PATERNIDADE DE DEUS

“todos os que são guiados por Deus são filhos. E receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai” (Romanos 8.15)

INTRODUÇÃO: No ministério de Jesus, vemos a revelação do Pai por meio do seu exemplo e por meio dos seus ensinos, na qual todas as mensagens de Jesus buscavam revelar a humanidade da figura de Deus pai. Por causa de sua estreita relação com Deus, Jesus revelou as qualidades do Pai com mais detalhes do que qualquer outra pessoa poderia revelar. Assim, quando o apóstolo Filipe pediu a Jesus: “Mostra-nos o Pai”, Jesus disse: “Quem vê a mim, tem visto também o Pai.” (João 14:8, 9). Mesmo porque, Jesus tinha esse proposito restaurar e remover tudo aquilo que impedia de ter acesso a Deus pai. Todos sabemos que uma figura paterna é decisiva para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social de uma criança. Aliás, a identidade é construída e firmada através da figura paterna.

A.  No Brasil, por exemplo, a palavra “pai” parece um pouco vazia e enfraquecida, principalmente nas comunidades carentes, onde estão repletos de crianças sendo sustentado pela mãe, onde o pai rejeitou e abandonou. Para muitos, a palavra Pai é sinônimo de abandono, abuso e tristeza. Quem sabe a experiência da figura paterna na sua infância não foi agradável, mas quero mostrar nosso Deus é um pai que não vai te decepcionar e muito menos abandonar.

B. Saiba que a revelação de paternidade de Deus nos leva ao caminho do pertencimento, ou seja, saber que tem alguém que nos ama e se preocupa conosco. Além disso, a paternidade revela a nossa identidade e nos faz entender que somos filhos e herdeiros do seu reino

C.   O entendimento da paternidade tão extraordinária que deixa mais sensível a sua vontade, mais dependentes da sua direção e mais confiante em suas promessas. Esse processo da identidade é amadurecido e desenvolvido a partir que nos posicionamos como filhos e recebe-Lo: “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome…” (João 1.10-12)

D.  O que comprova a nossa filiação é quando reproduzimos sua natureza e as características do Deus pai perante as pessoas que convivemos. Você tem manifestado a natureza da misericórdia, do perdão, do amor, paciência de Deus na terra? 


2. Caracteristicas da Paternidade

“Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai; nós barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos” (Isaias 64.8)

Em várias passagens das Escrituras vemos um Deus se revelando como pai a Israel.  A paternidade de Deus foi perdida no Éden e rejeitada por Israel, mas reconquistada na cruz e na ressurreição pela Pessoa de Jesus Cristo. Deus é nosso Pai, portanto, não somos mais órfãos. Essa verdade deve motivar nosso compromisso com Deus, pois quando não a reconhecemos como pai, temos deformações no nosso caráter, lacunas em nossas emoções e uma vida sem identidade. Inclusive, a causa da falta da compreensão dessa paternidade tornamos órfãos espirituais. Isso fica evidente que a paternidade é um grande plano divino que deve ser trabalhado em nosso caráter todos os dias. Agora, vamos considerar 4 características principais da paternidade de Deus:

A.      Provisão – “Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês dará coisas boas aos que lhe pedirem (Mateus 7.11). O que podemos destacar é que Jesus faz uma comparação entre Deus e um pai terreno, mostrando que Deus se coloca na posição de nosso Pai em dar o melhor para seus filhos. Então descanse e saiba que Deus tem o melhor preparado para você.

B.      Proteção –  “Sabemos que todo aquele que nascido de Deus o protege, e o maligno não o atinge.” (1João 5.18) A palavra “tocar” aqui é mais que encostar, mas no sentido de não fazer morada. Em outras palavras, o pecado não dominará ou governará nossa vida, pois somos protegidos por Deus. Por exemplo, um passarinho pode até pousar na sua cabeça, mas fazer ninho vai depender do seu posicionamento em Deus.

C.      Direção – “Instruirei e ensinarei o caminho que deves seguir, guiarei com os meus olhos…” (Salmos 32.8) Que sua vida seja orientada, instruída e dirigida por Deus. Em suas escolhas, sejam movidas por sabedoria e discernimento de Deus. Tenha certeza com a direção de Deus só trará benefícios e alegrias para sua vida e seu futuro, mesmo que for necessário corrigi-lo.

D.     Correção – “pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho” (Hebreus 12.6) limite de Deus é apenas dar uma vida prospera, feliz e abundante. Por exemplo, se pular de uma plataforma de dois metros de altura, eu não vou morrer, pois estou no limite que meu corpo pode suportar, agora se pular de um prédio de 5 andares morrerei, porque ultrapassei o limite do meu corpo.


CONCLUSÃO

Uma grande transformação que ocorre em nossa identidade é quando nós permitimos ser tocados pela paternidade de Deus. Saiba que Deus não é um pai ausente ou indiferente com seus problemas, ele se preocupa com cada detalhe da sua vida.

LEIA MAIS…

FILHOS AMADOS

PATERNIDADE ESPIRITUAL

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

4 Comentários

  1. Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

Deixe o seu comentário