O VICIO NAS REDES SOCIAS

“Os anos de nossa vida chegam a setenta, entretanto, são anos difíceis, pois a vida passa depressa, e nós voamos…” (Salmos 90.10)

Quem nunca disse uma vez na vida: “Como essa semana passou rápido? Pois é, os dias parecem estar mais curto e acelerado do que imaginamos. Essa sensação de que os dias estão passando muito rápido tem muito a ver com o nosso contexto e estilo de vida. O nosso cérebro é tão sofisticado que grava apenas aquilo que é importante, ou seja, se a semana não foi significante o seu cérebro irá apagar da sua memória, por esse motivo que dá uma sensação que a semana passou tão rápido. De fato, a nossa mente precisa descartar aquilo que é desnecessário para focar naquilo que é necessário, isso ajuda a ter um bom desempenho no nosso cérebro, ou seja, esquecer é tão importante o quanto lembrar. Nosso cérebro precisa apaga uma serie imensa de informações do dia-a-dia aquilo que não tem relevância.

A.      Na verdade, atenção é tudo aquilo que colocamos a nossa energia e nosso tempo. Se dedicarmos a maior parte do nosso tempo nas redes sociais é isso que a memória vai considerar importante. O problema que a nossa memória fica sobrecarregada, levando ao nível de ansiedade e estresse elevado.

B.      A nossa memória está intimamente ligada as emoções. Se estamos bem, podemos nos concentrar melhor, o que influencia na retenção da informação. Mesmo porque, a ansiedade não apenas dificulta a concentração, como também interfere no próprio processo de receber e registrar as informações. Tem a capacidade de encolher e atrofiar a parte hipocampo do cérebro, região relacionado a memória, dificultando a capacidade de absorver as experiências do dia-a-dia, não é por acaso que Jesus aconselha não andarmos ansiosos (Mateus 6.34).

C.      Atualmente, estamos vivendo uma epidemia de esquecimento. Uma crise de atenção que tem afetado a maior parte das pessoas. Quando aparece uma notificação de mensagem no celular, ficamos ansiosos para responder. Como tempo, tornamos viciados no mundo virtual e esquecemos do mundo real.

D.     Quando nos desconectamos das redes sociais conseguimos apreciar e aprofundar mais naquilo que é importante. A nossa produtividade aumenta e trabalhamos de maneira mais focada. Então, quanto mais distante você ficar do seu celular, será melhor para a sua saúde e para sua vida com Deus.

O VICIO NAS REDES E OS DETALHES DA VIDA

“Quando os dias forem bons, aproveite bem, mas quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro…” (Eclesiastes 7.14)

Em 2015, não esqueço da minha primeira viagem de avião com meus amigos para Vitória no município do Espirito Santo. Por sorte peguei assento bem na janela, onde não tirava os olhos das lindas paisagem das nuvens e das montanhas. As partes mais empolgantes com certeza são a decolagem e o pouso. A velocidade que o avião pega para sair do chão na decolagem é grande, assim como é forte a freada do pouso na pista, dando uma adrenalina no início.  Depois que voltei de minha viagem, tive muitas novidades para contar para minha família sobre minha experiência de andar de avião. Atitude dos meus amigos foram bem diferente, como meus amigos já estavam acostumados em andar de avião, eles nem ligava para as paisagens, alguns estavam até dormindo e outros estava ouvindo música no celular.

A.      Essa atitude dos meus amigos de não aproveitar os detalhes da viagem me trouxe uma grande reflexão para minha vida. Quando acostumamos com aquilo que fazemos todos os dias, podemos perder detalhes daquilo que nos faz sorrir e sermos felizes.

B.      Quando Salomão aconselha aproveitar os dias bom e considerar os dias ruins é aproveitar cada um dos momentos da sua vida com cautela e equilíbrio. Basicamente, é parar um pouco de pensar no futuro e pensar mais no presente. É viver cada segundo de forma única e intensa. Por exemplo, ao almoçar com sua família, desligue o celular e a televisão por alguns instantes e tente apreciar o sabor da comida e preste atenção aos que estão assentados na mesa.

C.      Para alguns, isso pode parecer insignificante, mas é justamente o contrário. Ao olhar para os detalhes que a vida nos proporciona a gratidão será mais notório em seus lábios e a tristeza será menos imperceptível em seu rosto e as críticas será menos frequente. Uma das melhores coisas que podemos fazer é parar por alguns minutos e observar aquilo que Deus já nos proporcionou de bom e deixar um pouco aquilo que Deus falta fazer. Então, tenha um tempo para apreciar cada segundo daquilo que Deus já fez em sua vida.

CONCLUSÃO

Saiba que só temos uma vida, então, aproveite o máximo que você puder para ser feliz, saboreando e aproveitando cada lembrança e cada momento com seus filhos, com cônjuge e com sua relação com Deus.

LEIA MAIS…

VALOR DA VIDA E SUA FRAGILIDADE

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

  1. Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

Deixe o seu comentário