mas era Jesus quem estava buscando por ele. Apesar da murmuração dos fariseus, Jesus mais uma vez estendeu sua graça e sua misericórdia na vida de Zaquel. O próprio Jesus quebra o paradigma e decide fazer uma visita na casa de um pecador, mostrando ao mundo que Deus não faz acepção de pessoa. O publicano Zaquel era rejeitado pela multidão, mas acolhido e amado por Deus. Isso mostra que não há homem irrecuperável diante do salvador e não há caso perdido pela sua graça: “Onde abundou o pecado superabundou a graça…” (Romanos 5.20)

A.      Chama pelo nome – Ao parar em baixo da figueira, Jesus chama Zaquel pelo nome, na qual não fazia sentido para um homem que tinha fama de enganador e traidor e ter um nome que significava “Aquele que é justo, puro.” Na verdade, Jesus estava resgatando a origem daquilo que Zaquel era no início. O próprio Jesus queria trazer de volta para sua verdadeira identidade e para o proposito a qual foi chamado. Saiba que aquilo que você faz ou deixou de fazer não vai definir aquilo que você é aos olhos de Deus.

B.      Desceu depressa  – Para Zaquel ter um encontro com Jesus ele teve que descer. Ele teria que destronar dinheiro do coração e despojar do seu próprio orgulho. Assim também se queremos ter um profundo relacionamento com Deus temos que descer dos nossos próprios argumentos, da nossa religiosidade, nossos próprios pecados e vícios em arrependimento e deixar Jesus mexer nas areias mais vulnerável e frágeis da sua vida

C.      Pousar em sua casa – Na verdade, Jesus queria ter acesso a intimidade e um relacionamento pessoal com Zaquel para manifestar o propósito de Deus. Aliás, a salvação não é apenas cumprir regras e dogmas, mas um relacionamento pessoal com Cristo. Quando temos relacionamento pessoal com Deus, as nossas orações são sinceras e nossas atitudes são genuínas. A busca por conhece-Lo constantemente será notória e a leitura da sua palavra será diária. A submissão a sua vontade será prioridade e pregação do evangelho sempre será frequente.

 

3.    A conversão de Zaquel

Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”. Lucas 19:8

     Após Jesus entrar em sua casa, ele teve uma atitude linda e admirável em receber Jesus com alegria. Um coração aberto por mudança. Observe que Jesus não deu         nenhum sermão ou correção para Zaquel se arrepender, apenas o amor e a presença de Jesus em sua casa foi o suficiente para constrange-lo de tal forma que motivou de maneira voluntaria e espontânea em mudar de atitude.

B.      Uma prova da conversão foi corrigir seu passado e ter uma mudança de postura e caráter. A devolução de quatro vezes o valor defraudado, está em conformidade com a lei que previa esta restituição:  “Se alguém roubar um boi ou uma ovelha e abatê-lo ou vendê-lo, terá que restituir cinco bois pelo boi e quatro ovelhas pela ovelha…” (Êxodo 22.1)

C.      Saiba que Deus sempre estará disposto a nos perdoar, mas Deus espera que o arrependimento seja externalizado através das atitudes. Ele espera uma mudança tanto na relação com Deus, como também com a sociedade em sua volta. Um arrependimento genuíno e verdadeiro através de uma transformação radical pelo evangelho.

 

CONCLUSÃO

 Jesus lhe disse: “Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”. Lucas 19:9,10

A história de Zaqueu termina com a confirmação por parte do próprio Jesus: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” (Lucas 19:10). Jesus buscou, encontrou e salvou Zaqueu. O Bom Pastor havia encontrado uma de suas ovelhas perdidas (Lucas 15:1-7). Claro, não houve cura física, mas houve uma cura na alma de um pecador por sede de arrependimento. Fica a lição de reflexão, da necessidade de arrependimento diário em nossas vidas. Uma postura de melhorar a nossa conduta moral diante da família, no trabalho, na escola, na igreja e em qualquer ambiente social que estivermos. 

A salvação é para hoje, porque não há garantia se deixar para manhã. A manhã pode ser tarde demais. Quem sabe é sua última oportunidade, pois seu maior prazer é te salvar. Saiba que sempre haverá uma oportunidade para se aproximar de Deus, sempre haverá uma porta aberta para quem o deseja busca-Lo. Porque seu amor e esplendido e inexplicável em te buscar. Saiba que o diabo promete prazer e paga com a culpa. Ele promete liberdade e paga com escravidão. Ele promete vida e paga com a morte.

LEIA MAIS…

ARREPENDIMENTO GENUINO

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

  1. Your style is so unique in comparison to other folks I’ve read stuff from. Many thanks for posting when you’ve got the opportunity, Guess I’ll just book mark this web site.

Deixe o seu comentário